Pular navegação

Posso pagar IPVA com cartão de crédito? E outras taxas federais?

Alguns estados permitem o pagamento de IPVA com cartão de crédito. Entenda as regras.

Imagem de uma calculadora branca ao lado de um caderno preto e de etiquetas roxas sobre uma mesa de escritório branca.

Se você tem um carro, já sabe que janeiro é mês de IPVA. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa anual cobrada pelos governos estaduais. Mas como funciona o pagamento? Posso pagar IPVA com cartão de crédito?

Resposta rápida: sim! Os contribuintes que desejam pagar o IPVA com cartão de crédito têm opção disponível na maioria dos estados brasileiros. Mas vale lembrar que, em alguns casos, o pagamento no crédito pode gerar taxas e juros. Entenda como funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=-6bkutMrZ0o

Como pagar IPVA no cartão de crédito?

Existem duas formas de fazer o pagamento de IPVA no cartão de crédito: uma é junto à empresa credenciada pelo seu estado para receber esse tipo de pagamento. A outra é com a sua instituição financeira, caso ela ofereça a opção de pagamento de boletos no cartão de crédito.

Em São Paulo, por exemplo, 11 empresas estão cadastradas na lista de parceiros do Governo do Estado para oferecer essa opção. O mesmo vale para o Parará, que em 2024 tem três empresas credenciadas para a operação.

Após escolher a empresa de sua preferência, você deve criar uma conta, informar os dados do veículo e finalizar o pagamento no cartão de crédito. Para entender as regras e conhecer as empresas disponíveis na sua região, consulte o site do Detran do seu estado.

Caso o seu estado não ofereça essa possibilidade, você ainda pode tentar o método de pagamento de boleto no cartão de crédito da sua instituição financeira. Ao emitir o boleto de pagamento do IPVA no site do Detran, entre no seu app de banco e escaneie o código de barras. 

Depois, clique na opção "Pagar com cartão de crédito" e prossiga normalmente com o pagamento. Mas lembre-se: nem todas as instituições financeiras têm essa opção. 

Como pagar e parcelar boletos com o cartão de crédito do Nubank?

Como parcelar IPVA no cartão de crédito?

Para parcelar o IPVA no cartão de crédito, siga as orientações descritas acima e escolha a opção de parcelamento disponível junto à empresa ou instituição financeira. Caso o parcelamento tenha juros ou multas, os valores estarão descritos para você. 

Como pagar IPVA com a conta do Nubank?

Clientes do Nubank com veículos registrados em São Paulo podem pagar o IPVA diretamente pelo app com a função Contas do Detran. Nesta ferramenta, é possível cadastrar e consultar os débitos do seu veículo de forma prática e rápida. 

Para usá-la, primeiro será necessário cadastrar o veículo no aplicativo. Confira:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique no ícone "Pagar"; 
  • Depois, selecione a opção "Contas do Detran" e utilize a seta roxa para passar as telas informativas; 
  • Em seguida, cadastre a placa do seu veículo;
  • Na próxima tela, digite o código Renavam; 
  • Em seguida, dê um nome para o seu veículo e pronto!

Depois de cadastrado, a opção de pagamento do IPVA já estará disponível. Basta seguir o passo a passo:

  • Na tela inicial do seu app, clique no atalho "Pagar; 
  • Depois, toque em "Contas do Detran";
  • Em seguida, selecione "Consultar débitos do veículo";
  • Na tela seguinte, o aplicativo mostra os débitos em aberto; 
  • Selecione IPVA clicando no sinal de "mais (+)" e, depois, em continuar; 
  • Revise os pagamentos que estão sendo feitos e siga;
  • Selecione a forma de pagamento;
  • Verifique os detalhes do pagamento, coloque sua senha de 4 dígitos e pronto!

Como pagar taxas federais no cartão de crédito?

A opção de pagamento de impostos no cartão de crédito também está disponível para dívidas com a Receita Federal. 

Caso você tenha uma Darf (Documentos de Arrecadação de Receitas Federais) emitida em algum sistema da Receita, como o Portal Regularize e o Simples Nacional, o pagamento pode ser feito no crédito. Mas atenção: a opção só está disponível para débitos de até R$ 15 mil. 

Tanto a emissão do pagamento, quanto o comprovante ficam disponíveis por e-mail e no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCAC).

Leia também:

Como pagar IPVA, licenciamento e multas do Detran pelo app do Nubank?

IPVA 2024: confira o calendário de pagamentos por estado

Quanto custa ter um carro? O que considerar antes de comprar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.