Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital São Paulo libera uso do...

São Paulo libera uso do RG digital

Paulistas que possuem o RG emitido após 2014 podem baixar o aplicativo RG digital gratuitamente. Cédula virtual não substitui a física, mas pode ser usada em diversas situações.

No dia 12 de agosto, a Polícia Civil de São Paulo lançou o aplicativo RG digital SP – que permite que os paulistas tenham uma versão virtual do documento disponível no celular.

O RG é considerado o principal documento de identificação de uma pessoa – e a versão digitalizada não substitui a obrigatoriedade do documento físico. No entanto, segundo a Polícia Civil, o objetivo do RG digital é acelerar o processo de obtenção do novo documento em caso de perdas e ainda ser usado no dia a dia, quando o documento físico não é exigido – se você precisar consultar o seu documento para informar o número em algum cadastro, por exemplo

Como funciona o RG digital?

O RG digital fica armazenado apenas no seu celular. Ou seja, em caso de perda, troca ou roubo do aparelho, é necessário baixar o app novamente e realizar outro cadastro. Vale dizer também, que a versão virtual só funciona em um único dispositivo – quando um novo celular é registrado, as informações do antigo são bloqueadas automaticamente. 

Em situações de roubo ou furto, é importante fazer o boletim de ocorrência. 

O RG digital é válido em todo o Brasil mas não substitui o RG físico. Ou seja, ainda é preciso ter o documento em papel.

Quem pode baixar o RG digital?

Todo paulista que possui o RG físico emitido depois do dia 4 de fevereiro de 2014 – aquele com numeração vermelha e QR Code – pode baixar o aplicativo para ter a versão virtual no celular.

A pessoa também precisa estar registrada no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica – ter as impressões digitais cadastradas na Justiça Eleitoral. Lembrando que isso pode ser feito em cartório ou em postos de atendimento da sua cidade.

Como baixar o app do RG digital

O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOs. Basta fazer assim:

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, baixe o app “RG digital SP”;
  2. Ao abrir o app, clique em “Adicionar RG”;
  3. Escaneie o QR Code do RG físico;
  4. Cadastre seu rosto no reconhecimento facial;
  5. Pronto! A versão digital do seu documento já vai estar disponível.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.34

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post