Pular navegação

São Paulo libera uso do RG digital

Paulistas que possuem o RG emitido após 2014 podem baixar o aplicativo RG digital gratuitamente. Cédula virtual não substitui a física, mas pode ser usada em diversas situações.

RG digital SP: um homem segura o celular na frente do rosto e olha para a tela.

No dia 12 de agosto, a Polícia Civil de São Paulo lançou o aplicativo RG digital SP - que permite que os paulistas tenham uma versão virtual do documento disponível no celular.

O RG é considerado o principal documento de identificação de uma pessoa - e a versão digitalizada não substitui a obrigatoriedade do documento físico. No entanto, segundo a Polícia Civil, o objetivo do RG digital é acelerar o processo de obtenção do novo documento em caso de perdas e ainda ser usado no dia a dia, quando o documento físico não é exigido - se você precisar consultar o seu documento para informar o número em algum cadastro, por exemplo

Como funciona o RG digital?

O RG digital fica armazenado apenas no seu celular. Ou seja, em caso de perda, troca ou roubo do aparelho, é necessário baixar o app novamente e realizar outro cadastro. Vale dizer também, que a versão virtual só funciona em um único dispositivo - quando um novo celular é registrado, as informações do antigo são bloqueadas automaticamente. 

Em situações de roubo ou furto, é importante fazer o boletim de ocorrência. 

O RG digital é válido em todo o Brasil mas não substitui o RG físico. Ou seja, ainda é preciso ter o documento em papel.

Quem pode baixar o RG digital?

Todo paulista que possui o RG físico emitido depois do dia 4 de fevereiro de 2014 - aquele com numeração vermelha e QR Code - pode baixar o aplicativo para ter a versão virtual no celular.

A pessoa também precisa estar registrada no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica - ter as impressões digitais cadastradas na Justiça Eleitoral. Lembrando que isso pode ser feito em cartório ou em postos de atendimento da sua cidade.

Como baixar o app do RG digital

O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOs. Basta fazer assim:

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, baixe o app "RG digital SP";
  2. Ao abrir o app, clique em "Adicionar RG";
  3. Escaneie o QR Code do RG físico;
  4. Cadastre seu rosto no reconhecimento facial;
  5. Pronto! A versão digital do seu documento já vai estar disponível.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.