Pular navegação

Quantos Pix posso fazer por dia?

Não existe um limite de transações que você pode fazer ou receber, mas pode haver algumas limitações quanto ao valor. Entenda.

Quantos Pix posso fazer por dia: fotografia em close de um objeto de madeira para fazer contas com contas coloridas. (Créditos: Crissy Jarvis)

O Pix começou a funcionar há menos de seis meses e já conquistou o coração dos brasileiros. Em fevereiro, o número de transações instantâneas já era maior do que o de TEDs e DOCs somados, segundo o Banco Central. Com tanta gente usando, uma dúvida que pode surgir é: "quantos Pix posso fazer por dia?".

A resposta curta é: não existe um limite de transações que você pode fazer ou receber via Pix, mas pode haver, sim, algumas limitações. Entenda melhor abaixo.

Quantos Pix posso fazer por dia? Tem um limite?

Não existe um número máximo de Pix que possam ser feitos num único dia. Em abril de 2021, inclusive, o Banco Central proibiu que as instituições participantes do Pix limitem o número de transferências com o novo meio de pagamentos instantâneos. 

Por outro lado, dependendo do banco ou fintech onde você tem conta, podem existir algumas limitações quanto ao valor movimentado por Pix em um único dia.

Como assim? Tem limite de valor no Pix?

As instituições podem estabelecer limites máximos de valor para os usuários pagarem ou transferirem por Pix. Esses limites, entretanto, não podem ser inferiores aos praticados em TED e DOC – nem em cartões de débito, no caso de pagamentos com QR Code.

Além disso, os clientes que quiserem também podem estabelecer um limite máximo de valor que pode ser movimentado em um único dia com Pix. A forma de fazer isso pode variar de acordo com a instituição.

No Nubank, por exemplo, essa função se chama Meu Limite Pix. Com ela, é possível definir um valor máximo de transferências por dia usando o novo meio de pagamentos – tudo pelo app, rápido e fácil. Veja como funciona.

Por que definir um limite diário para transações do Pix?

Definir um limite diário de valor para o Pix pode ser um bom jeito de ter ainda mais controle e segurança sobre as transações. Assim, é possível colocar uma etapa extra de verificação para movimentações incomuns. 

Outro motivo para definir um limite para o Pix é adequar melhor ele à sua realidade financeira.

Se o valor médio das suas transferências Pix é R$ 200, por exemplo, colocar um limite diário em torno disso é uma forma de dificultar movimentações maiores sem prejudicar sua experiência.

Caso você precise aumentar esse limite depois, basta seguir as instruções da sua instituição.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.