Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pix Quais são as vantagens ...

Quais são as vantagens do Pix?

Transferências e pagamentos em tempo real, disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias da semana e outras vantagens que o Pix oferece.

Anunciado no dia 19 de fevereiro pelo Banco Central, o Pix será lançado no Brasil em novembro de 2020 e deve representar uma mudança enorme na forma como transferimos dinheiro e fazemos pagamentos.

Além de ser um meio de pagamentos instantâneos – que vai possibilitar transferências e pagamentos em tempo real – e ser gratuito para pessoas físicas, o Pix oferece, ainda, outras vantagens.

O que é o Pix?

O Pix, novo meio de pagamentos instantâneos no Brasil, visa facilitar a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

Em outras palavras: o Pix é um tipo de pagamento que será oferecido por todos os bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes. E ele pode ser aplicado em diversas situações. Por exemplo:

  • Na hora de transferir dinheiro para outra pessoa, você poderá fazer um Pix em vez de fazer uma TED;
  • Ao pagar uma conta, você poderá usar o Pix em vez de pagar o boleto;
  • No caixa do supermercado, você poderá pagar a compra com um Pix em vez de passar o cartão.

Ou seja: o Pix é mais versátil que outros meios de pagamento usados atualmente, além de reunir as qualidades de todos eles em um só formato.

Por exemplo: TEDs e DOCs têm  restrições de dias e horários, enquanto o Pix fica disponível o tempo todo; cartões de débito são um item a mais para carregar, enquanto o Pix é feito no celular; boletos se perdem e demoram para ser compensados, enquanto o Pix é instantâneo e o pagamento fica registrado imediatamente.

Quais as vantagens do Pix?

Todo mundo vem falando sobre a vantagem do Pix possibilitar pagamentos e transferências em até 10 segundos. Mas os benefícios vão muito além e podem facilitar o dia a dia dos brasileiros.

1. Sempre disponível

Sem essa de só poder fazer transferências em horário bancário ou aguardar 3 dias úteis para que o valor do boleto “caia” na conta. Com o Pix, dá para efetuar pagamentos a qualquer hora do dia (até de madrugada), todos os dias da semana (incluindo finais de semana e feriados) e ter a quantia compensada no mesmo instante – diferente de TEDs, DOCs e boletos.

2. Nada além do celular

O Pix será realizado dentro do aplicativo do banco ou instituição financeira de cada um – assim como você tem a opção de fazer uma TED hoje, terá, no seu app, a opção de fazer um Pix. Existem três formas de usar o Pix:

  • QR Code: Quem faz um pagamento por Pix precisa apenas ler o QR Code gerado pelo recebedor ou estabelecimento. Isso pode ser feito a qualquer dia ou horário e ser completado em alguns segundos.
  • Chaves Pix: É o dado que será necessário para poder enviar um Pix a alguém – em vez de informar o banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta, por exemplo. Para enviar um Pix, basta informar uma das chaves do recebedor.
  • Dados pessoais: Se preferir, você pode informar os dados do banco, CPF, nome completo, número da agência e da conta

Para efetuar um pagamento, basta ter um celular em mãos. Com a câmera do seu smartphone para ler um QR Code e informar dados do recebedor. Vale dizer que o Pix permite pagar em estabelecimentos comerciais sem a necessidade de usar dinheiro em espécie, e cartão de crédito ou débito, por exemplo. Ah, e não é necessário usar maquininha.

3. Operação completa em até 10 segundos

Todas as transferências e pagamentos do Pix serão realizadas de maneira imediata, em até 10 segundos. Isso deverá evitar não só a  angústia de não saber quando o dinheiro cai, como também questões práticas – uma conta de consumo atrasada poderá ser paga imediatamente se houver risco de interrupção do serviço, por exemplo.;

4. Sem custo para pessoas físicas

O Pix será gratuito para pessoas físicas – ou seja, os pagamentos feitos por este meio não terão custo algum para os clientes. O valor para pessoas jurídicas ainda não está definido, mas deverá ser menor do que as opções que existem hoje – no Nubank, entretanto, o Pix também vai ser gratuito para clientes da conta PJ.

5. Controle maior

Para quem tem empresa e for usar o Pix, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos vão ficar mais fáceis, já que tudo é registrado de forma digital. O controle também será melhor para pessoas físicas, já que, com um sistema unificado, ficará mais fácil visualizar as movimentações.

6. Segurança

As transações feitas via Pix vão ter as mesmas medidas de segurança das transações via TED e DOC – como forma de autenticação e criptografia. Em relação às informações pessoais dos usuários, o Banco Central garante que todas elas são protegidas pelo sigilo bancário, estabelecido na Lei Complementar número 105, e também pela Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em breve.

7. Sem burocracia

Nos pagamentos instantâneos não existem intermediários (bancos e instituições financeiras): o valor das transferências sai direto da conta de quem está pagando para a conta do recebedor.

Pix no Nubank

O Nubank é uma das instituições que vão oferecer o Pix para todos os clientes (sejam eles pessoas físicas ou jurídicas) que tenham uma conta ativa. 

Para usar o Pix da melhor forma quando ele for lançado, a recomendação é adicionar suas chaves no aplicativo do Nubank – assim, quando o Pix estiver disponível, você poderá enviar e receber dinheiro com mais facilidade e rapidez.

O que é uma chave Pix, mesmo?

As chaves Pix são “apelidos” representam o endereço da sua conta no Pix. Cada pessoa física poderá registrar 5 chaves por conta da qual seja titular, e cada pessoa jurídica, 20. Não existe um limite total de chaves que cada pessoa pode cadastrar.

Será possível adicionar esses tipos de chave Pix:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória.

Ou seja: na hora de receber uma transferência, em vez de passar todos os seus dados (número da conta, agência, CPF, nome completo), você poderá informar apenas a chave. Se registrou seu e-mail como chave na conta, por exemplo, bastará informar o e-mail para que a outra pessoa faça a transferência.

Só não é possível adicionar uma mesma chave em mais de uma conta. Por exemplo: se você adicionar seu CPF como chave do Pix em uma conta, não poderá adicioná-lo também em outra.

Entenda mais: O que são as chaves do Pix?

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.67

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post