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Os principais problemas que os consumidores enfrentam na Black Friday – e como fugir deles

Propaganda enganosa é o maior motivo de reclamação dos clientes, segundo levantamento do Reclame Aqui.

ranking black friday reclame aqui: cartão em tons de roxo conectado a um balão roxo.

Maquiagem de produto, propaganda enganosa, preços que mudam e problemas com entrega da compra: essas são tradicionalmente as principais queixas dos consumidores durante a Black Friday.

Os dados vêm de um levantamento feito pelo Reclame Aqui, plataforma em que consumidores podem encontrar informações sobre a empresa na qual pretendem adquirir um produto ou reclamar (como o próprio nome sugere) sobre algo que deu errado. O site sempre acompanha a Black Friday, monitorando o comportamento de quem compra e de quem vende, além das queixas postadas no site.

Na Black Friday de 2022, foram 192 mil reclamações e o atraso na entrega ficou no topo da lista de problemas, com 24,43% de queixas.  

Quais são as maiores reclamações da Black Friday?

A Black Friday de 2023 acontece no dia 24 de novembro, e o Reclame Aqui fez um compilado das principais reclamações dos consumidores dos últimos anos. De acordo com a plataforma, propaganda enganosa é o motivo que predomina antes e durante o evento de promoções.

Se você quer saber mais sobre como fugir de ciladas com as compras na data, confira as dicas abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=MEPY8ZE-Omc

Quais os direitos dos consumidores na Black Friday? 

Seja nas compras pela internet ou em lojas físicas, até mesmo em datas como a Black Friday os direitos do consumidor devem ser respeitados. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode:

  • Exigir o pagamento da compra pelo preço anunciado, caso haja divergência; 
  • Realizar a troca por defeito ou diferença no produto entregue; 
  • Devolver a mercadoria por direito de arrependimento, previsto por lei; 
  • Exigir a entrega da compra, mesmo se houver falta de estoque ou outro problema alegado pela empresa. 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que, para se resguardar em possíveis divergências, o consumidor deve sempre guardar o folheto ou tirar uma foto da tela do computador ou celular, com demonstração do produto, preço e todas informações que possam provar que houve um problema antes de fazer uma reclamação. 

Cuidado com o golpe do site falso

Os golpes de sites falsos são bastante comuns durante a Black Friday, de acordo com o Reclame Aqui

Por isso, é ideal olhar com atenção para o endereço do site, conferir as formas de pagamento que são oferecidas e sempre dar preferência para as compras realizadas nos canais oficiais de uma marca. 

Confira aqui como saber se um site é seguro.

https://www.youtube.com/watch?v=QZRrpqefYSY

Conheça mais dicas para comprar online de forma segura e evitar cair em golpes:

Golpes na Black Friday: como detectar?

Como proteger seus dados em sites de e-commerce?

Como fazer compras online com segurança?

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