Maquiagem de produto, propaganda enganosa, preços que mudam e problemas com entrega da compra: essas são tradicionalmente as principais queixas dos consumidores durante a Black Friday.
Os dados vêm de um levantamento feito pelo Reclame Aqui, plataforma em que consumidores podem encontrar informações sobre a empresa na qual pretendem adquirir um produto ou reclamar (como o próprio nome sugere) sobre algo que deu errado. O site sempre acompanha a Black Friday, monitorando o comportamento de quem compra e de quem vende, além das queixas postadas no site.
Na Black Friday de 2022, foram 192 mil reclamações e o atraso na entrega ficou no topo da lista de problemas, com 24,43% de queixas.
Quais são as maiores reclamações da Black Friday?
A Black Friday de 2023 acontece no dia 24 de novembro, e o Reclame Aqui fez um compilado das principais reclamações dos consumidores dos últimos anos. De acordo com a plataforma, propaganda enganosa é o motivo que predomina antes e durante o evento de promoções.
Se você quer saber mais sobre como fugir de ciladas com as compras na data, confira as dicas abaixo.
Quais os direitos dos consumidores na Black Friday?
Seja nas compras pela internet ou em lojas físicas, até mesmo em datas como a Black Friday os direitos do consumidor devem ser respeitados. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente pode:
- Exigir o pagamento da compra pelo preço anunciado, caso haja divergência;
- Realizar a troca por defeito ou diferença no produto entregue;
- Devolver a mercadoria por direito de arrependimento, previsto por lei;
- Exigir a entrega da compra, mesmo se houver falta de estoque ou outro problema alegado pela empresa.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que, para se resguardar em possíveis divergências, o consumidor deve sempre guardar o folheto ou tirar uma foto da tela do computador ou celular, com demonstração do produto, preço e todas informações que possam provar que houve um problema antes de fazer uma reclamação.
Cuidado com o golpe do site falso
Os golpes de sites falsos são bastante comuns durante a Black Friday, de acordo com o Reclame Aqui.
Por isso, é ideal olhar com atenção para o endereço do site, conferir as formas de pagamento que são oferecidas e sempre dar preferência para as compras realizadas nos canais oficiais de uma marca.
Confira aqui como saber se um site é seguro.
Conheça mais dicas para comprar online de forma segura e evitar cair em golpes:
Golpes na Black Friday: como detectar?
Como proteger seus dados em sites de e-commerce?
Como fazer compras online com segurança?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.