Pular navegação

Portabilidade de chaves do Pix: como fazer?

Cadastrou uma chave do Pix, mudou de banco (ou de ideia) e não quer mais usá-la naquela conta? Fique tranquilo: é possível fazer a portabilidade dessa chave.

Como funcionam as chaves do Pix: imagem de um cifrão roxo usado como chaveiro de um molho de chaves

O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Instantâneo e totalmente digital, ele vai permitir que pessoas e empresas façam pagamentos e transferências em até dez segundos - e sem a necessidade, por exemplo, de compartilhar todos os dados bancários e pessoais. 

O Pix é uma alternativa de pagamento a TED, DOC e boletos que será oferecida por todos os bancos e instituições com mais de 500 mil clientes. Na prática, quando você abrir o app ou site do seu banco, vai ver, na hora dos pagamentos, a opção do Pix da mesma forma que vê a do TED, por exemplo.

Outra novidade são as chaves do Pix: elas são "apelidos" que poderão ser registrados em uma conta. 

As chaves do Pix podem ser CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória (uma código gerado pelo sistema). Se você cadastrar seu e-mail como chave na conta A, por exemplo, não precisa passar seus dados bancários para receber: com seu e-mail, a pessoa que vai te pagar já consegue fazer uma transferência para você via Pix. 

Importante: uma mesma chave não pode ser registrada em contas diferentes.  

Cadastrou em uma conta e depois mudou de ideia? Fique tranquilo: você pode pedir a portabilidade de chaves. 

O que é portabilidade das chaves?

A portabilidade de chaves é como transferir o vínculo de uma chave para uma conta diferente. Por exemplo: se você cadastrou uma chave na conta A e deseja vinculá-la à conta B, é possível fazer isso pedindo a portabilidade. 

Lembrando: 

Como fazer a portabilidade de chaves do Pix?

Antes de explicar o passo a passo de como fazer a portabilidade de chaves do Pix, é importante ressaltar duas informações:

  • A portabilidade de chaves deve ser oferecida por todas as instituições financeiras que oferecem o Pix;
  • Só será possível fazer portabilidade de chaves do Pix a partir do dia 5 de outubro, quando as instituições financeiras começam a, de fato, registrar as chaves do Pix dos usuários.

A portabilidade de chaves do Pix é simples e pode começar de duas maneiras:

  1. O usuário deve pedir, diretamente no banco para onde deseja migrar suas chaves, a portabilidade daquelas que quiser migrar;
  2. A portabilidade também pode começar quando alguém tenta cadastrar uma chave já registrada em outra conta: você receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade.

Depois, o DICT, sistema do Banco Central que gerencia o cadastro das chaves do Pix, é responsável por conectar as duas instituições e garantir que a portabilidade seja feita.

Na prática, para o usuário final, basta solicitar a portabilidade ou tentar registrar uma chave já vinculada, e então confirmar o pedido após receber o aviso da instituição onde a chave estava previamente cadastrada. 

A instituição na qual a chave estava previamente registrada deverá te enviar esse pedido de confirmação em até 10 minutos. Após a sua confirmação, a instituição deverá concluir a portabilidade em até 1 minuto, quando você receberá uma notificação do banco para onde migrou sua chave te avisando que deu tudo certo.

Enquanto você não fizer a confirmação, a chave continuará vinculada à conta anterior, e caso você não confirme em até sete dias, a portabilidade é automaticamente cancelada.

Resumindo: depois que você confirmar o pedido de portabilidade de chaves, ela será concluída em até um minuto. Você tem até sete dias para fazer a confirmação.

Para saber mais sobre o Pix e como usá-lo na conta do Nubank, assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Wvz0Yiss4Go

Saiba tudo sobre as chaves do Pix.

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.