Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pix Pix ultrapassa 100 milho...

Pix ultrapassa 100 milhões de chaves registradas

As chaves Pix são como apelidos usados para identificar a conta de uma pessoa em uma transação do novo meio de pagamentos. Entenda como elas funcionam e como registrar.



Com menos de 20 dias em plena operação, o Pix já ultrapassou 100 milhões de chaves registradas, segundo um anúncio do Banco Central. As chaves Pix são como apelidos usados para identificar a conta de uma pessoa em uma transação do novo meio de pagamentos.

Chave Pix: mais praticidade e rapidez na hora de enviar e receber dinheiro

De acordo com o Banco Central, as chaves Pix são como apelidos utilizados para identificar a conta de uma pessoa – física ou jurídica – nas transações do Pix.

Em vez de fornecer todos os dados da conta, como nome do titular, número da agência e da conta, por exemplo, basta informar uma chave Pix, que pode ser:

  • CPF ou CNPJ;
  • Email;
  • Telefone celular;
  • Chave aleatória – um código formado por números, letras e símbolos gerado aleatoriamente pela instituição financeira.

Para isso, basta registrar as chaves de sua escolha na instituição que você preferir. Só é preciso ter atenção a alguns detalhes:

  • Uma pessoa pode cadastrar mais de um email ou telefone celular como chave Pix numa mesma conta, mas não pode utilizar a mesma chave em duas contas diferentes. Se você cadastrou seu CPF como chave do banco A, por exemplo, não poderá usá-lo como chave do banco B também;
  • Pessoas físicas podem registrar até cinco chaves por conta da qual sejam titulares. Já pessoas jurídicas podem registrar até 20 por conta;
  • Se você registrou uma chave em um banco mas se arrependeu, pode fazer a portabilidade da chave para outra instituição. Para isso, basta registrar a chave no banco de sua preferência – a própria instituição ficará responsável por fazer a portabilidade.

Mas vale lembrar que não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. Os usuários também podem usar os dados da conta para isso, como acontece num TED ou DOC. 

Como a chave Pix traz mais praticidade e rapidez para as transações, entretanto, o Banco Central recomenda cadastrá-las.

Ainda não registrou sua chave Pix? Veja como fazer

O jeito mais fácil de registrar suas chaves Pix é pelo aplicativo de sua instituição financeira. Para isso, basta acessar a área do Pix no app, escolher as chaves que quer registrar e confirmar sua autenticidade por meio de um código enviado por SMS ou email.

Mas, atenção: não importa qual seja o processo para registrar a chave em seu banco, a confirmação nunca é feita por contato telefônico ou link enviado por SMS ou email, de acordo com o Banco Central.

Por isso, se você receber um email ou SMS pedindo para clicar em um link para confirmar sua chave Pix, não clique – ou, se ligarem, não passe nenhum código. Neste caso, entre em contato com sua instituição financeira e reporte o ocorrido.

E qual a diferença entre senha e chave do Pix?

Confira no conteúdo abaixo:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.67

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post