Com menos de 20 dias em plena operação, o Pix já ultrapassou 100 milhões de chaves registradas, segundo um anúncio do Banco Central. As chaves Pix são como apelidos usados para identificar a conta de uma pessoa em uma transação do novo meio de pagamentos.
Chave Pix: mais praticidade e rapidez na hora de enviar e receber dinheiro
De acordo com o Banco Central, as chaves Pix são como apelidos utilizados para identificar a conta de uma pessoa – física ou jurídica – nas transações do Pix.
Em vez de fornecer todos os dados da conta, como nome do titular, número da agência e da conta, por exemplo, basta informar uma chave Pix, que pode ser:
- CPF ou CNPJ;
- Email;
- Telefone celular;
- Chave aleatória – um código formado por números, letras e símbolos gerado aleatoriamente pela instituição financeira.
Para isso, basta registrar as chaves de sua escolha na instituição que você preferir. Só é preciso ter atenção a alguns detalhes:
- Uma pessoa pode cadastrar mais de um email ou telefone celular como chave Pix numa mesma conta, mas não pode utilizar a mesma chave em duas contas diferentes. Se você cadastrou seu CPF como chave do banco A, por exemplo, não poderá usá-lo como chave do banco B também;
- Pessoas físicas podem registrar até cinco chaves por conta da qual sejam titulares. Já pessoas jurídicas podem registrar até 20 por conta;
- Se você registrou uma chave em um banco mas se arrependeu, pode fazer a portabilidade da chave para outra instituição. Para isso, basta registrar a chave no banco de sua preferência – a própria instituição ficará responsável por fazer a portabilidade.
Mas vale lembrar que não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix. Os usuários também podem usar os dados da conta para isso, como acontece num TED ou DOC.
Como a chave Pix traz mais praticidade e rapidez para as transações, entretanto, o Banco Central recomenda cadastrá-las.
Ainda não registrou sua chave Pix? Veja como fazer
O jeito mais fácil de registrar suas chaves Pix é pelo aplicativo de sua instituição financeira. Para isso, basta acessar a área do Pix no app, escolher as chaves que quer registrar e confirmar sua autenticidade por meio de um código enviado por SMS ou email.
Mas, atenção: não importa qual seja o processo para registrar a chave em seu banco, a confirmação nunca é feita por contato telefônico ou link enviado por SMS ou email, de acordo com o Banco Central.
Por isso, se você receber um email ou SMS pedindo para clicar em um link para confirmar sua chave Pix, não clique – ou, se ligarem, não passe nenhum código. Neste caso, entre em contato com sua instituição financeira e reporte o ocorrido.
E qual a diferença entre senha e chave do Pix?
Confira no conteúdo abaixo:
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.