Pular navegação

O Pix é gratuito? Como funcionam as tarifas?

Novo meio de pagamentos do Banco Central é quase sempre gratuito para pessoa física, mas não para pessoa jurídica.

Pix para empresas: ilustração mostra uma mão segurando uma lupa e olhando para um QR Code roxo aumentado

O Pix, meio de pagamentos do Banco Central, começou a funcionar em novembro de 2020. Com ele, é possível fazer transferências e pagamentos em qualquer dia e qualquer horário de forma instantânea: todas as transações serão completadas em até dez segundos. 

O Pix ainda tem outras características que fazem dele um meio de pagamento inovador, mas uma dúvida continua: o Pix é gratuito? Existem tarifas?

De forma resumida e rápida: sim, o Pix é gratuito para usuários pessoa física na maioria das vezes. Já os usuários pessoa jurídica, PJ,  terão um custo para usar o Pix – no Nubank, entretanto, o Pix será gratuito também para empresas.

Veja abaixo mais detalhes. 

Existem tarifas no Pix?

Na maioria das vezes, não - para pessoas físicas.

De acordo com o Banco Central, o Pix deve, sim, ser gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais – os famosos MEIs – nas seguintes situações:

  • Fazer um Pix usando canais digitais – como app ou internet banking
  • Receber um Pix para transferências.

Quando o Pix pode ser cobrado?

O Pix pode ser cobrado de pessoas físicas e MEIs ao:

  • Fazer um Pix utilizando canal de atendimento presencial (como no caixa) ou pessoal (como por telefone), quando o Pix estiver disponível em meios eletrônicos;
  • Receber um Pix como pagamento de um produto ou serviço vendido.

Pix para PJ pode sempre ser cobrado

Em relação aos usuários pessoa jurídica, o BC diz que eles devem assumir o custo do Pix – ou seja, quem é PJ não tem garantia de Pix gratuito, embora as tarifas de transferência devam ser mais baixas do que as de outros meios.

No Nubank, entretanto, as transações do Pix também serão gratuitas para pessoas jurídicas

O que é o Pix, mesmo?

O Pix é uma alternativa a opções como  TED, DOC, boleto e até cartão de débito. Todos os bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes devem oferecê-lo como uma forma de pagamento em seus aplicativos e serviços digitais.

Tanto usuários pessoa física quanto pessoa jurídica - ou seja, empresas e estabelecimentos - poderão usar o Pix para fazer e receber pagamentos.

Além da questão do custo, as principais características (e vantagens) do Pix são:

  • Rapidez: as transferências e pagamentos são concluídos em até dez segundos;
  • Segurança e facilidade: com as chaves do Pix, não é necessário informar todos os dados bancários e pessoais para receber, mas sim somente uma das chaves cadastradas - só CPF, só e-mail, só telefone celular, etc; (veja aqui tudo sobre as chaves Pix)
  • Disponibilidade: o Pix poderá ser enviado e recebido 24 horas por dia, 7 dias da semana; isso inclui também feriados;

Ou seja: o Pix é mais versátil que outros meios de pagamento usados atualmente, além de reunir as qualidades de todos eles em um só formato - totalmente digital. 

O Pix poderá ser usado para pagamento de conta de luz, compras online ou físicas, transferências para outras pessoas ou estabelecimentos e até para o pagamento de impostos do governo. 

Saiba tudo sobre o Pix. 

https://youtu.be/eSL3aefmL9c

Veja tudo sobre o Pix para empresas - suas vantagens, usos, como vai funcionar, etc.

Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.