Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro O que é inadimplência e ...

O que é inadimplência e o que significa estar inadimplente?

Inadimplência é o mesmo que nome sujo? É o mesmo que dívida? Entenda essas e outras questões.



Estima-se que em janeiro de 2020, 61,3 milhões de brasileiros estavam em inadimplência, segundo o SPC Brasil e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Este número corresponde a 39% da população brasileira. 

Como normalmente acontece no início do ano, também no mês de janeiro o número de pessoas inadimplentes teve alta de 1,38%. Mas o que é inadimplência? O que significa estar inadimplente?

O que é inadimplência?

Em poucas palavras, a inadimplência é o descumprimento de alguma obrigação financeira – quando não é realizado algum pagamento previsto em contrato até a sua data de vencimento. 

Um bom e comum exemplo é quando não é feito o pagamento de uma parcela de empréstimo ou de uma fatura do cartão de crédito. A inadimplência pode acontecer também com pessoas jurídicas – quando uma empresa deixa de pagar alguma conta ou imposto previsto em contrato.

É importante dizer também que não se fica inadimplente somente com instituições financeiras – você pode ficar inadimplente com seu condomínio e até com o governo federal, por exemplo. 

Inadimplência e nome sujo

No Brasil, a consequência mais comum da inadimplência, e pelo que ela mais é conhecida, é de ficar com o “nome sujo”. Resumidamente, é quando os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) restringirem o nome e CPF da pessoa que está em inadimplência – aqui você confere uma explicação. 

Os índices de inadimplência são, inclusive, calculados por esses mesmos órgãos de proteção ao crédito. 

Dívida e inadimplência: é a mesma coisa?

Vale dizer que a inadimplência é diferente de dívida – pode-se ficar inadimplente também com uma dívida, por exemplo, mas nem toda dívida é uma inadimplência. 

  • Uma compra parcelada no cartão de crédito é uma dívida: são parcelas futuras que deverão ser pagas em determinado momento; na prática, o parcelamento é um montante em aberto que você ainda deve pagar.
  • A inadimplência, por sua vez, acontece quando alguma dívida não é paga dentro de determinado período; por isso, não pagar determinada dívida pode te deixar inadimplente. 

Entrar em inadimplência é o mesmo de estar inadimplente – abaixo, você confere o que isso significa e quais são as principais consequências disso.

“Estou inadimplente, o que isso quer dizer?”

É possível estar inadimplente sem ainda ter seu nome registrado nos principais birôs de crédito. Isso porque, normalmente, as empresas para quem você deve realizar o pagamento esperam alguns dias para comunicar os birôs sobre o atraso de seu pagamento. 

Depois disso, o consumidor é comunicado sobre o atraso e tem um prazo para realizar o pagamento – caso não o faça, seu nome e CPF serão inscritos nos sistemas dos birôs e ficarão “sujos”.

E quais são as consequências de estar inadimplente?

Antes de tudo, uma consequência é ver o valor que você deverá pagar aumentar cada vez mais: quanto maior o tempo que você fica inadimplente, maiores os juros que vão incidir sobre o montante.

Na prática, ter o nome negativado indica para o mercado que a pessoa é má pagadora, já que ela possui débitos em aberto. Por isso, ela encontrará dificuldades para:

É importante esclarecer alguns mitos em relação ao nome sujo e quem está inadimplente: 

Quem está inadimplente não pode ser contratado?

Mito. Com exceção das instituições financeiras, empresas de nenhum outro setor podem se recusar a contratar alguém que esteja com o nome sujo. Isso é considerado discriminação e não é permitido por lei.

O mesmo vale para concursos públicos. Apenas aqueles para setores bancários e para instituições como Banco Central, Casa da Moeda e BNDES podem barrar candidatos que estão inadimplentes.

Quem está inadimplente pode tirar passaporte?

Quem está com o nome negativado não pode ser impedido de tirar passaporte nem visto para o exterior.

Parcelei minha dívida – preciso quitar tudo para limpar meu nome?

Não – basta pagar a primeira. Mas, caso as próximas não sejam pagas, seu nome volta a aparecer.

Como deixar de ficar inadimplente?

Deixar de ficar inadimplente, seja para quem tem ou não o nome sujo, só é possível depois de pagar as contas que te deixaram inadimplente. Aqui, a dica é entrar em contato com a empresa que está te cobrando e negociar o pagamento.

Se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar em parcelas, assim que a primeira for paga a empresa deve acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito. Mas, caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.

Quer entender mais sobre inadimplência, nome sujo e dívidas? Veja também:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.57

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post