Pular navegação

Nu Infra: conheça o fundo de renda fixa do Nubank com isenção de IR

O fundo Nu Infra investe em títulos de empresas do setor de infraestrutura, paga dividendos e é negociado na Bolsa de Valores.

Nu Infra - Mulher negra sentada em uma cadeira de escritório, sorrindo, segurando com a mão direita a pata esquerda de um pequeno cachorro que está sentado no chão próximo de um vaso grande de plantas e uma tigela de água, há uma cortina na parede direita, ao fundo uma mesa com um notebook e um quadro na parede com um desenho de casas.

O Nubank nasceu, em 2013, para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Criamos produtos e serviços simples de usar, e que contribuem com a vida financeira dos nossos clientes. É o caso do Nu Infra (NUIF11), um fundo de investimento de renda fixa com isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas. 

O Nu Infra foi criado para quem deseja receber renda passiva, pois o fundo tem a expectativa de pagar dividendos mensais. Além disso, a isenção de IR vale tanto para o pagamento dos dividendos quanto para o ganho de capital (quando você vende cotas do fundo com lucro). 

O fundo Nu Infra está disponível no app do Nubank, bem como nas demais corretoras e plataformas de investimentos vinculadas à B3, a Bolsa de Valores do Brasil. 

Saiba mais sobre o fundo e entenda como investir a seguir.

O que é o fundo Nu Infra?

O fundo Nu Infra é um fundo de renda fixa de crédito privado de infraestrutura. Isso significa que a maior parte do dinheiro do fundo é investida em debêntures emitidas por empresas do segmento de infraestrutura, como energia, transportes, saneamento e telecomunicações, por exemplo. 

Debêntures são títulos de dívidas, de médio e longo prazos, emitidos por empresas para financiar projetos, reestruturar dívidas, entre outras finalidades. 

Quais as vantagens do fundo Nu Infra?

Isenção de Imposto de Renda

Como o dinheiro aplicado no Nu Infra é usado para financiar setores estratégicos para o país, a Lei 12.431/2011 garante a isenção do Imposto de Renda tanto no pagamento dos dividendos quanto no ganho de capital. Em outras palavras, as pessoas físicas que investem no fundo não são oneradas pela incidência de imposto sobre os rendimentos e dividendos do Nu Infra.

Dividendos mensais

O fundo Nu Infra tem a expectativa de pagar dividendos mensais. Por isso, ele é uma opção para quem deseja receber renda passiva. Entre setembro de 2023 e maio de 2024, o fundo fez oito distribuições de dividendos, sendo sete delas no valor de R$ 1,10 por cota, e uma (em março) de R$ 1 por cota.

Liquidez

Apesar de ser constituído em forma de "condomínio fechado", ou seja, não permite a entrada de novos cotistas, o fundo Nu Infra é listado na Bolsa de Valores, o que permite que os investidores negociem suas cotas por meio da B3, no chamado mercado secundário. Ou seja, mesmo o fundo estando fechado para novas aplicações, você pode comprar cotas diretamente de outros investidores. O prazo de pagamento após a venda é de até dois dias úteis.

Diversificação

Os fundos incentivados de infraestrutura, como o Nu Infra, têm uma carteira diversificada de ativos, que pode incluir participações em projetos de energia renovável, rodovias, ferrovias, entre outros. Isso contribui para reduzir os riscos associados ao investimento em um único projeto. Clique aqui para conhecer os ativos em que o Nu Infra investe.

Gestão feita pelos especialistas do Nubank

O Nu Infra é um fundo de investimento sob gestão da Nu Asset Management, a gestora de fundos de investimento do Nubank. Isso significa que você não precisa se preocupar com a escolha dos títulos. Nossos especialistas passam o dia estudando o mercado financeiro e a economia para tomar as decisões, e escolhem os títulos que estarão dentro do fundo. Na prática, isso permite aos nossos clientes acessarem oportunidades de investimento que, de outra forma, estariam fora do seu alcance.

Quanto custa investir no fundo Nu Infra?

É possível começar a investir no Nu Infra adquirindo apenas uma cota. Como o fundo é negociado em bolsa, esse valor varia de acordo com as oscilações de mercado.

Quanto rende o Nu Infra?

Por se tratar de um fundo de investimento, a rentabilidade pode variar e não pode ser garantida. No entanto, os gestores do fundo têm o objetivo de alcançar o mesmo rendimento do IMA-B, mais um acréscimo de 0,5% a 1%. 

O IMA-B é um índice que reflete a performance média dos títulos públicos indexados ao IPCA (inflação) que existem no mercado brasileiro. Isso significa que o objetivo é manter o rendimento do Nu Infra sempre acima do valor de rendimento do IMA-B.

Quais taxas são cobradas?

A experiência de investimentos do Nubank foi feita para ser clara e justa. Isso significa que a cobrança não tem letras miúdas ou taxas impossíveis de entender. No caso do fundo Nu Infra, a taxa de administração é de 0,90% ao ano e não há cobrança de taxa de performance.

Tem cobrança de IOF?

Não. A Lei 12.431/2011 também garante a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para o fundo Nu Infra.

Clique aqui para saber como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda.

Como investir no fundo Nu Infra?

O processo para investir no Nu Infra pelo app do Nubank é simples e seguro. Confira as instruções.

  • Abra o seu app e vá até a seção de investimentos – ela está na aba de Planejamento do seu app, identificada pelo símbolo do cifrão ($). Toque em “Investir”;
  • Na próxima tela, toque em "Investimentos" e depois em “Bolsa de Valores”;
  • Em seguida, busque pelo Nu Infra (NUIF11) na barra de buscas e toque sobre ele;
  • A tela seguinte apresenta as informações do ativo, como preço unitário, variação do preço, setor, entre outras. Leia os detalhes e toque em “Comprar”;
  • Depois, digite o valor que pretende aplicar e finalize o fluxo colocando sua senha de quatro dígitos;
  • O app irá procurar o melhor valor de compra no mercado para o momento e comprar a quantidade de ativos disponíveis dentro do valor que você aplicou.

Nem sempre é possível comprar os ativos com o valor exato que você enviou. Às vezes, a quantia em dinheiro que você indicou para o investimento será maior que o valor final da compra devido à oscilação de preço no mercado em tempo real, mas nunca menor. 

Assim, quando sobrar algum dinheiro no fim da negociação, devolvemos a diferença direto para sua conta do Nubank. 

O prazo de liquidação (para sua negociação ser concluída pela Bolsa) após a execução da ordem é de dois dias úteis tanto na compra quanto na venda. Você pode acompanhar o andamento pelo app  e consultar mais detalhes sobre o fundo clicando aqui.

Leia também:

NDIV11 e NSDV11: tudo sobre os ETFs do Nubank

Fundos imobiliários no Nubank: entenda como funciona

Nu Selic Simples: conheça o fundo do Nubank que investe em títulos do Tesouro Direto

Nu Reserva Imediata: conheça o fundo de renda fixa do Nubank

Avisos legais importantes

Esta comunicação é um material publicitário e não uma recomendação de investimento. A gente sabe que ninguém cuida do seu dinheiro melhor do que você. A decisão final de investir será sempre sua, levando em conta seus objetivos e tolerância a distintos níveis de risco. O app do Nubank traz soluções de investimento oferecidas pela NuInvest e pela Nu DTVM e é importante você conhecer o seu perfil de investidor para saber se o produto está alinhado ao seu perfil ou se você está de acordo com o desalinhamento.

O investimento em fundos envolve riscos, inclusive de descolamento do índice de referência e relacionados à liquidez das cotas no mercado secundário. Antes de investir no fundo, leia o regulamento e as informações constantes do site, em especial a seção fatores de risco. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Este fundo utiliza estratégias que podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas.

A Nu Asset Management não comercializa nem distribui cotas de Fundos de investimento ou qualquer outro valor mobiliário ou ativo financeiro. Este material tem caráter meramente informativo e não deve ser considerado uma oferta para compra de cotas do Fundo. A distribuição dos nossos produtos é realizada através de parceiros autorizados, integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários.

As informações contidas neste site são de caráter exclusivamente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas com esse propósito. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. O investimento em Fundo não é garantido pelo administrador ou por qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito. Leia a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir; A meta é uma referência de rentabilidade que o fundo pretende atingir e não representa garantia de resultados futuros.

*As plataformas da NuInvest estão sendo integradas ao aplicativo do Nubank. A partir de junho de 2024, a experiência de investimentos será centralizada no app do Nubank.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.