Pular navegação

O que é lifelong learning? Entenda o conceito de aprendizagem contínua e saiba como ele pode beneficiar sua carreira

Quer se manter atualizado no mercado de trabalho? Descubra como o lifelong learning pode gerar impacto na sua carreira profissional sem que você prejudique o tempo com a sua família.

Lifelong learning: Imagem de um caderno preto e de etiquetas roxas sobre uma mesa de escritório branca.

Buscar uma pós graduação ou MBA pode ser um bom caminho para dar uma guinada profissional, mas ele não é o único. Dentro da sua rotina, e sem ocupar muito o seu tempo, é possível aprimorar suas habilidades e, assim, alavancar a sua carreira. É mais ou menos essa a premissa do lifelong learning. Saiba mais abaixo.

O que é lifelong learning?

Em tradução livre, lifelong learning significa "aprendizado ao longo da vida". O método se baseia na ideia de que a aprendizagem não termina após a conclusão da educação formal, na escola ou universidade, e nem se restringe a esses espaços. 

No lifelong learning, o conhecimento pode ser adquirido a partir de experiências distintas, que condizem com seus interesses e habilidades. Isso significa que você não precisa dedicar um tempo longo da sua vida em cursos tradicionais, caso isso não faça sentido para o seu perfil e estilo de vida. 

Colocar-se no centro da aprendizagem e ir buscar o que funciona para você pode te fazer encontrar formas mais criativas e atrativas de aprender, como embarcar em uma viagem para um congresso, passar um tempo fora do país matriculado em cursos livres ou até mesmo consumir palestras e conteúdos online que te coloquem em contato com especialistas do mundo todo. 

O lifelong learning pressupõe que aprender é um processo que nunca chega ao fim, e justamente por isso é importante que seus adeptos mantenham uma postura aberta à busca de conhecimento e tenham uma rotina organizada. A prática busca estimular a continuidade dos estudos e o eterno desenvolvimento pessoal – que pode ou não estar relacionado a temas profissionais.

Uma aprendizagem compassiva

O método de aprendizagem contínua também pode te ajudar a ter uma relação mais compassiva com os estudos, sem te fazer perder o foco, porque é possível se planejar e encontrar tempo na rotina para aprender no seu ritmo. 

Ao se tornar um lifelong learner, você vai entender que não é necessário se sobrecarregar com informações para aprender, e que respeitar o seu tempo não significa estar estagnado. O método está ligado à formação de um hábito saudável de aprendizagem, que sobreviva ao longo prazo, ao mesmo tempo em que desperta o seu foco para o que é importante.

Quais são as vantagens do lifelong learning?

Se você deseja se manter atualizado e competitivo, mas sem prejudicar o seu tempo de qualidade com família e amigos, usar o lifelong learning como ponto de partida para aprender coisas novas pode ser uma boa alternativa. Principalmente porque as grandes empresas já começam a olhar para a tendência como farol para o futuro. 

O último relatório The Future of Jobs, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que a "curiosidade e o interesse pelo aprendizado contínuo" serão duas das 10 competências mais  mais exigidas de profissionais nos próximos cinco anos, ao lado do pensamento criativo, analítico e tecnológico. 

Além do aspecto profissional, existem outros benefícios, como:

  • Adaptabilidade: sim, o mundo muda o tempo todo. E o aprendizado contínuo é a ferramenta que te mantém conectado às mudanças. Estar antenado ao que acontece no mercado e fora dele permite que você se adapte às situações com facilidade, inclusive na sua vida pessoal;
  • Desenvolvimento de habilidades (sejam elas quais forem): com o aprendizado contínuo, você pode desenvolver novas habilidades ou aprimorar as já existentes, abrindo um canal de estímulo para a criatividade e inovação; 
  • Crescimento pessoal: a ideia de que todo conhecimento é válido também pode te expor a situações, pessoas e contextos que você jamais conheceria se não se permitisse desfrutar novas experiências. Saber que o conhecimento pode vir de qualquer lugar expande suas relações e percepção de mundo. 

Os quatro pilares do lifelong learning

O Institute for Lifelong Learning (UIL), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é uma instituição que se dedica à pesquisa, treinamento, documentação e publicação de conteúdos relacionados ao lifelong learning, à educação não-formal e à educação para adultos. Segundo a instituição, o conceito de lifelong learning possui quatro pilares centrais. São eles:

Aprender a conhecer

Este pilar enfatiza o desenvolvimento de habilidades, pensamento crítico, capacidade de análise e busca por conhecimento de forma autônoma. Sob essa perspectiva, você se torna agente da própria aprendizagem. A ideia é estimular uma exploração ativa por vários assuntos e disciplinas.

Aprender a fazer

Aqui, o foco é na aplicação prática do conhecimento: como você pode usar o que aprendeu para transformar sua rotina, seu método de trabalho e o ambiente ao seu redor? Sair do campo das ideias e efetivamente transformar o seu aprendizado em ação é uma etapa importante do processo, já que a prática é o que te leva ao sucesso. 

Nesta etapa, você pode se beneficiar de outros métodos para dividir melhor o seu tempo de estudo, como o modelo 70-20-10, criado por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo na década de 1990. 

Este formato consegue aliar teoria e prática em uma mesma aplicação, prevendo que 70% da aprendizagem aconteça de forma autônoma, pela prática e experiências pessoais; 20% aconteça em contato com outras pessoas e 10% aconteça via educação formal.  

Aprender a conviver

O pilar de convivência dita a importância das habilidades sociais. Interagir com os outros, exercer uma comunicação eficaz, trabalhar a empatia e cooperação são pontos importantes na trajetória de aprendizagem, sobretudo para quem almeja posições de liderança. No convívio com os outros, você aprende mais sobre resolução de conflitos e gerenciamento.

Aprender a ser 

O último pilar diz muito sobre desenvolvimento pessoal e formação de identidade. Isso inclui o cultivo de autoconsciência, autoestima, habilidades emocionais e éticas, e o desenvolvimento de uma visão positiva sobre si mesmo e sobre os outros.

Como praticar o lifelong learning?

Você pode praticar o lifelong learning incorporando pequenas atividades à sua rotina. O importante mesmo é encarar o processo de aprendizagem como uma evolução contínua e sem data para acabar. Se você deseja começar agora, aqui estão alguns exemplos práticos de como fazer isso.

Busque novas experiências

Que tal passar um tempo fora do país? Ou, quem sabe, iniciar um ano sabático dedicado aos seus interesses pessoais? Estar aberto a coisas novas e sair da sua zona de conforto pode ser benéfico para sua vida pessoal e profissional. Isso pode envolver viagens, participação em eventos, experimentação de novos hobbies, intercâmbios ou qualquer outra atividade que estimule sua criatividade. 

No período de planejamento, você pode contar com Nubank Ultravioleta para alcançar seu objetivo com mais rapidez. Clientes Ultravioleta têm acesso a CDBs com taxas de rendimento superiores, aos fundos Nu Ultravioleta e a um portfólio completo de investimentos no Nubank que podem ajudá-los a aproveitar a vida dentro de uma rotina de aprendizado contínuo. Além disso, eles usufruem de outros serviços durante as viagens, como seguro viagem, cashback, concierge, sala VIP em aeroportos e cobertura extra para bagagem.

Saiba aqui as vantagens que clientes Ultravioleta têm em investimentos

https://www.youtube.com/watch?v=bQRxTHEasok

11 vantagens do Nubank Ultravioleta em uma viagem

Leia com regularidade

Reserve um tempo diário ou semanal para ler livros, artigos, notícias e outros materiais relevantes para seus interesses e objetivos de aprendizado. Isso pode incluir ficção, não ficção, jornais, revistas, blogs e outros conteúdos que despertem o seu interesse. A exposição a diferentes formatos de texto, criados por diferentes fontes e formadores de opinião, pode te ajudar a se manter atualizado.

Invista em cursos livres, workshops e palestras

Inscreva-se em cursos, conferências e palestras que abordam seus temas de seu interesse. Existem muitas plataformas de aprendizado online, mas você também pode se preparar para estudar presencialmente. 

Outra opção é participar de grupos de estudo ou clubes de leitura. Esses espaços permitem o debate de tópicos relevantes ou o estudo de um assunto específico de forma coletiva. Além de expandir suas relações e aumentar sua rede de contatos, isso proporciona uma oportunidade para aprender com os outros e compartilhar ideias.

Administre seu tempo

Separe tempo na rotina para praticar e aprimorar habilidades relevantes para sua vida pessoal e profissional. Ainda que o processo de aprendizagem contínua seja algo para a vida toda, é importante ser intencional com a dedicação dos seus esforços. Ter momentos dedicados para o foco e concentração pode te dar mais clareza sobre o que está sendo aprendido.

Pratique a autoavaliação

No lifelong learning, você é o agente responsável pela própria transformação. Por isso, é importante realizar checkpoints frequentes para refletir sobre suas experiências, aprendizados e metas. Identifique as áreas em que você gostaria de melhorar e defina objetivos de aprendizado para si mesmo. Isso ajudará a orientar sua jornada e garantir um progresso contínuo.

Leia também:

Guia do Intercâmbio: como se planejar?

Pós-graduação: o que você precisa saber antes de investir em uma

O que é plano de carreira e como fazer um?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.