Pular navegação

Pós-graduação: o que você precisa saber antes de investir em uma?

Especialização, MBA, mestrado… entenda quais são os tipos de pós-graduação e como escolher o curso ideal e que faça mais sentido com o seu momento de carreira

pos-graduacao: imagem de uma formanda com cap de corrente coxa e cabelos lisos

Educação faz parte dos objetivos centrais da vida de muita gente. Quando o assunto são os cursos de pós-graduação, as opções são inúmeras. Além da diversidade de áreas, existe ainda uma variação no modelo de ensino, que costuma ser dividido em stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e lato sensu (especialização e MBA). Isso pode confundir ainda mais na hora da escolha.

Então, o que levar em consideração antes de optar pela pós-graduação? Que tipo de curso é mais interessante para o mercado de trabalho? A resposta para essas e outras perguntas você encontrará a seguir.

O que é pós-graduação?

Como o próprio nome diz, a pós-graduação é destinada aos profissionais que já têm diploma de graduação. Ou seja, é o tipo de curso feito depois da graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo).

Além de reciclar os conhecimentos adquiridos durante a graduação, cursos de pós-graduação ampliam e aprofundam as reflexões da área estudada, o que pode preparar alunos para crescer em suas carreiras e especializarem-se em áreas específicas de trabalho.

No entanto, devido à variedade de cursos e modalidades, diferentes pós-graduações auxiliam em diferentes objetivos. Por isso, é preciso estar atento tanto a essas diferenças quanto às suas necessidades individuais.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Existem duas modalidades de pós-graduação no Brasil. A lato sensu e a stricto sensu. A diferença entre elas tem a ver com com o formato da capacitação, estabelecido de acordo com os parâmetros do Ministério da Educação (MEC). Entenda a seguir.

O que é pós-graduação lato sensu?

O termo "lato sensu" vem do latim e significa "sentido amplo". Ou seja, são cursos mais generalistas e com foco no mercado de trabalho, como especializações e MBAs (sigla em inglês para Master in Business Administration). Ou seja, são cursos destinados aos profissionais com interesse em crescimento na carreira e em metodologias mais práticas, focadas em aplicação de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional.

O que é pós-graduação stricto sensu?

O termo "stricto sensu" também vem do latim e significa "sentido específico". Isso quer dizer que são cursos que proporcionam um maior aprofundamento de conhecimentos como contribuição ao avanço da ciência.

Em outras palavras, os cursos stricto sensu são mais complexos e longos, como mestrado, doutorado e pós-doutorado. Quem busca esse tipo de qualificação normalmente pretende seguir a carreira acadêmica e contribuir para o avanço da pesquisa científica no tema escolhido ou trabalhar em áreas de mercado muito específicas e que exigem aprofundamento e inovação.

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Os cursos lato sensu têm uma carga-horária mínima de 360 horas para a conclusão – que é referendada por certificado, sem obtenção de título universitário. 

Já os cursos stricto sensu variam no tempo de duração de acordo com o tipo. Mestrados normalmente duram de 18 a 24 meses, doutorados 48 meses e pós-doutorados duram, em média, 24 meses. A conclusão desses cursos é certificada por grau acadêmico e diploma.

Qual a diferença entre pós-gradução e MBA?

Na verdade, MBAs também são cursos de pós-graduação. O que muda é se o curso é de especialização ou de MBA. De acordo com o analista sênior de recrutamento do Nubank, Alexandre Araújo, no Brasil, as diferenças entre a especialização e o MBA são sutis, mas importantes.

"Os MBAs ajudam a fortalecer o repertório de negócios para posições de liderança. Enquanto a especialização fortalece o repertório técnico de áreas de interesse para uma carreira de especialista", diz.

Mas aí outra dúvida comum surge: o que vale mais a pena: a especialização ou o MBA?

"Depende muito do momento em que a pessoa está. Porque, muitas vezes, a gente está numa carreira especialista e nos falta esse contato e visão estratégica de negócios. Por exemplo: se eu sou um profissional em início de carreira que está buscando sair daquele perfil generalista que acabou de formar para me especializar numa área específica, talvez a especialização valha mais, porque é mais técnico", complementa.

O que levar em conta na hora de escolher o curso de pós-graduação?

Na hora de escolher a pós-graduação, é importante conhecer as diferenças entre os cursos e entender qual das opções está mais alinhada à sua trajetória e objetivos profissionais. 

Não é uma escolha sobre uma formação melhor ou pior, mas sobre qual curso ou modalidade. Afinal, qualquer pós-graduação, desde que seja em uma instituição reconhecida pelo mercado e certificada pelos órgãos competentes, enriquece o repertório de conhecimento, amplia a rede de contatos e agrega novas técnicas.

Antes de escolher o curso de pós-graduação, também é essencial considerar o seu perfil e os seus objetivos com o título. Ou seja, se você tem um perfil mais acadêmico, pode considerar um mestrado ou doutorado. Se você tem uma graduação em uma carreira mais técnica e específica, vale considerar uma pós mais generalista. Em ambos os casos, o autoconhecimento é fundamental.

"É sobre entender o meu perfil versus o objetivo para isso. Às vezes, no início de carreira, a pessoa está terminando a graduação e pensa: ‘ah, eu já quero fazer uma pós’. Mas calma. O que você vai querer com essa pós? Precisa entender se isso vai fazer sentido lá na frente", reflete Alexandre Araújo.

"Às vezes, não é uma pós nem um MBA, é um curso de curta duração que faz mais sentido. Pode ser até eu me especializar consumindo determinado tipo de conteúdo que tem livro, pessoas, grupos que discutem aquilo para me aprofundar", destaca o especialista.

Como escolher um curso de pós-graduação aderente ao mercado?

De acordo com o Índice Você, da Fundação Getúlio Vargas, os salários no Brasil podem aumentar 15% a cada ano de estudo. Ou seja, fazer uma pós-graduação, além de aumentar o repertório de conhecimento, tende a trazer um crescimento profissional real.

Mas esse ganho em salário não é tão simples como fazer o curso e receber. Essa escolha precisa ser estratégica para o curso ter valor de mercado e você ser um profissional absorvido por ele.

O especialista em recrutamento do Nubank destaca estratégias para uma escolha que faça sentido. "Entenda quais são os grupos e pessoas de interesse e referência que eu tenho e onde elas estão consumindo os conteúdos delas de aperfeiçoamento profissional. Então, é numa pós? Em um mestrado? Um MBA? Enfim, entender o que é e aí me aproximar disso. Eu pessoalmente já fiz muito isso, até nas minhas transições de carreira".

Quer saber mais sobre carreira? Leia também:

Entrevista de emprego: tudo o que você precisa saber para se destacar

O que é e como funciona o mercado de trabalho?

CLT ou PJ: o que você precisa saber antes de escolher

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.