Pular navegação

8 filmes e séries sobre ambiente de trabalho para você assistir e aprender o que fazer (ou não)

Seja no escritório de uma empresa ou nos corredores de uma revista de moda, o que não falta é história de trabalhadores exercendo suas profissões, se envolvendo em intrigas, amores e confusões. Conheça algumas e descubra o que dá para aprender com elas.

Na imagem aparece a visão geral de um escritório, com um computador ligado à esquerda, uma impressora, algumas baias, papéis, pessoas trabalhando ao fundo, um homem de pé. Parece um cenário de um filme sobre trabalho.

O trabalho é o lugar onde as pessoas costumam passar um terço da vida. Por isso, o que não falta é história para contar a partir das relações profissionais e pessoais que acontecem ali. Essa é a premissa de diversas séries e filmes, alguns divertidos, outros dramáticos, mas que não deixam de ensinar alguma lição profissional para os espectadores mais atentos.

Conheça abaixo uma lista de séries e filmes para assistir e descobrir com os personagens o que é possível aplicar na vida profissional – e o que evitar a todo custo, em alguns casos.

1. Parks and Recreation (2009-2015)

Imagine que você tem um projeto bacana para a sua cidade, no interior do estado de Indiana, Estados Unidos. Você trabalha no Departamento de Parques do município e reconhece uma oportunidade perfeita de criar um parque comunitário para resolver um problema local. Parece ótimo, não é? Quem se oporia? É isso o que pensa Leslie Knot, protagonista da série "Parks and Recreation", vivida pela comediante Amy Pohler. Mas ela não poderia estar mais errada, e problemas burocráticos dos mais variados tipos aparecem no seu caminho entre o sonho e a realização.

O que se aprende com ela: a burocracia muitas vezes atrapalha os planos no trabalho. É possível deixar alguns caminhos mais fáceis para fazer as coisas acontecerem? Tente remover burocracias desnecessárias dos processos que você cuida e controla, e não se deixe abater pelas dificuldades que vão aparecer enquanto persegue o que você acredita.

Onde assistir: no momento, "Parks and Recreation" não está disponível em nenhuma das maiores plataformas de streaming do Brasil, mas, por ser uma série conhecida, em breve deve estar de volta.

2. The Bear (2022-)

A premiadíssima série mostra o cotidiano da cozinha de um restaurante, o The Bear, que fica localizado em Chicago (Estados Unidos). A desorganização e o caos reinam por ali até que o chef estrelado Carmen Berzatto (interpretado por Jeremy Allen White) recebe a cozinha como herança de seu falecido irmão. Ele precisa administrar os embates entre os funcionários, seu próprio ego e os incontáveis problemas que saltam por todos os lados. O mérito da série é conseguir misturar o frenesi de uma cozinha ao ritmo da série, que por vezes pode ser até sufocante.

O que se aprende com ela: as relações humanas podem ser a parte mais difícil de um trabalho – especialmente em ambientes de alta pressão, como em uma cozinha profissional. Mas, como também se vê na série, quando essas relações são bem geridas, o inacreditável pode acontecer.

Onde assistir: as duas primeiras temporadas estão disponíveis na Star+.

3. O Diabo Veste Prada (2006)

Um clássico é um clássico. O filme mostra o cotidiano de uma revista de moda novaiorquina sob o comando da abominável Miranda Priestly (Meryl Streep em todo seu esplendor), um símbolo do mundo fashion que trata todos os seus funcionários como capacho. E é justamente nesse lugar terrível para se trabalhar que a sonhadora Andy Sachs (Anne Hathaway) vai descolar uma vaga e comer o pão que o diabo amassou (trocadilho intencional). Mas a relação das duas vai se modificando com o tempo e Andy descobre alguns detalhes sombrios da vida de Miranda.

O que se aprende com ele: não deveria haver mais espaços abusivos no mercado de trabalho. Se a empresa tivesse um bom departamento de compliance, Andy faria uma denúncia e o filme acabaria em 10 minutos. Sem romantizar o assédio, a protagonista ensina que é possível desenvolver muito seus soft skills quando se tira o melhor de um cargo.

Onde assistir: atualmente o filme está disponível na Star+.

4. Succession (2018-2023)

A série terminou em 2023 causando um verdadeiro frisson nas redes sociais, influenciando a moda e arrebatando diversos prêmios Emmy e Globo de Ouro. Não é à toa: os negócios bilionários da família Roy, sob comando de Logan Roy (Brian Cox), precisam de um sucessor agora que o pai se aproxima do fim da carreira e da vida. E quem não gosta de um bom drama familiar, com pitadas de fofocas de bastidores e um recorte da misteriosa vida dos super-ricos? Não falta nada dessa receita, de traições a segredos mortais, a família Roy fala muito sobre como a politicagem nos andares mais altos das corporações pode ser suja e perversa.

O que se aprende com ela: que não se pode confiar nem na sombra? Brincadeiras à parte, Succession ensina que todos os profissionais têm pontos fortes e fracos, e é preciso estar atento a eles se quiser subir na carreira. Outro fator importante é que não basta ser bom, tem que saber fazer política e vender bem seu peixe para quem precisa conhecê-lo.

Onde assistir: todas as quatro temporadas estão disponíveis na HBO Max.

5. Domésticas (2001)

Um ano antes do sucesso arrebatador de "Cidade de Deus", o cineasta brasileiro Fernando Meirelles lançou um longa mais simples, o segundo de sua carreira, que chamou a atenção pela sensibilidade com que retratava as personagens. Baseado no roteiro de uma peça de teatro, "Domésticas" convida a um mergulho na realidade de trabalhadoras do lar brasileiras contando a história de cinco empregadas domésticas, suas relações com os patrões, a amizade que cultivaram, seus sonhos, amores e perrengues. 

O que se aprende com ela: todo trabalho tem seus perrengues e as domésticas retratadas no delicado filme de Fernando Meirelles ensinam que é possível ir desviando das dificuldades do dia a dia com a ajuda dos companheiros da jornada.

Onde assistir: "Domésticas" está disponível para aluguel no YouTube.

6. The Office (2005-2013)

Quando se fala em série sobre ambiente de trabalho, provavelmente essa é a primeira que vem à mente – e nem sempre por bons motivos. Isso porque Michael Scott (um marco na carreira de Steve Carell) é o chefe excêntrico de uma pequena filial da Dunder Mifflin, uma empresa que vende papel. Com sua mania de grandeza e alguns conceitos bem equivocados de gestão de recursos humanos, ele cria as situações mais constrangedoras – e, portanto, divertidas de assistir. Na sua equipe também não faltam funcionários igualmente singulares, como o vendedor obcecado Dwight Schrute (Rainn Wilson) e a assistente contábil mau humorada Angela (Angela Kinsey).

O que se aprende com ela: The Office mostra que é possível fazer mais que colegas no ambiente de trabalho, mas fazer verdadeiros amigos que tornam as tarefas cotidianas mais divertidas. E também ensina alguns limites do que não se deve fazer no ambiente de trabalho!

Onde assistir: as oito temporadas de The Office estão disponíveis na Netflix e no Prime Video.

7. The IT Crowd (2006-2013)

A sitcom inglesa teve apenas quatro temporadas e não ficou tão famosa quanto "The Office" ou "Parks and Recreation"  mas, com os anos, acabou virando uma espécie de ícone cult. A série retrata o cotidiano de alguns funcionários da tecnologia da empresa fictícia Reynholm Industries. Os protagonistas são dois nerds da computação, o preguiçoso Roy Trenneman (Chris O'Dowd) e o genial Maurice Moss (Richard Ayoade), e sua gerente, Jen Barber (Katherine Parkinson), que mentiu na entrevista de emprego e não entende nada do assunto. A graça está nas situações absurdas da tensão entre uma gerente descolada e sem capacidade técnica, e seus funcionários, super inteligentes mas que não são muito bons de relações humanas. Vale também para lembrar o começo do uso da tecnologia nas empresas, com algumas cenas hilárias.   

O que se aprende com ela: a não mentir em uma entrevista de emprego, pois isso pode te colocar em uma enrascada quando precisar provar sua capacidade. Mas, também, que uma dose de camaradagem pode te livrar de muitos problemas. 

Onde assistir: as quatro temporadas de "The IT Crowd" não estão disponíveis em nenhum dos principais serviços de streaming do Brasil, mas é possível encontrar com facilidade na internet.

8. The Morning Show (2019-)

Como é feito o programa de maior audiência da televisão? Com essa premissa e um elenco estelar, "The Morning Show" apresenta as entranhas da produção do programa matinal de maior sucesso da TV norte-americana. A trinca de protagonistas interpretada por Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Steve Carrel deixa o espectador sem fôlego com a pressão de apresentar os principais assuntos do país ao vivo enquanto administra muitos egos, poderes e interesses. Reviravoltas não faltam e a segunda temporada, gravada durante a pandemia, também aborda as dificuldades de se dar notícias naquele momento.

O que se aprende com ela: que alguns ambientes de trabalho de alta pressão podem consumir muito mais do que sua capacidade de entrega profissional, e levar junto a sua estabilidade emocional. É preciso saber identificar limites para evitar situações extremas, como as que acontecem na série.

Onde assistir: as três temporadas de "The Morning Show" estão disponíveis na Apple TV.

Leia mais:

Veja os filmes que movimentam a indústria e geram bilhões

6 filmes e séries sobre inovação e empreendedorismo com protagonistas negros

5 séries que ensinam lições valiosas sobre dinheiro (mas que não têm nada a ver com finanças)

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.