Pular navegação

Golpes no Instagram: conheça os mais comuns e aprenda a se proteger

Viu uma promoção irresistível nas redes sociais? Desconfie: pode ser um golpe no Instagram. Aprenda a identificar e se proteger.

Se você não tem uma conta no Instagram, provavelmente conhece alguém que tem. A rede social de vídeos e fotos é a segunda mais usada pelos brasileiros, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time, de 2022. E, justamente por isso, ela tornou-se também um chamariz para crimes digitais. Sim, os golpes no Instagram se popularizaram.

Com tanta gente e informação circulando pela plataforma, vez ou outra criminosos se aproveitam do alcance que ela tem para criar contas falsas, aplicar golpes financeiros e prejudicar usuários. 

Em muitos casos, os golpistas sequestram contas legítimas, se passam pelo usuário que teve a conta invadida e atraem novas vítimas com anúncios fraudulentos e promoções que não existem. 

Saber como esses criminosos agem é uma das formas de se proteger contra golpes no Instagram. Abaixo, você descobre quais são as táticas mais comuns e como identificá-las.

https://www.youtube.com/watch?v=1hcwBhtdznw

Saiba quais são os golpes no Instagram mais praticados

Golpe de venda no Instagram (ou golpe do perfil hackeado)

Sabe quando alguém anuncia a venda de um produto pelo Instagram Stories? Geralmente é uma história convincente: a pessoa tem um item (tipo um fogão ou um celular) e está vendendo pela metade do que ele custaria, pois precisa muito do dinheiro ou porque está saindo da cidade e quer se livrar dele com rapidez. 

Você manda uma DM, negocia o valor e envia um Pix, certo? É nessa hora que o golpe no Instagram acontece: aquela conta que você achava que era de um amigo ou conhecido, na verdade foi hackeada e usada por criminosos para aplicar o golpe de venda no Instagram. Ao realizar a compra e enviar o comprovante, o fraudador bloqueia a vítima e replica a tática com outros usuários.

Também é comum que a conta não seja necessariamente roubada, mas sim clonada: caso o golpista não tenha acesso ao seu perfil, ele pode criar um usuário quase idêntico ao seu, seguir os mesmos contatos e enviar mensagens na DM deles pedindo ajuda financeira e faturando em pequenas quantias.

Como recuperar meu Instagram?

Golpe com promoção falsa no Instagram

As promoções falsas são mais uma tática de golpe no Instagram. Elas costumam envolver perfis empresariais e podem ser feitas para roubar dados ou informações financeiras, como número do cartão de crédito e CPF, por exemplo.

Nele, os fraudadores clonam o perfil das empresas (ou criam uma empresa falsa), fazem posts citando promoções que não existem e impulsionam as publicações para que elas alcancem mais gente. O crime também pode acontecer com campanhas e sorteios falsos pelos stories. 

Ao clicar no link que deveria redirecionar para a página de e-commerce da marca, a vítima pode ter seus dados roubados ou ser induzida a fornecer informações pessoais e financeiras por conta própria, como acontece em golpes de phishing

Segurança digital: tudo que você precisa saber

https://www.youtube.com/watch?v=4vw2VLMLn_g

Como posso me proteger de golpes no Instagram?

Antes de comprar qualquer coisa, tenha certeza de que não se trata de um golpe no Instagram. Faça uma varredura no perfil para conferir se a conta é mesmo legítima.

Para evitar que sua conta seja hackeada e também reconhecer perfis clonados, existem algumas recomendações que você pode seguir:

  • O preço é baixo demais? Desconfie – especialmente se for por um produto novo;
  • Confirme antes de agir no impulso. Antes de fazer qualquer Pix ou transação financeira, encontre alguma outra forma de confirmar que o seu amigo está mesmo te vendendo o produto. Tente ligar ou puxe um papo com ele por um outro canal que não seja o Instagram. Vale pedir para que ele faça uma chamada ou grave um vídeo com o produto para confirmar a identidade. Caso você receba um vídeo, busque sinais de que o conteúdo é mesmo real, já que os fraudadores também podem usar deepfake para simular situações;
  • Nunca clique em links suspeitos. Em vez de abrir um link direto pelo Instagram, busque as promoções feitas pelas lojas diretamente no site ou app oficial delas;
  • Nunca forneça nenhum link ou código por mensagem. Golpistas costumam abordar vítimas e clonar usando a função “esqueci minha senha”, que gera um link ou um código para recuperação do perfil. Se você for abordado por alguém te pedindo alguma confirmação que chegará por e-mail ou SMS, ignore e denuncie;
  • Procure pelo selo de verificação dos perfis empresariais. Grandes empresas costumam ter o selo azul de verificação do Instagram no perfil. Se você vir uma conta por aí dizendo ser de uma empresa (ou até ser algum representante ou atendente dela), procure por ele. Não forneça informações pessoais, nem peça ajuda para solucionar problemas caso não esteja falando com um perfil autêntico;
  • Confirme as informações do Pix antes de fechar negócio. É importante prestar atenção no nome da pessoa que receberá o dinheiro. Se for alguém que você não conhece, cancele a operação. O mesmo vale para empresas: se o perfil no Instagram é empresarial mas as informações da conta são de pessoa física, desconfie. 
  • Ative a autenticação de dois fatores. Para aumentar o nível de proteção da sua conta, ative a autenticação de dois fatores no Instagram. Desse modo, você receberá um código de confirmação sempre que realizar login por um novo dispositivo – e caso algum aparelho que você não reconheça tente fazer login usando a sua conta, será fácil identificar e bloquear a solicitação.
  • Denuncie perfis falsos. Um jeito de evitar que golpistas façam novas vítimas é denunciar e orientar as pessoas que você conhece. Caso você tenha visto algo suspeito, é possível abrir uma denúncia na própria plataforma clicando no botão de três pontos acima da publicação suspeita e, depois, procurando pelo ícone “Denunciar”. 

Leia também:

Aprovação imediata? Pedido da senha Nubank? Não caia em golpes envolvendo o Nubank

Nunca confie em alguém que te manda instalar algo no celular: é golpe

Malware e vírus no celular: o que são e como se proteger

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.