Pular navegação

Como recuperar meu Instagram?

Se você foi vítima de uma invasão na sua conta ou não sabe como trocar sua senha, descubra o que fazer para recuperar seu Instagram.

Você sabia que existem golpes financeiros que acontecem pelo Instagram? Muitos deles começam com o sequestro ou invasão de uma conta, que é quando um criminoso consegue hackear um perfil legítimo e passa a usá-lo para enganar os seguidores da vítima. 

Caso isso tenha acontecido com a sua conta ou com a de algum conhecido, existem alguns caminhos possíveis para recuperá-la. Descubra a seguir.

Como recuperar meu Instagram?

Se você foi vítima de uma invasão, é possível usar uma página de suporte criada pelo próprio Instagram para cuidar de casos específicos envolvendo a segurança da conta.  

Na página instagram.com/hacked, você pode: desconectar a conta de dispositivos que você não reconhece, trocar a senha, denunciar ações suspeitas e adicionar o perfil de até dois amigos para te ajudar na verificação de identidade em casos de invasão. 

Para denunciar uma invasão e recuperar os dados, siga o passo a passo:

  1. Entre na página instagram.com/hacked;
  2. Escolha a opção "Minha conta foi invadida". Nesta etapa, você também pode selecionar ocorrências como "Esqueci minha senha" ou outro problema;
  3. Na sequência, clique em "Avançar";
  4. Depois, insira seu usuário, telefone ou e-mail e clique em "Avançar" novamente;
  5. Agora, você deve selecionar o e-mail vinculado à conta para confirmar sua identidade. O Instagram irá enviar um código de acesso para o e-mail. Depois de receber o código, insira os números e clique em "Confirmar";
  6. Ao final, você deverá criar uma nova senha de acesso para a conta. No momento em que trocar de senha, todas as sessões iniciadas em outros dispositivos serão encerradas.

Após realizar o processo, tente entrar na conta novamente. Caso ainda tenha problemas, envie um e-mail para security@mail.instagram.com para receber suporte especializado. 

Neste e-mail, você deve descrever o que aconteceu, incluir a última data de acesso à conta e qualquer outra informação adicional, como os dispositivos conectados a ela, os dados de acesso relacionados ao perfil e prints de tela indicando a troca de usuário, por exemplo. 

Como trocar minha senha no Instagram?

Existe também um outro caminho para a troca de senha no Instagram. Conheça abaixo:

  1. Na tela de login do app, há o botão "Esqueci minha senha". Clique nele;
  2. Digite seu nome de usuário, e-mail ou telefone e, depois, clique em "Enviar link para login";
  3. Você receberá um e-mail de confirmação e troca de senha no e-mail vinculado à conta;
  4. Clique no link, digite um novo padrão e finalize o processo.  

Como aumentar a segurança da minha conta no Instagram?

Use uma senha forte

Depois de recuperar seu acesso, escolha uma senha forte para proteger a sua conta. Senhas fortes são aquelas que incluem letras, números, caracteres especiais e que só você pode saber. 

https://www.youtube.com/watch?v=E5VeiIlj7rU

Outra dica é não repetir a mesma senha em vários perfis e serviços online. Caso você tenha dificuldade em memorizá-las, use um gerenciador de senhas – assim você só precisará se lembrar de um padrão, ao invés de vários. 

Ative a autenticação de dois fatores

Você pode adicionar uma camada extra de proteção ao seu perfil ativando a autenticação de dois fatores. Essa autenticação é uma espécie de segunda senha. 

Com ela ativada, você deverá confirmar o login com um código numérico extra, que só você terá acesso. Desse modo, mesmo que alguém tenha a sua senha, não será possível se conectar a sua conta sem autenticar. Para ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, siga o passo a passo:

  1. Entre no seu perfil pelo app e vá até o menu de três barras no canto direito da tela;
  2. Vá em "Configurações e privacidade";
  3. Depois, clique em "Central de Contas"; 
  4. Na sequência, vá em "Senha e segurança";
  5. Procure pela opção "Autenticação de dois fatores" e selecione o perfil que deseja autenticar. É recomendado que você faça esse processo tanto com a conta do Instagram, quanto com a do Facebook;
  6. Nesta etapa, você pode escolher como deseja receber o código de verificação. Existem três opções: usar um app de autenticação seguro, como o Google Authenticator, SMS para um número de telefone escolhido por você ou WhatsApp. Depois de escolher, clique em "Avançar";
  7. Você receberá as instruções na sua tela de acordo com a opção escolhida. Ao final, basta clicar em "Avançar" para concluir.

Importante: caso tenha optado por usar o app de autenticação, é extremamente importante que você faça o download do app em uma loja de aplicativos oficial, como Google Store e Apple Store. 

Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de e-mail

O e-mail security@mail.instagram.com também será utilizado pelo Instagram para entrar em contato com você caso um comportamento suspeito seja identificado. Se você receber uma mensagem dizendo que seu endereço de e-mail foi alterado, por exemplo, poderá desfazer a ação usando a opção "proteger minha conta" incorporada ao e-mail. 

Se a sua senha e outras informações também foram alteradas e você não conseguiu reverter seu endereço de e-mail, solicite um link para login ou um código de segurança ao Instagram na página instagram.com/hacked.

Além da página especial destinada para casos de invasão e troca de senha, você ainda pode usar a Central de Ajuda do Instagram para tirar outras dúvidas e conhecer outros recursos de segurança da plataforma. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Leia também:

O que é spoofing? Entenda a técnica de falsificação de identidade usada em golpes digitais

Canal de Denúncias do Nubank: saiba como denunciar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e ações suspeitas

Golpes no Instagram: conheça os mais comuns e aprenda a se proteger

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.