Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Nubank responde dúvidas...

Nubank responde dúvidas da comunidade sobre o Pix

É gratuito? O nome é o mesmo para todo mundo? Veja respostas para as principais dúvidas sobre Pix que surgiram na NuCommunity, a comunidade do Nubank.

O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central do Brasil que será lançado ainda neste ano, no mês de novembro. Por aqui, nós já falamos muito sobre o Pix, como ele vai funcionar e as suas vantagens, mas ainda existem algumas dúvidas específicas sobre esse novo jeito de pagar e transferir dinheiro.

Por isso, neste post tiramos algumas das dúvidas que surgiram sobre o Pix na NuCommunity, a comunidade oficial do Nubank.

Antes de tudo: o que é o Pix, mesmo?

  • O Pix é um novo meio de pagamentos que vai permitir que os usuários façam pagamentos e transferências em tempo real: todas serão completadas em até 10 segundos e estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • Ele é uma alternativa para meios de pagamento que já existem hoje, como TED, DOC e boleto. A diferença é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias, horários e quantias para enviar quantias através de TED e DOC e pagar contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário e instantaneamente;
  • Para receber uma transferência ou pagamento do Pix, não será necessário compartilhar todos os seus dados pessoais e bancários, mas sim só uma chave do Pix.

Saiba tudo sobre o Pix e as chaves do Pix.

Respondendo às principais dúvidas

Abaixo, respondemos às dúvidas de membros da NuCommunity. Você pode participar da discussão na nossa comunidade aqui.

O Pix será gratuito para qualquer banco ou só do Nubank para outros bancos, como é hoje?

Todos os pagamentos e transferências feitos pelo Pix por usuários pessoa física serão gratuitos, mesmo que sejam feitos para bancos diferentes. Eles funcionarão da mesma forma que as transferências feitas entre contas do Nubank: de forma instantânea, gratuita e ilimitada.

Um exemplo: se você é cliente do banco A e precisa fazer uma transferência para o banco B, poderá fazer isso sem pagar tarifas e ela será concluída em até dez segundos.

Essa é uma regra do funcionamento do Pix – todos os bancos que oferecem o Pix deverão segui-la.

Para pessoas jurídicas, ficará a critério das instituições financeiras cobrar ou não dos clientes. No Nubank, por exemplo, todas as transações do Pix serão gratuitas para quem tem a conta PJ.

O cadastro no Pix será único para cada usuário?

Não é necessário ou obrigatório fazer um cadastro no Pix. Para receber ou fazer transferências e pagamentos usando o Pix, é necessário somente ter uma conta em uma instituição financeira que ofereça ele.

Uma recomendação do Banco Central é de cadastrar as chaves do Pix em uma conta para tornar o processo mais rápido e prático – é só compartilhar uma de suas chaves com quem vai te fazer uma transferência. As chaves são como um apelido da sua conta – e você pode ver tudo sobre elas aqui. 

Pix é o nome do serviço, ou o nome que o Nubank atribuiu ao serviço em sua plataforma?

Pix é o nome do meio de pagamento criado pelo Banco Central – portanto, é o nome do serviço.

Quais as melhores chaves para serem compartilhadas nas transações com o Pix, as mais seguras?

A sua chave Pix poderá ser o seu CPF/CNPJ, seu telefone celular ou e-mail – ou a chave aleatória, que é uma sequência de letras e números única gerada automaticamente direto no aplicativo do seu banco. 

Não existe uma chave que seja melhor ou mais segura, porque cada chave tem sua vantagem. Por exemplo: você pode usar seu telefone para receber transferências dos seus amigos e criar uma chave aleatória para cobrar quem não conhece. 

E vale lembrar: você pode cadastrar até cinco chaves em cada conta que possuir. Só não é possível cadastrar uma mesma chave em dois lugares diferentes.

Veja aqui tudo sobre as chaves do Pix.

Se eu cadastrar meu CPF e e-mail no Nubank e depois excluir meu email, eu vou poder utilizá-lo em outra conta?

Sim! A partir de outubro, quando será possível fazer o registro efetivo das chaves do Pix, também será possível gerenciar todas as chaves cadastradas – isso significa excluir alguma chave que você já utiliza e cadastrá-la em outro lugar, além de adicionar novas. 

Outra possibilidade é a de pedir a portabilidade de chaves do Pix: você poderá mudar suas chaves de conta ou instituição – com exceção da chave aleatória, que é gerada diretamente no app do seu banco.

Ainda tem dúvidas sobre o Pix? Saiba tudo aqui.

Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank

4.37

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post