Pular navegação

Como usar o Pix?

O meio de pagamentos instantâneos do Banco Central permite fazer transferências a qualquer hora do dia - incluindo aos finais de semana e feriados. Veja como você pode usar o Pix.

imagem de de mãos mexendo no celular e outra efetuando pagamento. Foto: Adam Wilson

Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o Pix, meio de pagamentos instantâneos, permite que as pessoas (físicas e jurídicas) façam transações de forma totalmente digital, 24h por dia, 7 dias da semana - mesmo em feriados e finais de semana. E ele não é limitado apenas a transferências – existem várias formas de usar o Pix.

Com ele, é possível fazer recarga de celular, usar o auxílio emergencial, pagar impostos e até conta de luz. Abaixo, tire suas dúvidas sobre o meio de pagamentos e veja como usar o Pix para cada fim.

Como usar o Pix para fazer transferências e pagamentos?

Existem três maneiras de fazer transferências e pagamentos com Pix – seja para pessoas ou para estabelecimentos, de forma presencial ou digital. São elas:

  • Informando os dados de pagamento do Pix (uma chave do Pix ou os dados bancários e pessoais): basta entrar na área de Pix do aplicativo do seu banco, inserir os dados e o valor e enviar;
  • Fazendo leitura de QR Code gerado por quem vai receber o pagamento: também na área de Pix do app haverá a opção de pagar com QR Code. Após selecioná-la, o aplicativo deverá abrir a câmera para que você possa escanear o QR Code;
  • Informando um código do Pix copia e cola: é um código gerado a partir do QR Code. Basta copiar esse código informado por quem vai receber o pagamento e colar no app ou internet banking da sua instituição.

Como usar o Pix Copia e Cola?

O Pix Copia e Cola funciona de um jeito para quem vai receber e de outro para quem vai fazer um pagamento:

  • Pix Copia e Cola para quem vai receber um pagamento: no aplicativo da sua instituição, dentro da área Pix, você deve gerar o QR Code com o valor do pagamento; depois, é só compartilhar o link ou código Pix referente a ele com a pessoa que fará o pagamento — a opção de transformar o QR Code em código ou link vai aparecer no seu aplicativo.
  • Pix Copia e Cola para quem vai fazer um pagamento: basta copiar o código referente ao QR Code que você recebeu da pessoa para quem vai pagar. Na hora de fazer o pagamento, é só informar esse código dentro da área Pix do seu aplicativo, em “Pagar” e “Pix Copia e Cola”. 

Como fazer recarga de celular usando o Pix?

Ainda não são todas as companhias de celular que oferecem essa forma de pagamento, por isso é necessário conferir com a sua. Mas, em geral, para recarregar seu celular usando esse meio de pagamento, basta seguir estes passos:

  • Acesse o site ou o app da sua operadora;
  • Selecione a opção de Recarga;
  • Escolha o valor desejado e confirme;
  • Digite o número do celular a ser recarregado;
  • Se necessário, informe o código de confirmação enviado por SMS;
  • Nas opções de pagamento, selecione Pix;
  • Um QR Code será gerado para que você pague usando a câmera do celular. Outra opção é pagar com o código do Pix Copia e Cola

Depois, basta seguir o fluxo de pagamento na instituição bancária onde você tem conta. 

Como usar o Pix em compras presenciais?

Sim, é possível pagar com Pix em uma compra presencial, direto no estabelecimento. Mas vale dizer que isso pode variar de acordo com o lojista.

Compras presenciais por Pix com QR Code

Uma das formas de pagar compras presenciais usando o Pix é por meio do QR Code. Para isso, o comerciante precisa ter o QR Code impresso em algum lugar do estabelecimento ou apresentá-lo na tela do celular. Depois, é só seguir os passos:

  1. Abra o app do seu banco ou instituição financeira;
  2. Acesse a área do Pix;
  3. Selecione a opção “Pagar”;
  4. Depois escolha a opção “Ler QR code”;
  5. Aponte a câmera do celular para o código;
  6. Insira o valor (se necessário), confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Compras presenciais por Pix com chaves ou dados da conta

Nesta opção, o comerciante só precisa informar a chave Pix da conta na qual ele quer receber o pagamento – ou, se preferir, passar os dados completos da conta, como nome, agência, número, CNPJ.

  1. Abra o app do seu banco ou instituição financeira;
  2. Acesse a área do Pix;
  3. Selecione a opção “Transferir”;
  4. Se necessário, insira o valor da compra;
  5. Insira a chave Pix do estabelecimento ou os dados da conta;
  6. Confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Como usar o Pix no auxílio emergencial 2021?

Quem recebe as parcelas do auxílio emergencial 2021 pode transferir o dinheiro da poupança social digital usando o Pix. Essa nova função, no entanto, não pode ser usada para transferências entre contas do beneficiário – apenas para fazer pagamentos ou enviar valores para contas de outras pessoas. Veja o passo a passo:

  1. Na tela principal do app Caixa Tem, selecione a opção “Pix”;
  2. Clique em “Pagar”;
  3. Escolha a opção que deseja - "Chave Pix”, “QR Code” ou "Dados bancários";
  4. Siga as orientações - lembrando que o Pix só pode ser usado para transferir o auxílio emergencial para contas de outras pessoas;
  5. Confira os dados da transação e, se estiver tudo certo, insira sua senha;
  6. Pronto! Seu pagamento foi efetuado.

Veja mais detalhes clicando aqui.

Como pagar a conta de luz com o Pix?

Por enquanto, isso é possível para quem é cliente das distribuidoras do grupo Energisa. O QR Code para pagar a conta de luz com Pix está incluído nas faturas físicas (em papel) e, para efetuar o pagamento, o consumidor deve abrir o aplicativo do seu banco e apontar a câmera do celular para o código.

Veja mais: 11 estados brasileiros poderão pagar conta de energia com Pix

Quer saber mais sobre o Pix?

Tudo que você pode pagar usando o Pix

Micro e pequenas empresas já podem pagar Simples Nacional com Pix

Pix Cobrança para pagamentos futuros e Pix Agendado: como vão funcionar?

Novidades no Pix: Banco Central anuncia QR Code do pagador e outras funções para 2021

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.