No dia 1 de fevereiro de 2021, o Banco Central deu início à implementação do Open Banking – também chamado de Open Finance – no Brasil. O sistema tem como objetivo oferecer mais opções para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser.
Abaixo, entenda o que isso significa.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.O que é Open Banking?
Na tradução literal, open banking significa “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. Mas o que isso quer dizer, na prática?
Imagine todo o histórico de crédito que você construiu ao longo do tempo com um banco ou instituição financeira – as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos, perfil de gastos…
Hoje, se você quiser mudar de banco, essas informações ficam presas – uma instituição não passa esse histórico para a outra. Seu relacionamento precisa começar do zero, criando mais dificuldades para conseguir acesso a crédito e outros serviços, por exemplo.
Com o Open Banking, o cliente consegue pegar todas as suas informações e levá-las para onde quiser, sem ter que começar do zero com uma nova instituição.
Leia também: O que é Open Banking, o sistema que pode mudar o mercado financeiro
Quais as vantagens do Open Banking?
Entre os benefícios do sistema, estão:
- Mais liberdade e autonomia para os clientes: hoje, a burocracia interna das instituições é uma barreira enorme na hora de tentar mudar de banco. E quanto maior o tempo de relacionamento com uma instituição, mais informações ela tem a respeito do cliente. Ao migrar, pelo menos parte dessas informações se perde. Com o Open Banking, o cliente não fica preso a esse sistema.
- Menos custos: o sistema é muito mais integrado, permitindo cortar intermediários e tornar processos mais rápidos e baratos.
- Mais competição: o Open Banking reduz a barreira de entrada para novos serviços e produtos, criando um ambiente mais competitivo e com mais opções para o consumidor. Afinal, se fica mais fácil para uma pessoa trocar de banco, as instituições terão que trabalhar melhor para manter seus clientes satisfeitos.
Como vai funcionar o Open Banking no Brasil?
No Brasil, o cronograma de 2021 foi dividido em 4 etapas, de acordo com o Banco Central.
- Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1º de fevereiro. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes.
- Fase 2: Na segunda fase, que começou no dia 13 de agosto, clientes começaram a poder compartilhar com as instituições seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços de suas contas. Tudo isso acontece somente com a autorização da pessoa.
- Fase 3: Na terceira fase, que teve início em 29 de outubro, passou a ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Clientes podem ter acesso a serviços como pagamentos por um aplicativo de mensagem, por exemplo.
- Fase 4: Na quarta fase, que teve início em 15 de dezembro, será possível o compartilhamento de produtos e serviços de seguros, investimentos, câmbio, entre outros, disponibilizados pelas instituições participantes.
Ainda há um cronograma previsto para 2022, quando deve acontecer a liberação gradual de outras funcionalidades. Veja as datas:
- 15 de fevereiro de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento com TED e transferência entre contas na mesma instituição;
- 4 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização;
- 11 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;
- 18 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a operações de câmbio;
- 25 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento;
- 30 de junho de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento de boletos;
- 30 de setembro de 2022: Possibilidade de iniciação de pagamentos com débito em conta.
Leia mais sobre Open Banking:
Compartilhamento de dados do Open Banking: o que isso significa?
O que são dados e por que eles são importantes?
Quais devem ser os pilares do Open Banking no Brasil?
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