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Entenda a 4a fase do Open Banking, que começa hoje, 15 de dezembro, de forma gradual

A etapa irá acontecer gradativamente, de acordo com o Banco Central, para que as instituições tenham mais tempo de se preparar. Veja como fica o cronograma de implementação do Open Banking (ou Open Finance) no Brasil.
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A quarta fase do Open Banking (também chamado de Open Finance), tem início nesta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021, porém, irá acontecer de forma gradual. A alteração no cronograma foi anunciada pelo Banco Central para que as instituições participantes estejam prontas para implementar os processos necessários desta etapa.

Open Banking quer dizer “banco aberto”, ou “sistema bancário aberto”. Seu objetivo é oferecer mais opções para consumidores e permitir que as pessoas tenham liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiserem. E, assim, escolher entre os melhores serviços, condições de crédito e ofertas personalizadas, sem precisar começar um relacionamento do zero com uma nova instituição.

Em 24 de maio, foi anunciado que diversos tipos de instituições financeiras fariam parte desse processo, como corretoras, companhias de câmbio e fundos de previdência, o que levou o mercado a se referir ao Open Banking também como Open Finance.

Saiba tudo sobre Open Banking

https://www.youtube.com/watch?v=ZRq9j-Sb368

Neste 15 de dezembro de 2021, as instituições participantes devem iniciar o processo de certificação das APIs dos produtos que serão compartilhados, com objetivo de garantir a qualidade e adoção às especificações. 

Como fica o cronograma completo para o Open Banking no Brasil?

O cronograma do Open Banking (ou Open Finance) de 2021 ficou dividido em quatro etapas, de acordo com o Banco Central.

  • Fase 1: A primeira fase teve início no dia 1º de fevereiro. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes. 
  • Fase 2:  Na segunda fase, que começou no dia 13 de agosto, clientes começaram a poder compartilhar com as instituições seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços de suas contas. Tudo isso acontece somente com a autorização da pessoa.
  • Fase 3: Na terceira fase, que teve início em 29 de outubro, passou a ser possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco via Pix. Clientes podem ter acesso a serviços como pagamentos por um aplicativo de mensagem, por exemplo.
  • Fase 4: Na quarta fase, que tem início neste 15 de dezembro, será possível o compartilhamento de produtos e serviços de seguros, investimentos, câmbio, entre outros, disponibilizados pelas instituições participantes.

Ainda há um cronograma previsto para 2022, quando haverá a liberação gradual de outras funcionalidades. Confira as datas:

  • 15 de fevereiro de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento com TED e transferência entre contas na mesma instituição;
  • 4 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a seguros, previdência complementar aberta e capitalização; 
  • 11 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a serviços de credenciamento em arranjos de pagamento;
  • 18 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados referentes a operações de câmbio;
  • 25 de março de 2022: Início do compartilhamento de dados de contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento;
  • 30 de junho de 2022: Possibilidade de iniciação em pagamento de boletos;
  • 30 de setembro de 2022: Possibilidade de iniciação de pagamentos com débito em conta.

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