Pular navegação

Como organizar as finanças depois dos gastos do Carnaval?

A ressaca dos gastos do Carnaval bateu no seu bolso? Confira alguns passos simples para organizar as finanças e manter a conta no azul pelo resto do ano.

Imagem de uma mulher vestindi um top feito de notas de 5 reais gigantes. Ela também usa brincos vermelhos, meia calça rosa e um acessório na cabeça feito com as mesmas notas, e segura um estandarte escrito "Bloco da fatura desvairada".

Por mais que seja triste admitir, todo Carnaval tem seu fim – e, para muita gente, é só depois dos quatro dias de folia que o ano começa de vez. O feriado também costuma ser um bom motivo para fazer uns gastos de Carnaval além da conta e bagunçar o orçamento. 

Se isso aconteceu com você, não se desespere: ainda há tempo de sobra para se organizar. Confira, abaixo, cinco dicas para saber por onde começar. 

1. Encare os gastos do Carnaval de frente

Falar de dinheiro é um mega tabu, e essa dificuldade em tocar no assunto impede muita gente de olhar para o próprio bolso com sinceridade. Por isso, o primeiro passo para começar a se organizar é entender como anda sua vida financeira, qual é o tamanho do problema dos gastos do Carnaval e traçar um plano de recuperação. 

https://www.youtube.com/watch?v=e5-sPPzg1Bo

Se durante o Carnaval você gastou além da conta, por exemplo, não sinta vergonha nem culpa por isso: a questão não é perder as rédeas do controle financeiro uma vez ou outra, mas sim deixar a situação se transformar em uma bola de neve.

2. Anote tudo

Seja com papel e caneta ou com uma planilha ou app, o importante é que você monitore seus gastos do Carnaval de perto para ter um controle sobre todo o dinheiro que entra e sai da sua conta. 

No seu plano de recuperação do Carnaval, anote quais foram as saídas mais recentes e quais serão as próximas entradas para garantir que nenhum boleto ou dívida gerado pela folia fique descoberto. Você também pode traçar um objetivo de curto prazo e encontrar formas de conseguir uma renda extra para sair das dívidas mais rapidamente. 

Também é importante montar um fluxo de caixa pessoal, categorizando cada área da sua vida financeira para ter certeza de que não vai se esquecer de nenhum compromisso.

Se enrolou nas contas? Saiba como simular e contratar um empréstimo do Nubank

3. Aperte os cintos

Depois de ter clareza sobre o seu momento e o que precisa ser feito para alcançar seu objetivo de recuperação, o terceiro passo é se controlar para reduzir gastos: entenda quais excessos podem ser cortados e o que não faz mais sentido manter na sua rotina financeira durante o período de retomada dos gastos do Carnaval. 

Este pode ser um bom momento para revisar seus gastos com apps de transporte e comida e limitá-los, por exemplo. Verifique também quais são as assinaturas que você tem no seu cartão de crédito e outros gastos que podem estar escondidos na sua fatura

Pode parecer chato precisar controlar tudo tão de perto, mas encare esse período como algo temporário: com organização e planejamento, você não precisa cortar tudo aquilo que te dá prazer, mas sim elencar prioridades e saber qual é o momento certo para se mimar

Se você não sabe como economizar, aqui vão sete dicas que você pode testar – e uma delas com certeza vai fazer sentido para a sua vida financeira. 

4. Monte uma reserva de emergência

Reserva de emergência é a palavra chave para te ajudar em momentos de apuro financeiro. Depois de passar tudo a limpo, o ideal é que você crie uma reserva financeira que estará à sua disposição sempre que algo inesperado aparecer no caminho. 

Muitos planejadores financeiros indicam que o ideal é ter pelo menos três meses de salário guardados com você para cobrir eventuais emergências, mas só você é capaz de saber qual montante é necessário para não abrir mão do seu estilo de vida.

Lembre-se também de que não existe um valor exato para começar: se o único dinheiro que você consegue guardar por mês é R$ 20, por exemplo, dê o primeiro passo até que o ato de guardá-lo se transforme em algo presente na sua rotina. Com o tempo, você pode reajustar esse valor.

https://www.youtube.com/watch?v=-JIaTQUO0rc

Se você já tiver uma reserva de emergência e precisar usá-la para cobrir os gastos do Carnaval, o plano é para começar a reconstruí-la.

Onde guardar minha reserva de emergência no Nubank?

5. Planeje os gastos do Carnaval do ano que vem

Muitas dívidas costumam nascer do imprevisto – e se você deixou o seu planejamento carnavalesco para a última hora, deve ter pago mais caro em quase tudo o que comprou. A dica de ouro para fazer os seus desejos caberem no orçamento é organização: eventos programados, como o Carnaval, podem ser planejados com antecedência. 

Se, para o próximo ano, o seu desejo é aproveitar o feriado para viajar, por exemplo, comece a se organizar para isso agora. Pesquise um destino, entenda quais serão os custos com hospedagem, deslocamento, passeios e quanto dinheiro você quer ter disponível no período em que estará viajando para cobrir todos ou a maior parte dos seus gastos do Carnaval. Começando agora, você evita surpresas e já entra na festa com tudo pago.

Uma dica para guardar esse dinheiro é usar as Caixinhas do Nubank. Você pode deixar o valor separado e rendendo ao longo do ano. Confira, no vídeo abaixo, como as Caixinhas funcionam.

https://www.youtube.com/watch?v=wKoH7FEfeZE

Leia mais:

Segurança no Carnaval: como proteger seus pertences antes de sair de casa

Carnaval seguro: conheça as funções do Nubank que te ajudam passar a folia sem perrengue

Caiu em um golpe durante o Carnaval? Descubra o que fazer

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.