Pular navegação

Por que falar sobre dinheiro é mais difícil do que falar sobre sexo?

Vergonha é um dos motivos pra isso. Mas... precisa ser assim? No dia do sexo, 6/9, desmistificamos o grande tabu das conversas: o dinheiro.

Vergonha é um dos motivos pra isso. Mas... precisa ser assim? No dia do sexo, 6/9, desmistificamos o grande tabu das conversas: o dinheiro.

Se você acha que falar sobre sexo é um mega tabu, saiba que falar sobre dinheiro é ainda mais. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que ​​conversar sobre a situação do nosso bolso é mais difícil do que falar sobre sexo, morte, religião e política.

Ou seja: conversar sobre dinheiro é um tabu gigantesco. Desses que impedem muita gente de encarar problemas, pedir ajuda e ganhar mais confiança na hora de lidar com as finanças pessoais.

Afinal, por que é tão difícil abordar temas financeiros até mesmo com quem temos a liberdade de conversar sobre (quase) tudo?

Primeiro problema: nem pensar naquilo!

Sabia que metade dos brasileiros evita sequer pensar sobre dinheiro? Os dados são de um estudo realizado pelo Datafolha com a consultoria Box1824. Já a outra metade só conversa sobre isso de maneira bem superficial: 60% das pessoas nunca falam quanto ganham de salário, por exemplo.

Ou seja, se pensar sobre o próprio dinheiro já é difícil, imagina conversar com outras pessoas sobre isso?

E tem outro fator que torna essa conversa ainda mais dura: o medo. Em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 39% dos entrevistados disseram que adiaram decisões financeiras pelo medo de encarar o orçamento.

Isso significa que, apesar do dinheiro fazer parte da nossa vida, existem diversos fatores (visíveis e invisíveis) que impedem as pessoas de falar sobre ele – e, consequentemente, cuidar das próprias finanças.

Não dividir com parceiros

Você já conversou sobre dinheiro com a pessoa com quem você divide a vida? Se a resposta for "não", saiba que milhões de brasileiros também estão nessa situação: apenas 44% dos casais têm esse tipo de intimidade em casa, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

O problema é que a vergonha ou falta de hábito para falar sobre finanças não diminui a importância do tema em um relacionamento. E deixar de fazer isso pode prejudicar a relação: 48% dos brasileiros casados brigam justamente por causa de dinheiro, segundo a pesquisa do SPC/CNDL.

Ansiedade e saúde mental

Quando o assunto é dinheiro, outra variável que pesa bastante é a ansiedade: 46% das pessoas entrevistadas na pesquisa do Instituto Locomotiva afirmaram ter ansiedade em relação à própria situação financeira.

E isso se reflete na forma como essas pessoas lidam com o próprio dinheiro: 21% delas, por exemplo, afirmaram que a ansiedade as impediu de abrir boletos e extratos.

Então já viu: como é difícil olhar para as próprias finanças, fica mais fácil perder o controle sobre o orçamento. Se isso acontecer, muita gente vai tentar resolver tudo sozinho porque falar sobre dinheiro é um tabu enorme. Mas passar por isso sem ajuda é uma barra ainda maior, o que vai tornando a situação cada vez mais incontrolável. 

Por isso, falar sobre dinheiro é tão importante

Tá, não precisa ser radical e sair por aí contando para as pessoas quanto você ganha, mas pode fazer muita diferença conversar sobre dinheiro com amigos e familiares – assim como você conta uma ou outra coisa do que faz entre quatro paredes. 

Três entre dez brasileiros, por exemplo, não sabem quanto seus parceiros ganham, segundo o SPC Brasil. Como é possível planejar o pagamento dos boletos da casa se vocês não sabem, juntos, a renda da família?

Conversar mais abertamente sobre dinheiro é também uma forma de comparar experiências, descobrir o que deu certo na vida de outras pessoas e como aplicar nas suas próprias. Pode ser sobre salário, mas também sobre como organizar contas, pagar dívidas, investir

Ou até mesmo dividir o peso da dor de problemas financeiros. Pessoas endividadas, por exemplo, declaram com frequência se sentirem envergonhadas.

Mas 70% das famílias brasileiras têm alguma dívida hoje. Será que falar mais sobre isso não tiraria parte da angústia e do estigma sobre esse assunto?

Então como começar a falar sobre dinheiro?

Uma forma de fazer isso é puxar um assunto financeiro com alguém em quem você confie. Você pode perguntar, por exemplo, se a pessoa indica um formato de planejamento mensal das contas. Ou pode falar que está pensando em pedir um aumento no trabalho, mas não sabe como e queria dicas.

Independentemente de como você vai fazer isso, o importante é introduzir o assunto e começar aos poucos a alimentar esse hábito. Afinal, ao deixar de falar sobre dinheiro com as pessoas próximas, todo mundo perde a oportunidade de construir uma relação melhor com o próprio dinheiro.

Por isso, deixe o tabu de lado por um momento e comece a conversa sem vergonha.

Leia mais:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.