Pular navegação

Como fazer transferências pelo Pix? Conheça 4 formas diferentes

Com o Pix, as transações podem ser feitas 24 horas por dia, 7 dias da semana. Conheça as diferentes maneiras de fazer transferências pelo Pix.

trasferência pelo pix: Ilustração de uma nota de 100 reais dentro de uma tela de celular. Uma mão estica o dedo para tocar nela.

O Pix, meio de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central no final de 2020, permite que as pessoas façam transferências e pagamentos de forma totalmente digital, a qualquer momento e dia – ele está disponível 24h por dia, durante os 7 dias da semana.

No entanto, na hora de transferir, é normal surgirem dúvidas. Existem algumas formas diferentes de fazer transferências pelo Pix. Entenda elas a seguir.

Transferências pelo Pix – o passo a passo

Na hora de fazer qualquer transferência pelo Pix é preciso escolher, primeiro, qual tipo de transação você quer fazer. É possível fazer transferências informando uma chave, inserindo dados bancários, fazendo a leitura de QR Code ou usando a função "Pix copia e cola". Entenda cada uma delas a seguir.

1. Chave Pix

Uma das formas de fazer a transferência é informando a chave Pix –  uma espécie de "apelido" da conta de quem vai receber o pagamento. Essa chave pode ser o CPF; número de telefone; e-mail ou chave aleatória escolhida pelo destinatário.

Entenda tudo sobre as chaves Pix

2. Dados bancários

Se o banco de quem vai receber aceita pagamentos pelo Pix, você pode colocar os dados bancários (banco, número da agência e conta) e pessoais (nome completo e CPF) do recebedor, como se faz normalmente com TEDs e DOCs.

Esse é um caminho um pouco mais longo, porém tão válido quanto os outros.

3. QR Code

Outra forma de fazer transferências pelo Pix é por meio da leitura de um QR Code –  que pode incluir somente os dados de pagamento do recebedor ou, também, o valor a ser pago. 

A pessoa lê o QR code com a câmera de seu celular e termina a transação pelo app.

4."Pix copia e cola"

Com a função "Pix copia e cola", o pagamento por meio do QR Code fica ainda mais fácil: ela permite que o QR Code enviado a alguém para fazer o pagamento seja transformado em um link ou código.

Com o "Pix copia e cola" é possível fazer a leitura de um QR Code que está no seu próprio celular, como um printscreen, e não apenas na tela de alguém.

Veja mais sobre essa função aqui.

As chaves Pix são obrigatórias?

Não é obrigatório ter chaves cadastradas para enviar ou receber transferências pelo Pix  –  elas são opcionais e apenas facilitam na hora de pagar ou receber pagamentos.

Vale lembrar que todas as transferências do Pix podem ser feitas no aplicativo para smarthphone da sua instituição ou pelo internet banking.

No app do Nubank, é só acessar a área "Pix" na tela inicial do aplicativo e escolher "Transferir" para começar uma transferência.

Quer saber mais sobre o Pix? Leia também:

Tudo o que você pode pagar usando o Pix

Em dúvida sobre como receber pelo Pix? Veja tudo o que você precisa saber

Tem um negócio? Tire suas dúvidas sobre como receber pelo Pix

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.