Pular navegação

Chamada Verificada: conheça a ferramenta do Nubank que te ajuda a identificar uma ligação real do nosso time de atendimento

Agora, sempre que o time de atendimento do Nubank entrar em contato por telefone, você pode consultar no app se a ligação é mesmo legítima. Conheça a Chamada Verificada e confira dicas para se proteger do golpe da falsa central de atendimento.
Imagem padrão

O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro e, desde o começo, investir na segurança dos clientes sempre foi uma prioridade. Para combater o golpe da falsa central de atendimento e ajudá-los a identificar uma chamada real feita pelo time de atendimento do Nubank, criamos a ferramenta Chamada Verificada. 

Ela funciona como um identificador de chamadas. Sempre que o time de atendimento do Nubank entrar em contato com você por telefone, seja qual for o motivo, você poderá confirmar se a ligação é mesmo legítima na tela inicial do aplicativo.

Desse modo, você consegue ter certeza de que está mesmo falando com um atendente do Nubank ou de uma das empresas que prestam serviços para a gente. E se alguém tentar se passar pelo Nubank para te enganar, você pode simplesmente desligar a chamada. 

A novidade se soma a uma série de outras inovações exclusivas do Nubank criadas para a sua segurança, como o Modo Rua, a ferramenta que protege seu aplicativo sempre que você estiver fora de casa; o Alô Protegido, que bloqueia ligações que fraudam o número de telefone do Nubank; e o Me Roubaram, uma plataforma para registrar ocorrências de roubo, furto ou perda de celular e desconectar a conta do aparelho.

Clique aqui para conhecer todas as ferramentas de segurança do Nubank

Importante: a ferramenta Chamada Verificada não permite que o conteúdo das suas ligações de telefone sejam gravados ou ouvidos pelo Nubank, seguindo as regras da LGPD. Não se preocupe: os dados coletados são anonimizados, ou seja, qualquer informação que possa identificar uma pessoa é retirada. Assim, eles são utilizados apenas para melhorar a sua experiência e segurança dentro do aplicativo. 

Chamada Verificada: como reconhecer o atendimento do Nubank durante uma ligação?

Sabe quando você recebe uma chamada telefônica que parece ser do Nubank, mas não é? Agora, será possível conferir pelo aplicativo se a ligação é mesmo real com a Chamada Verificada.

Sempre que o time de atendimento do Nubank entrar em contato, aparecerá uma mensagem na tela inicial do app com os dados da ligação. Depois de atender a ligação, é só entrar no app e procurar pela mensagem.

Ao clicar na mensagem, é possível visualizar as informações abaixo: 

  • O nome da empresa (se é o Nubank ou se é uma das empresas parceiras que prestam serviços para o Nubank);
  • A data e hora da chamada;
  • O número do protocolo de atendimento. 

As informações estarão disponíveis da seguinte maneira:

Ou seja: se alguém tentar usar o nome do Nubank para aplicar o golpe da falsa central de atendimento, você terá uma confirmação em tempo real de que a chamada não é legítima. 

No vídeo abaixo, você confere mais dicas para identificar o golpe da falsa central de atendimento.

https://www.youtube.com/watch?v=oWEyif6kwWM

Além do app: aprenda a identificar outros sinais de um golpe

Além da Chamada Verificada do Nubank, existem outros sinais que podem te ajudar a identificar se um atendimento é legítimo ou não. Nestes casos, é importante se lembrar das coisas que o Nubank nunca te pediria. 

O Nubank nunca liga para confirmar transações suspeitas no cartão ou envia mensagens para solicitar que você compartilhe sua senha ou qualquer código de segurança. Também não pedimos para que os clientes realizem operações como baixar um app ou enviar um Pix para anular uma transação. O mesmo vale para pedidos de empréstimo sob a falsa alegação de que um empréstimo cancela o outro. Se alguém te pedir por isso, tome cuidado: é golpe.

Com essas dicas  em mente, você se protege de qualquer abordagem criminosa, mesmo que as formas de convencimento usadas pelos golpistas mudem. Preste bastante atenção aos sinais e, caso tenha dúvidas, entre em contato com o Nubank proativamente pelo chat do app ou telefone (4020 0185 e 0800 591 2117).

Como entrar em contato com o Nubank?

Como ativar a Chamada Verificada do Nubank no meu aplicativo?

Não é necessário realizar nenhuma operação para ativar a Chamada Verificada. Para usá-la, basta abrir o aplicativo durante uma chamada recebida, que a ferramenta irá identificar que se trata mesmo de um contato legítimo, feito pelo time de atendimento do Nubank.

Leia também:

Parece o Nubank, mas não é o Nubank: conheça nossas iniciativas de prevenção a golpes

Central de Proteção: tudo sobre as soluções de segurança para clientes Nubank Ultravioleta

Pack de Proteção do Nubank: as funções que deixam seu dinheiro mais seguro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.