Seja você um folião que se joga na avenida ou que prefere ficar no conforto do sofá, a qualquer momento pode surgir uma brecha para um golpe. Inclusive, o medo de ser vítima de um golpe no Carnaval afastou muita gente da folia em 2023.
Uma pesquisa do Serasa revelou que 74% dos brasileiros deixaram de participar de algum evento durante a última edição do Carnaval pensando na própria segurança ou na de objetos pessoais. Em época de feriado, é bem comum que criminosos se aproveitem de grandes aglomerações para aplicar crimes financeiros.
Lidar com uma situação de emergência como um golpe ou roubo não é nada fácil: além da sensação de culpa, existe uma série de pequenas burocracias que precisam ser enfrentadas para evitar que suas informações fiquem expostas por aí.
Se isso aconteceu com você durante o Carnaval, respire fundo: aqui vão algumas dicas sobre o que fazer em casos de golpes no Carnaval.
1. Registre um boletim de ocorrência
Registrar um boletim de ocorrência é o primeiro passo diante de uma situação de golpe, roubo ou furto. Hoje em dia, é possível fazer todo o processo pela internet, no site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Confira aqui como registrar um B.O na sua região.
Manter tudo registrado oficialmente junto à polícia é importante para ajudar a mapear e investigar criminosos que atuam na região e intensificar o combate a esses crimes. Tendo um B.O com você, será mais fácil reportar o crime à sua instituição financeira.
2. Avise sua instituição financeira e bloqueie sua conta
Notificar a instituição onde você possui uma conta ou outro serviço financeiro é o próximo passo – e essa dica vale para todo tipo de golpe ou crime financeiro. Se você foi vítima do golpe da maquininha de cartão, por exemplo, é importante avisá-los para fazer o bloqueio do cartão e sinalizar todas as compras que você não reconhece.
Em situações de golpe de Pix, você deve entrar em contato para pedir pelo bloqueio temporário e imediato da sua conta. Desse modo, ninguém poderá fazer transações com o seu dinheiro. Em alguns casos, dependendo do momento em que é feita a solicitação, é possível até reter a transferência indevida.
Como bloquear o cartão Nubank?
Se você for cliente do Nu, além de nos contatar por um dos canais de atendimento oficiais, você pode utilizar a plataforma Me Roubaram para bloquear o seu cartão e desvincular sua conta do celular em caso de roubo, furto ou perda. Com ela, você avisa o Nubank sobre o problema e recebe o suporte necessário para realizar o bloqueio o mais rápido possível.
Como usar o Me Roubaram Nubank?
Registrar um roubo de celular ou solicitar o bloqueio é simples. Confira o passo a passo.
- Entre no Me Roubaram;
- Digite o seu CPF e senha de acesso ao app (se você esqueceu sua senha, pode clicar em "Esqueci minha senha" para criar uma nova. Você receberá as instruções para recuperá-la);
- Depois do login, você deve informar o que aconteceu. Você pode reportar um roubo de celular, de cartão ou de ambos;
- Na sequência, você terá a opção de bloquear o cartão e desconectar a conta do aparelho imediatamente;
- Pronto: ao finalizar o processo, nossa equipe será informada e tomará as providências necessárias para te proteger.
Como bloquear o cartão do Nubank pelo app?
Em situações de golpe com o cartão, seja ele físico ou digital, é possível bloqueá-lo diretamente pelo app, caso o seu celular não tenha sido comprometido.
- Entre no seu app do Nubank;
- Procure por “Meus cartões” na tela inicial do app;
- Clique no seu cartão físico ou cartão virtual;
- Digite sua senha de quatro dígitos (ela é a mesma usada para autorizar seus pagamentos);
- Clique no botão “bloquear”. Na tela seguinte, clique em “bloquear” novamente.
Vale lembrar que esse é um bloqueio temporário, ou seja, você ainda poderá desbloqueá-lo se quiser – basta entrar no app novamente, repetir a operação e clicar no botão "desbloquear". Para cancelar o seu cartão físico definitivamente, o procedimento é parecido. Confira:
- Abra a tela inicial do app;
- Clique novamente em “Meus cartões”;
- Selecione o cartão físico;
- Clique em “Configurar”;
- Selecione a opção “Cartão perdido, roubado ou danificado”;
- Escolha o motivo correspondente;
- Confirme o endereço de entrega;
- Clique em “Pedir novo cartão” e confirme com sua senha de quatro dígitos.
Importante: mesmo após registrar uma ocorrência no Me Roubaram, ou solicitar o bloqueio pelo app, ainda será necessário entrar em contato com o time de atendimento do Nubank por e-mail ou telefone para informá-los sobre a sua situação. Estes atalhos vão proteger seus dados e seu dinheiro de um jeito mais rápido, mas depois de usá-los é recomendado que você procure pelo time para mais informações.
3. Mude suas senhas
Senhas são a porta de entrada para quase todos os ambientes virtuais. Por isso, é importante protegê-las e alterá-las depois de uma situação de emergência. Lembre-se também de nunca usar o mesmo padrão em todos os aplicativos, assim você evita que os seus dados fiquem vulneráveis de uma só vez.
Existem também alguns cuidados que você pode tomar para criar um novo padrão – clique aqui e descubra como criar uma senha forte.
4. Resete seu celular
Em casos de golpes com acesso remoto ou malwares que podem danificar os apps do seu celular, a recomendação é resetar o aparelho imediatamente. Essa é uma forma rápida de se proteger caso criminosos tenham instalado apps maliciosos no seu dispositivo sem que você tenha notado.
Uma outra dica para evitar a exposição dos seus dados é utilizar um programa de antivírus em todos os seus dispositivos. Também é importante que você mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado.
Meu celular foi roubado. O que fazer?
Em situações de roubo ou furto de celular, além de alguns dos passos listados acima, você também deve solicitar o bloqueio do seu aparelho e da sua linha telefônica junto à empresa que te presta esse serviço. Leia aqui para saber como fazer isso.
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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.