Pular navegação

Banco Central anuncia mudanças no Pix. Veja as novidades

O objetivo é trazer mecanismos extras de segurança para o Pix e outros meios de pagamentos digitais. Entenda.

Banco Central anuncia mudanças no Pix: no fundo cinza, colagem de cadeados e olhos organizados no meio de quadrados.

No dia 27 de agosto, o Banco Central anunciou mudanças no Pix para aumentar a segurança do meio de pagamentos instantâneos. Entre as novidades estão um limite menor de valor para transações feitas entre contas de pessoas físicas durante o período noturno (20h às 6h), e a possibilidade do usuário estabelecer um limite diferente para período diurno e noturno.

Lançado em novembro de 2020, o Pix caiu logo na graça dos brasileiros e se tornou o segundo meio de pagamentos preferido da população – atrás apenas do cartão de crédito e débito. Mas, com a popularidade do meio de pagamentos instantâneos, também aumentaram os números de fraudes, golpes e crimes envolvendo o Pix.

Vale reforçar que o Pix já é seguro e conta com diversos elementos de segurança, como limites para transações que podem ser estabelecidos pelos próprios usuários e possibilidade de rastrear as movimentações para auxiliar no combate a fraudes e a outros crimes.

Mas, para trazer mecanismos extras de segurança no Pix e em outros meios de pagamentos digitais, o Banco Central anunciou novas medidas. Algumas delas devem entrar em funcionamento até 4 de outubro de 2021, segundo resolução do dia 23 de setembro do Banco Central. Veja abaixo.

O que deve mudar no Pix, de acordo com o Banco Central?

Entre as mudanças anunciadas pelo Banco Central que impactam os usuários estão:

  • Limite de R$ 1.000 para operações entre pessoas físicas utilizando meios de pagamento de transferência no período noturno, das 20h às 6h, incluindo transferências entre contas de uma mesma instituição, Pix, DOC, boletos e liquidação de TEDs. Se quiser, o usuário poderá pedir para a instituição retirar esse limite, mudança que deve ser efetivada em no mínimo 24 horas;
  • Prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para a efetivação de pedido do usuário, feito por canal digital, para aumento de limites de transações com meios de pagamento (TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição, Pix e boleto), impedindo o aumento imediato em situação de risco;
  • Possibilidade dos clientes estabelecerem limites transacionais diferentes no Pix e outros arranjos de pagamento para os períodos diurno e noturno, permitindo limites menores durante a noite;
  • Funcionalidade que permita aos usuários cadastrar previamente contas que poderão receber transações acima dos limites estabelecidos, permitindo manter seus limites baixos para as demais transações;
  • Prazo mínimo de 24h para que o cadastramento prévio, por canal digital, de contas para receber Pix acima dos limites seja aprovado, impedindo o cadastramento imediato em situação de risco.

De acordo com resolução do Banco Central do dia 23 de setembro, as instituições participantes do Pix devem implementar essas mudanças até dia 4 de outubro de 2021.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.