Pular navegação

Ações do Nubank: como negociar e checar o valor?

O Nubank abriu seu capital em dezembro de 2021 e, desde então, nossas ações são negociadas na Bolsa de Nova York com BDRs no Brasil.

Foto de uma mulher loira virada de lado segurando um celular com a tela com um diamante (representando o pedacinho/ações do Nubank).

O Nubank nasceu, em 2013, para lutar contra a complexidade no sistema financeiro, facilitar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável o próprio dinheiro. Em dezembro de 2021, o Nubank entrou oficialmente na Bolsa de Valores, ou seja, tornou-se uma empresa de capital aberto, com ações e BDRs negociados no mercado financeiro. Pelo app, é possível comprar e vender ações do Nubank e de outras empresas ou fundos.

Abaixo, saiba o que são, onde negociar e como checar o valor das ações do Nubank.

O que são ações?

Uma ação é uma fração do capital social de uma empresa, ou seja, um pequeno pedacinho da companhia que pode ser negociado na Bolsa de Valores. Assim, quando você investe em ações, está basicamente comprando pedacinhos de um negócio. Em outras palavras, você se torna sócio ou acionista da empresa.

É importante dizer que ações são investimentos de renda variável. Essa categoria, como o próprio nome diz, não tem retorno previsível, pois o preço dos investimentos e o rendimento podem mudar em questões de horas. 

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como a Bolsa de Valores funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=TmylgeB7sNE

IPO do Nubank

IPO é a sigla para Initial Public Offering (ou oferta pública inicial, em português). De forma simplificada, é o processo para uma empresa entrar na Bolsa de Valores.

Isso significa que a empresa passa a ser uma companhia de capital aberto, com ações que podem ser compradas e vendidas por investidores. Quem compra ações (ou seja, investe) se torna sócio da empresa, ou seu acionista.

Em dezembro de 2021, o Nubank fez o seu IPO, ou seja, passou a ofertar parte do seu capital para novos investidores. Isso se deu por meio da venda de ações do Nubank e de um outro tipo de ativo, os BDRs.

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt, um certificado de depósito emitido e negociado no Brasil que representa ações de empresas listadas em Bolsas de outros países – como a NASDAQ e a NYSE, dos Estados Unidos. No caso do Nubank, as ações estão listadas na NYSE, uma das Bolsas mais importantes do mundo.

Onde são negociadas as ações do Nubank?

É possível comprar as ações do Nubank direto na Bolsa norte-americana. Atualmente, as ações são negociadas na NYSE, nos Estados Unidos, e os BDR (Brazilian Depositary Receipts) – que são certificados representativos de ações do Nubank – na B3, a Bolsa brasileira.

As ações do Nubank podem ser negociadas por meio de uma corretora, onde você possui uma conta.

Como comprar ações do Nubank pelo app do Nu?

Pelo app do Nubank, é possível comprar e vender BDRs que representam as ações do Nubank negociadas na Bolsa norte-americana. Confira o passo a passo.

  • Na tela inicial do aplicativo, vá até a aba de investimentos, representada pelo símbolo de cifrão ($) na parte inferior;
  • Você será direcionado ao teste de perfil de investidor. Clique em “continuar” e responda às perguntas das próximas telas;
  • Ao chegar no resultado, clique em “Começar a investir”;
  • Você verá uma lista com opções de investimentos de acordo com o seu perfil de investidor. Para investir em ações do Nubank, vá até a aba Bolsa de Valores;
  • Na sequência, você precisa atualizar seus dados de contato – é rapidinho, leva menos de um minuto; 
  • Se tudo estiver certo, e busque por "Nubank" no campo de busca e selecione o BDR do Nubank;
  • Clique em “Comprar” – você consegue fazer isso em dias úteis, das 10h às 17h. Caso esteja fora do horário, você pode agendar a compra para o próximo dia útil;
  • Insira o valor que você deseja investir e finalize o fluxo digitando a sua senha de 4 dígitos;
  • O app irá procurar o melhor valor de compra no mercado para o momento e comprar a quantidade de ativos disponíveis dentro do valor que você aplicou.

Nem sempre é possível comprar ações do Nubank com o valor exato que você enviou. Às vezes, a quantia será maior que o valor final da compra devido à oscilação de preço do ativo no mercado em tempo real (mas nunca menor). 

Assim, quando sobrar um dinheirinho no fim da negociação, devolvemos a diferença direto para a sua conta do Nubank

Como vender ações do Nubank pelo app do Nu?

  • Na tela inicial do app, vá até a aba de investimentos, representada pelo símbolo de cifrão ($);
  • Vá em “Bolsa de Valores”;
  • Em “Seus ativos”, escolha qual ativo que deseja vender – neste caso, o NUBR33;
  • Em seguida, clique em “Vender”;
  • Informe a quantidade de ações que deseja vender e clique no botão “Vender”. As vendas só podem ser realizadas em dias úteis, das 10h às 17h, mas também é possível agendar;
  • Confira as informações na tela de “Pedido de venda” e clique mais uma vez em “Vender”;
  • Para concluir a solicitação, digite a senha de 4 dígitos.

O prazo para sua negociação ser concluída pela Bolsa após a execução da ordem é de dois dias úteis, tanto na compra quanto na venda. Você pode acompanhar o andamento diretamente pelo app.

Como acompanhar o rendimento das ações do Nubank pelo app?

Você pode acompanhar todos os seus investimentos diretamente pelo app do Nubank. É só fazer assim:

  • Toque na área de “Investimentos”;
  • Em seguida escolha a opção “Bolsa de Valores”;
  • Depois, vá em “Seus ativos”;

Pronto! Ao clicar nesta última opção, você conseguirá visualizar os investimentos e informações como quantidade, valor aplicado e rendimentos.

Clique aqui e saiba como acompanhar o gráfico das ações do Nubank.

E se você quiser explorar os preços e variações das ações do Nu, é só clicar aqui.

O que eu preciso saber antes de investir nas ações no Nubank?

Antes de fazer qualquer investimento, é preciso conhecer bem as opções e o que faz sentido para o seu perfil de investidor, momento de vida e planos financeiros para o futuro. No caso de investimentos na Bolsa, incluindo ações, é muito importante que as pessoas saibam dos riscos e benefícios, e também tenham noção do potencial real de rendimentos no curto, médio e longo prazo.

https://www.youtube.com/watch?v=kg5ZVWICo04

Tenha em mente que não existe uma valorização garantida e que investir em ações pode gerar perda de parte ou de todo o valor investido. Por isso é também essencial definir quanto de suas economias você pode investir na Bolsa. 

Outra recomendação importante para quem tem interesse em investir em ações do Nubank é ler o prospecto da oferta e acompanhar os relatórios trimestrais que informam os resultados da empresa em que você pretende investir. Para conhecer os do Nubank, veja a página de relação com os investidores.

O programa de BDRs do Nubank mudou. Você encontra aqui informações relevantes caso tenha aceitado o pedacinho do Nu ou comprado BDRs.

Leia também:

Nubank chega a 90 milhões de clientes no Brasil

Nubank registra lucro recorde mais uma vez: conheça os resultados do 3º trimestre de 2023

Nubank conquista Selo RA1000 de excelência em atendimento ao cliente

Nubank é a quarta instituição financeira com mais clientes no Brasil

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.