O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do mercado financeiro. Mais do que transformar um sistema burocrático e com taxas abusivas, nossa missão desde o início foi pensar primeiro nas pessoas. E os resultados alcançados mostram que estamos no caminho certo. No 3º trimestre de 2023, o Nubank registrou lucro líquido de US$ 303 milhões – um aumento de 34% em relação ao trimestre anterior (em base neutra de câmbio).
Este foi o quinto trimestre consecutivo com lucro para a Nu Holdings (empresa controladora do grupo Nu, que inclui nossas operações no Brasil, México e Colômbia)1, demonstrando a solidez do nosso modelo de negócio, que combina crescimento e rentabilidade. Alcançamos uma receita trimestral recorde de US$ 2,1 bilhões e continuamos evoluindo em métricas importantes do negócio, como eficiência e receita média por cliente ativo.
Importante dizer que o Nubank atinge esse nível de lucratividade enquanto permanece como uma das empresas mais capitalizadas da América Latina. A Nu Holdings encerrou o 3º trimestre de 2023 com US$ 2,3 bilhões em excedente de fluxo de caixa, que podem ser aplicados na expansão do negócio nos mercados mais recentes. Já a nossa relação de empréstimos por depósitos é de 35%. Em outras palavras, para cada dólar emprestado, temos mais de três vezes esse valor em depósitos.
Fazemos questão de divulgar e explicar esses números por aqui, e não só nos nossos relatórios financeiros, porque buscamos acima de tudo ser transparentes com nossos clientes. Sabemos que as pessoas depositam sua confiança no Nubank, e estes resultados mostram nossa capacidade de desenvolver cada vez mais produtos e serviços.
Os resultados financeiros, operacionais e de negócio da Nu Holdings referentes ao 3º trimestre de 2023 foram divulgados ao mercado no dia 14 de novembro de 2023.
O relatório completo deste e dos trimestres anteriores está disponível no nosso site de Relações com Investidores. Confira, abaixo, mais informações sobre alguns dos principais resultados.
Metade da população adulta no Brasil é cliente Nubank
Em outubro de 2023, o Nubank chegou a 90 milhões de clientes, sendo 85 milhões deles no Brasil. Somos a quarta maior instituição financeira do país, de acordo com o Banco Central. Para se ter uma ideia, isso significa que metade da população adulta do país (51%) é cliente do Nubank.
Apenas no 3º trimestre, 5,4 milhões de pessoas começaram a usar os nossos produtos e serviços nos três países em que atuamos – em média, mais de 1,5 milhão por mês.
“O Nu está em uma trajetória ascendente notável, demonstrando sólido desempenho operacional, crescimento contínuo e lucratividade cada vez mais robusta.”
David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
O nosso portfólio também continua a crescer. Só em 2023, já lançamos mais de 40 produtos e serviços. Entre eles estão as opções de crédito com garantia, como a antecipação do saque-aniversário do FGTS e a oferta de NuConsignado para aposentados e pensionistas do INSS. Recentemente, também tivemos o lançamento do primeiro ETF que paga dividendos do Brasil, e ampliamos os benefícios para clientes Ultravioleta.
O percentual de engajamento entre os nossos clientes é outro destaque. A nossa taxa de atividade (número de clientes ativos mensais divididos pelo total de clientes em uma data específica) está em 82,8%.
Além disso, somos o relacionamento bancário principal da maioria dos nossos clientes ativos (59%) que estão com a gente há mais de um ano.
Nubank levou prêmio de Banco Digital do Ano em 2023
Os resultados positivos que o Nubank vem apresentando ao longo do ano superaram as expectativas do mercado e foram reconhecidos pela LatinFinance, que deu ao Nu o prêmio de Banco Digital do Ano de 2023 considerando os resultados do segundo trimestre deste ano. Esta é a terceira vez que o Nu leva o troféu.
No artigo publicado pela LatinFinance, chama a atenção de analistas do mercado a solidez do negócio do Nubank: "o banco registrou lucros de US$ 366,6 milhões nos seis meses até junho de 2023, superando todas as expectativas", comentam.
Em outro trecho, a LatinFinance destaca o aumento do nosso portfólio de crédito, a eficiência nos custos operacionais e o crescimento expressivo da nossa base de clientes como pontos positivos para esses resultados e para a escolha do Nubank como Banco Digital do Ano.
Clique aqui e leia mais sobre o prêmio da LatinFinance.
Entenda os principais resultados do Nubank
Saiba o que significam alguns dos nossos principais números no 3º trimestre de 2023.
Receita com novo recorde histórico: o Nubank alcançou uma receita trimestral de US$ 2,1 bilhões, um aumento de 53% em relação ao 3º trimestre de 2022 (em base neutra de câmbio), e um aumento de quatro vezes em apenas dois anos.
Lucro pela quinta vez seguida: o lucro trimestral foi de US$ 303 milhões, o maior valor já registrado pelo Nubank. Foi o quinto trimestre consecutivo de lucro (excluindo os efeitos do cancelamento do CSA do 4º trimestre de 2022).
Receita mensal por cliente: o nosso ARPAC (sigla em inglês para Receita Média Mensal por Cliente Ativo) atingiu dois dígitos pela primeira vez, US$ 10,0. Essa métrica de negócio mostra quanto de receita, em média, cada cliente gera mensalmente para a companhia. Enquanto isso, no custo para servir cada cliente ficou praticamente o mesmo, abaixo de um dólar: US$ 0,9. Com isso, somos capazes de investir em expansão e gerar valor para todos os stakeholders.
Eficiência: os números mostram que somos uma das instituições mais eficientes da América Latina, com índice de eficiência de 35% – esse índice mostra as nossas despesas totais divididas pelas receitas. Quanto menor, melhor. Foi o sétimo trimestre de melhora consecutiva deste indicador.
Crescimento internacional: no México, a base de clientes do Nubank cresceu para 4,3 milhões, impulsionada pelo lançamento da Cuenta Nu, a versão mexicana da conta do Nubank. Na Colômbia, o número subiu para cerca de 800 mil clientes, que, assim como o México, deve ganhar um impulso com o lançamento próximo da Cuenta.
Capital e liquidez: ao mesmo tempo, estamos com mais de US$ 2 bilhões em excedente de fluxo de caixa na Nu Holdings, e uma razão de empréstimos por depósito de 35%. Isso significa que, para cada dólar emprestado, temos três vezes em depósitos. Tudo isso nos torna muito bem capitalizados e com ampla liquidez.
"Estamos alcançando esses fortes níveis de rentabilidade enquanto mantemos a qualidade de carteira alinhada às expectativas e continuamos a investir em nosso portfólio de produtos e expansão geográfica”, disse David Vélez.
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1Excluindo os efeitos do cancelamento do CSA do 4º trimestre de 2022.