Pular navegação

Qual a diferença entre ser sócio ou acionista de uma empresa?

Após comprar ações na Bolsa, o investidor passa a ser acionista da empresa, e muitas vezes também é chamado de sócio. Apesar de terem o mesmo conceito, há diferenças entre os termos? Entenda os detalhes e como funciona cada um.

sócio ou acionista

No mercado financeiro, os termos “sócio” ou "acionista" aparecem com frequência quando o assunto é ações, até mesmo possuem o mesmo conceito e são usados como sinônimos.

Mas, afinal, será que existe diferença entre eles? Entenda a seguir como esses termos funcionam na prática e o papel de cada um.

O que é acionista?

Quando você compra ações de uma empresa na Bolsa de Valores, torna-se um acionista dessa companhia. Existem três categorias de acionistas, com diferenças nos níveis de vantagens e influência:

Acionista controlador

É o responsável pelo controle da empresa. O acionista controlador é quem tem a quantidade de votos nos órgãos da empresa para tomar as decisões importantes no seu funcionamento.

Acionista majoritário

A segunda classificação de acionista é voltada para o investidor que possui mais da metade das ações de uma companhia. Ele também pode ter forte influência em decisões importantes. 

Acionista minoritário

Por último, a classificação que engloba a maior porcentagem de investidores. Os acionistas minoritários têm uma participação menor da empresa e não são nem controladores, nem majoritários.

Ainda assim, alguns direitos dos acionistas são protegidos e os minoritários têm o direito de participar dos lucros da sociedade e acompanhar os resultados da empresa, e podem também ter direito a voto em algumas assembleias, dependendo do tipo de ação.

Por isso, o acionista também é sócio da companhia. Ele se torna dono de uma pequena parcela da empresa, adquirida quando comprou uma ou mais ações.

Saiba mais sobre o que é um acionista.

No mercado financeiro, qual a diferença entre ser sócio ou acionista?

Os sócios das empresas são conhecidos por serem donos de uma parte do negócio ou até mesmo proprietários da companhia. 

Você deve estar se perguntando: mas os acionistas também são donos de pequenos pedaços da empresa, certo?

A resposta é simples: sim.

Os acionistas compram ações de empresas classificadas como Sociedades Anônimas (S.A). que têm o seu Capital Aberto na Bolsa de Valores. Assim, o acionista pode participar da distribuição dos dividendos e, dependendo do tipo de ação comprada, pode participar de algumas decisões da empresa.

Existem outros tipos de empresas que não têm suas ações negociadas na Bolsa de Valores, como as Sociedades Anônimas de capital fechado e as Sociedades Limitadas. Nesses casos, os sócios colocam o capital diretamente na empresa, sem passar pela Bolsa de Valores. 

Além disso, existem algumas outras diferenças entre S.A.s e Ltdas, como:

- Leis e regulamentações

As empresas LTDA são regidas pelo Código Civil Brasileiro e são, no geral, mais simples que as S/A . Já a Sociedade Anônima possui uma lei própria. A Lei 6.404/76 (também conhecida como Lei das Sociedades Anônimas) que explica como as S/A devem funcionar.

- Responsabilidade

As empresas LTDA têm esse nome porque, como regra, a responsabilidade dos seus sócios é limitada ao valor das suas cotas. Nas Sociedades Anônimas, a responsabilidade dos sócios é limitada ao preço de emissão das ações que foram adquiridas.

- Administração

As LTDAs possuem administradores e gestores próprios definidos internamente no seu contrato social, ou seja, não possuem um fim predeterminado para o exercício da profissão. No caso das empresas S.A., as decisões são tomadas por uma diretoria e, além desse órgão, a empresa pode ter outros, como o conselho de administração e o conselho fiscal.

Para conhecer mais diferenças entre Sociedade Anônima de Capital Aberto (SA) e Sociedade Limitada (LTDA). Leia:

Sociedade Anônima: o que é

O que significa uma empresa LTDA?

Afinal, é sócio ou acionista?

Para resumir, os acionistas também são chamados de sócios das empresas.

Se para as Sociedades Anônimas de capital aberto, o acionista pode comprar suas ações em Bolsa, isso não acontece para as Sociedades Anônimas de capital fechado e para as Sociedades Limitadas.

Mas podemos chamar de sócio quem tem participação em qualquer tipo de sociedade, seja anônima ou limitada

Importante: ações são investimentos de renda variável com alto risco e volatilidade. Por isso, antes de começar, é preciso conhecer bem seu perfil de investidor. As corretoras de valores aplicam um teste para identificar esse perfil, e sempre indicam se um investimento é adequado ou não para você.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.