Complete abaixo para pedir sua conta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Carnaval sem perrengue: ...

Carnaval sem perrengue: o que fazer para deixar seu celular mais seguro

Garantir que seus dados, informações e serviços estão seguros é muito importante no dia a dia, mas ainda mais no Carnaval. Veja funções simples para ativar antes de ir pro bloco.

A gente sabe que não dá pra perder o Carnaval – afinal, é só uma vez por ano que temos alguns dias para curtir blocos de rua e festas como se não tivesse amanhã. Mas não dá para deixar de lado um ponto importante no dia a dia e que, nessa data, se torna ainda mais relevante: a segurança

Em 2018, mais de 2 mil boletins de ocorrência de furto de celular foram registrados nos cinco dias de Carnaval. Por isso, garantir que seu dispositivo, todos os dados e informações que ele carrega estão seguros é muito importante. 

Abaixo, você encontra algumas dicas e medidas de segurança que já pode colocar em prática:

Ative a senha de bloqueio

Seja uma senha, autenticação biométrica ou facial, é muito importante que seu celular exija alguma “chave” para ser desbloqueado. Preferencialmente, alguma que só você tenha acesso e conheça. Esse é o primeiro passo para proteger seus dados, informações e dispositivo no geral.

Diminua o tempo do bloqueio automático

A grande maioria dos smartphones tem a função de bloqueio automático – depois de alguns segundos sem mexer no celular, a tela é bloqueada automaticamente. Uma dica é configurar seu celular para que ele fique o menor tempo possível desbloqueado; assim, você evita que outras pessoas consigam acessar seu dispositivo. 

Cuidado com as senhas

Idealmente, nenhuma senha deve ser repetida – você deve usar uma para o celular, uma para suas redes sociais, uma para seu banco, e assim em diante. Por um único motivo: se você usa uma mesma senha e ela é descoberta, fica fácil ter acesso a cada informação de seu dispositivo.

Outra dica em relação às senhas é de estabelecer uma extra para acessar todo e qualquer aplicativo do seu celular, mesmo o WhatsApp. Essa é uma camada extra de segurança que você cria.

Por fim, o mais importante é não deixar nenhuma senha anotada em seu dispositivo, seja no bloco de notas ou qualquer outro aplicativo. Isso dá abertura para que criminosos se passem por você e autentifiquem serviços, dificultando que a situação se resolva rapidamente.

Geolocalização ativada

É comum que as pessoas desativem o serviço de geolocalização do celular no dia a dia para economizar bateria, mas essa ferramenta pode ser útil em caso de roubo. Com a geolocalização ativada, caso você perca seu celular ou ele seja furtado, fica mais fácil encontrá-lo através de serviços como o Encontre meu iPhone, de dispositivos iOS, e Encontre meu Android – não só encontrá-lo, mas também bloqueá-lo.

Desative a prévia de mensagens

Em alguns aplicativos, a configuração padrão é de mostrar uma prévia das mensagens recebidas nas notificações de sua chegada. Com isso, qualquer pessoa que estiver com seu celular pode ler as mensagens recebidas.

Uma boa prática para proteger seus dados e a privacidade de seu dispositivo é desativar essa função em todos os aplicativos de mensagem e redes sociais que você usar.

Desative a função autofill

Por mais que a função de preenchimento automático de senha, ou autofill, seja prática, ela pode comprometer a segurança de alguns serviços e redes sociais que você possui no seu celular. Afinal, ela permite que outras pessoas consigam fazer o login em seus perfis e serviços.

Por isso, desativar essa função pode criar uma camada de segurança a mais em seu dispositivo.

Faça backup de todos os dados e fotos antes de ir pro bloco

Garanta que todos os dados mais importantes e fotos do seu celular estão constantemente armazenados em algum serviço de nuvem ou dispositivo seguro. Assim, caso seu celular seja furtado, você não precisa se preocupar em perdê-los na hora de bloquear o dispositivo. 

Perdi meu celular, e agora?

Além de cuidar da segurança de seu celular, é importante saber o que fazer caso você seja roubado ou furtado. Aqui você confere as principais dicas e medidas que deve seguir.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post