Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Portabilidade de salári...

Portabilidade de salário: tudo que você precisa saber

O que é a portabilidade de salário, quem pode fazê-la e como funciona esse recurso - tire todas as suas dúvidas aqui.

É muito comum que, ao começar um novo emprego, seja necessário abrir uma conta-salário em um novo banco – normalmente, aquele do qual a empresa empregadora é parceira.  

A conta-salário nada mais é do que uma conta aberta por iniciativa do empregador para efetuar o pagamento de salários. Não se trata de uma conta-corrente – nela, o funcionário pode receber somente depósitos do empregador.

Mas, graças à portabilidade de salário, não é necessário receber o pagamento obrigatoriamente neste banco: desde julho de 2018, o brasileiro tem liberdade para escolher onde receber seu salário.

O que é a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário é o processo que permite a funcionários de empresas públicas ou privadas escolher o banco em que desejam receber seu salário.

Salários, proventos e recursos do cliente são transferidos da instituição onde possui a conta-salário para uma conta-destino na instituição desejada. No dia do pagamento, é nela que o salário será depositado.

Vale ressaltar:

  • A conta-salário é a conta aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários e não tem nenhum custo para o empregado;
  • A portabilidade pode ser feita para uma conta-corrente ou conta de meios de pagamentos, como a NuConta.
  • Com a portabilidade, a conta-salário continua existindo, mas os depósitos feitos nela pela empresa são transferidos automaticamente para a conta-destino

Essa transferência de recursos é automática, pode acontecer pelo período que o cliente desejar e não tem nenhum custo – os bancos não podem cobrar por ela.

Na teoria, a portabilidade de salário funciona de maneira semelhante às transferências feitas entre contas de diferentes instituições, mas de forma gratuita. As TEDs e DOCs normalmente têm um custo para o cliente.

Como fazer a portabilidade de salário?

Antes de entender como funciona a portabilidade de salário, é importante saber como funciona o pagamento de salário.

Quando uma pessoa é contratada por uma empresa, ela geralmente precisa abrir uma conta-salário na instituição parceira da empregadora para que sejam feitos os pagamentos de salários, férias, entre outras remunerações – na maioria das vezes, é a empregadora que abre essa conta.

É importante saber se a sua conta se encaixa nessa categoria: isso é essencial para poder fazer a portabilidade de salário.

A portabilidade de salário existe para que o empregado possa, mesmo tendo uma conta-salário de outra instituição, receber na conta de depósitos que já utiliza ou em outro banco.

Desde julho de 2018, a portabilidade de salário pode ser solicitada à instituição onde o trabalhador deseja receber seus pagamentos ou ao banco onde possui uma conta-salário. Antes, a solicitação deveria ser feita exclusivamente à instituição onde ele possui conta-salário.

O pedido de portabilidade pode ser feito por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições, tais como e-mail, aplicativo ou internet banking. No caso do Nubank, a portabilidade de salário para nossa NuConta pode ser solicitada no nosso próprio aplicativo. O processo de transferência, depois que você realiza o pedido pelo app, leva até dez dias.

Quem pode fazer a portabilidade de salário?

Funcionários de empresas privadas ou públicas que tenham uma conta-salário. Quem recebe em conta-corrente, por exemplo, não consegue fazer a portabilidade de salário.

O que é necessário para fazer a portabilidade de salário?

Na solicitação é necessário informar o CNPJ da companhia e o banco no qual a pessoa tem a conta-salário.

É importante ter estes dados em mãos antes de solicitar a portabilidade – se você informar algum deles incorretamente, o processo de transferência de recursos pode ficar mais demorado.

Onde conseguir essas informações?

As informações referentes à empresa em que você trabalha e a instituição em que você recebe seu salário podem ser encontradas em seu demonstrativo ou folha de pagamento – normalmente, tais dados estão no topo do documento, junto de suas informações pessoais.

Portabilidade de salário para a NuConta

Quando o Banco Central permitiu aos clientes solicitar a portabilidade de salário na instituição da conta-destino, permitiu também que a portabilidade fosse feita para contas de pagamentos além de contas-corrente.

Como assim?

Não era possível, por exemplo, pedir a portabilidade para a NuConta – que se encaixa na categoria de conta de pagamentos. Agora, é possível receber seu salário diretamente nela.

E por que receber seu salário na NuConta? Existem algumas vantagens:

  • Seu salário rende mais que a poupança desde o dia do pagamento;
  • Você pode, assim que recebê-lo, separar a quantia que deseja guardar na função Guardar dinheiro;
  • Usá-lo para pagar contas de água, luz e outros boletos;
  • Fazer TEDs ilimitadas e gratuitas para outras contas, sejam elas NuConta ou de outros bancos;
  • Se também for cliente do cartão Nubank, libera seu limite instantaneamente com o pagamento de fatura.

Não existe segredo em solicitar a portabilidade de salário para a NuConta:

  1. Dentro do painel NuConta, toque em Depositar e, em seguida, na opção Receber Salário;
  2. Digite o CNPJ da empresa em que trabalha – aperte Continuar;
  3. Insira o nome do banco onde a sua empresa processa folhas de pagamento;
  4. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank – e pronto. Você receberá um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 10 dias úteis, mandamos um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.

No vídeo a seguir, você confere como você faz isso em nosso aplicativo.

Gostou da NuConta?