Pular navegação

Portabilidade de salário: tudo que você precisa saber

O que é a portabilidade de salário, quem pode fazê-la e como funciona esse recurso – tire todas as suas dúvidas aqui.

Portabilidade de salário: colagem de uma aeronave sobre uma seta roxa.

É muito comum que, ao começar um novo emprego, seja necessário abrir uma conta-salário em um novo banco - normalmente, aquele do qual a empresa empregadora é parceira.  

A conta-salário nada mais é do que uma conta aberta por iniciativa do empregador para efetuar o pagamento de salários. Não se trata de uma conta-corrente - nela, o funcionário pode receber somente depósitos do empregador.

Mas, graças à portabilidade de salário, não é necessário receber o pagamento obrigatoriamente neste banco: desde julho de 2018, o brasileiro tem liberdade para escolher onde receber seu salário.

O que é portabilidade de salário?

A portabilidade de salário permite que funcionários de empresas públicas ou privadas escolham o banco em que queiram receber sua remuneração mensal. Dessa forma, salários, proventos e recursos são transferidos da instituição onde possui a conta-salário para a conta-destino desejada, não obrigando o trabalhador a utilizar os serviços do banco com o qual o empregador tem convênio. No dia do pagamento, é na conta escolhida que o dinheiro será depositado.

Vale ressaltar:

  • A conta-salário é a conta aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários e não tem nenhum custo para o empregado;
  • A portabilidade pode ser feita para uma conta-corrente ou conta de meios de pagamentos, como a conta do Nubank.
  • Com a portabilidade, a conta-salário continua existindo, mas os depósitos feitos nela pela empresa são transferidos automaticamente para a conta-destino

Essa transferência de recursos é automática, pode acontecer pelo período que o cliente desejar e não tem nenhum custo - os bancos não podem cobrar por ela.

Na teoria, a portabilidade de salário funciona de maneira semelhante às transferências feitas entre contas de diferentes instituições, mas de forma gratuita. As TEDs e DOCs normalmente têm um custo para o cliente.

https://www.youtube.com/watch?v=HZie-q7SxDU&t=2s

Como fazer a portabilidade de salário?

Antes de entender como funciona a portabilidade de salário, é importante saber como funciona o pagamento de salário.

Quando uma pessoa é contratada por uma empresa, ela geralmente precisa abrir uma conta-salário na instituição parceira da empregadora para que sejam feitos os pagamentos de salários, férias, entre outras remunerações - na maioria das vezes, é a empregadora que abre essa conta.

É importante saber se a sua conta se encaixa nessa categoria: isso é essencial para poder fazer a portabilidade de salário.

A portabilidade de salário existe para que o empregado possa, mesmo tendo uma conta-salário de outra instituição, receber na conta de depósitos que já utiliza ou em outro banco.

Desde julho de 2018, a portabilidade de salário pode ser solicitada à instituição onde o trabalhador deseja receber seus pagamentos ou ao banco onde possui uma conta-salário. Antes, a solicitação deveria ser feita exclusivamente à instituição onde ele possui conta-salário.

O pedido de portabilidade pode ser feito por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições, tais como e-mail, aplicativo ou internet banking. No caso do Nubank, a portabilidade de salário para nossa conta pode ser solicitada no nosso próprio aplicativo. O processo de transferência, depois que você realiza o pedido pelo app, leva até dez dias.

Quem pode fazer a portabilidade de salário?

Funcionários de empresas privadas ou públicas que tenham uma conta-salário. Quem recebe em conta-corrente, por exemplo, não consegue fazer a portabilidade de salário.

O que é necessário para fazer a portabilidade de salário?

Na solicitação é necessário informar o CNPJ da companhia, Razão Social da empresa e o banco no qual a pessoa tem a conta-salário.

É importante ter estes dados em mãos antes de solicitar a portabilidade - se você informar algum deles incorretamente, o processo de transferência de recursos pode ficar mais demorado.

Onde conseguir essas informações?

As informações referentes à empresa em que você trabalha e a instituição em que você recebe seu salário podem ser encontradas em seu demonstrativo ou folha de pagamento - normalmente, tais dados estão no topo do documento, junto de suas informações pessoais.

Portabilidade de salário para a conta do Nubank

Quando o Banco Central permitiu aos clientes solicitar a portabilidade de salário na instituição da conta-destino, permitiu também que a portabilidade fosse feita para contas de pagamentos além de contas-corrente.

Como assim?

Não era possível, por exemplo, pedir a portabilidade para a conta do Nubank – que se encaixa na categoria de conta de pagamentos. Agora, é possível receber seu salário diretamente nela.

E por que trazer o seu salário para a conta do Nubank? Existem algumas vantagens:

  • Rendimento de 100% do CDI: maior do que a poupança, mesmo com a cobrança de IR;
  • Guardar dinheiro por objetivos com a função Caixinhas. Assim, você separa esses valores do dinheiro da conta que você usa no dia a dia;
  • Pagar qualquer boleto, como os de contas de luz, água, telefone e até mesmo os de compras online;
  • Pagar a fatura do seu cartão Nubank com a sua conta e ter o limite liberado instantaneamente.

Tudo o que você precisa saber sobre a conta do Nubank

Não existe segredo em solicitar a portabilidade de salário para a conta do Nubank:

  • Dentro do painel da conta, toque em Depositar e, em seguida, na opção Receber salário, sem custo
  • Digite o CNPJ da empresa em que trabalha – aperte Continuar;
  • Digite o nome da empresa em que você trabalha
  • Insira o nome do banco onde a sua empresa deposita o seu salário atualmente e pronto. Você receberá um e-mail avisando que o pedido foi feito e, em até 10 dias úteis, mandamos um novo e-mail confirmando que a portabilidade foi concluída.
Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.