Pular navegação

Como monitorar os ganhos com dividendos e outros proventos de ações no aplicativo do Nubank?

Clientes que investem ou querem investir em ações que podem pagar proventos podem checar quanto os papéis já pagaram de dividendos e Juros Sobre Capital Próprio.

Mulher negra de cabelos cacheados e grisalhos sentada em um sofá e sorrindo, segurando com a mão esquerda um celular em direção a um homem negro, careca, com barba grisalha, sentado ao seu lado no chão, olhando para o rosto dela enquanto sorri e com uma pequena mesa de madeira a sua frente com um notebook.

Comprar ações que podem pagar proventos é uma estratégia de investimento que ajuda a rentabilizar os ganhos dos investidores. Monitorar esse tipo de ganho é fundamental, mas nem sempre o acompanhamento é simples ou transparente.  

Para o Nubank, oferecer uma experiência para acompanhar os seus ganhos com dividendos e Juros Sobre Capital Próprio de ações e BDRs é parte da nossa missão de acabar com a complexidade do sistema financeiro. 

Com o objetivo de facilitar a vida dos clientes que compram ações e BDRs pelo aplicativo do Nubank, e garantir que eles tenham todas as informações necessárias para tomar as melhores decisões de investimentos, criamos uma nova experiência para monitorar e acompanhar os ganhos com proventos. 

A mudança está sendo aplicada aos poucos para os nossos clientes. Mantenha o seu aplicativo atualizado. 

O que são dividendos? 

Os dividendos são parte do lucro das empresas listadas em Bolsa que são distribuídos aos investidores. No geral, as empresas que pagam dividendos costumam distribuir, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado. 

Mas, quando uma empresa não está gerando lucros, ela pode suspender esse pagamento aos investidores. 

O pagamento de dividendos pode ser mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual. Cada empresa determina as regras para essa distribuição do lucro. 

Cada investidor recebe dividendos proporcionais a quantidade de ações ou BDRs que ele tem em carteira. Por isso, quanto mais ações você tiver de uma empresa que paga dividendos, maior o valor que vai receber em dividendos. 

Este tipo de provento é isento de Imposto de Renda para pessoas físicas. 

O que são Juros Sobre Capital Próprio?

Conhecidos como JCP, os Juros Sobre Capital Próprio também são um pagamento a mais para o investidor. A diferença é que, enquanto o dividendo é a distribuição de parte do lucro, os Juros Sobre Capital Próprio é a distribuição de parte do patrimônio da companhia. 

E por que uma empresa distribuiria seu patrimônio? Em troca de benefícios fiscais, como desconto no Imposto de Renda que ela tem que pagar. Na prática, essa é uma maneira que as empresas encontram de pagar menos tributos. 

É importante reforçar, contudo, que assim como nem todas as empresas da Bolsa pagam dividendos, também nem todas pagam JCP.

O pagamento dos Juros sobre Capital Próprio é parecido com o dos dividendos: cada investidor recebe um valor proporcional à quantidade de ações que têm. 

https://www.youtube.com/watch?v=TmylgeB7sNE&t

Como monitorar os proventos de ações e BDRs no aplicativo do Nubank?

Para conseguir acessar a nova experiência, basta seguir os seguintes passos: 

  • Abra o aplicativo do Nubank; 
  • Selecione a aba planejamento, que é identificada com o símbolo do cifrão ($); 
  • Toque em "Investimentos", depois selecione "Investir";
  • Selecione "Bolsa de Valores";
  • Na tela, você escolhe o que quer monitorar: ações globais ou ações brasileiras;
  • O aplicativo vai apresentar todas as ações listadas na Bolsa de Valores. Nessa mesma tela, você acompanha o quanto uma ação pagou de proventos no último mês; 
  • Selecione uma ação que você tenha interesse. Além de informações como setor, tipo do ativo e o preço atual dele, você também tem a opção "Proventos";
  • Ao entrar em "Proventos", o investidor acompanha as seguintes informações: 

Tipo de proventos: se é dividendos, Juros Sobre Capital Próprio ou bonificação; 

Histórico de proventos pagos: quanto o ativo pagou de proventos nos últimos dois anos; 

Dividendo por ação: quanto a empresa pagou de dividendos por cada ação; 

Frequência do pagamento: se é mensal, trimestral, semestral ou anual; 

Último pagamento: quando aquele ativo pagou proventos pela última vez; 

Próximo pagamento estimado;

JCP por ação: quanto de Juros Sobre Capital Próprio determinada ação pagou ao investidor, a frequência e o próximo pagamento estimado. 

Com essas informações, o investidor consegue tomar uma melhor decisão de investimentos. Agora, veja como consultar os proventos das ações que já estão na sua carteira. 

Como consultar os seus dividendos no app do Nubank?

Para conseguir conferir os seus proventos, é só seguir este caminho no aplicativo: 

  • Selecione a aba planejamento, que é identificada com o símbolo do cifrão ($); 
  • Clique em "Bolsa de Valores";
  • Nessa tela, é possível encontrar todos os ativos que o investidor tem na carteira, o valor aplicado e o rendimento. Agora, com a nova experiência, também dá para acompanhar o valor total de proventos recebidos; 
  • Selecione uma ação que quer acompanhar; 
  • Clique em "Meus proventos"; 
  • Nessa tela, você vai conferir as seguintes informações: 

Quantidade de ações

Taxa de retorno anual (ou Dividend Yield): é a divisão entre o valor total de dividendos pagos em um ano e o preço atual do papel;

Histórico: mostra os valores de proventos pagos mês a mês.  

Por que ter uma carteira focada em dividendos? 

Os dividendos e os Juros Sobre Capital Próprio podem fazer parte de duas estratégias de investimentos diferentes: 

  • Para quem quer receber "renda extra" agora; 
  • Ou para quem quer receber essa renda passiva no longo prazo. 

Nos dois casos, o que os investidores esperam é receber uma renda extra agora ou usar esse dinheiro para reinvestir e acumular ainda mais patrimônio no longo prazo. 

Para ter uma carteira de dividendos que faça sentido para o perfil e objetivos de cada um, é importante avaliar alguns pontos antes de investir.  

1. Faça uma análise completa da empresa

O primeiro passo antes de investir em ações de uma companhia é pesquisar sobre ela. Afinal, ao comprar ações de uma empresa, você se torna sócio dela. E você não quer ser sócio de uma empresa sobre a qual pouco sabe, não é mesmo?  

Pesquise os resultados (que precisam ser publicados regularmente pelas organizações listadas na Bolsa de Valores), veja as notícias que saíram sobre a companhia e entenda os movimentos do mercado em que ela está. 

2. Conheça o histórico de pagamento de dividendos

Além de conhecer melhor a empresa, também é importante entender seu histórico de pagamento de dividendos. Ou seja, como e quanto ela pagou em anos anteriores.

Para começar, veja os últimos resultados. No aplicativo do Nubank, você consegue consultar o histórico de pagamento dos últimos 12 meses. Se a companhia pagou bons dividendos em um ano, mas no outro não, pode ser um sinal de que ela não tem estabilidade financeira. 

3. Preste atenção às datas de pagamento

Outro aspecto a ser levado em conta é a data em que a empresa paga dividendos. Não existe uma regra que obrigue as empresas a pagarem dividendos em certo dia ou em determinada frequência (mensal ou anual, por exemplo). 

Contudo, as empresas avisam quando vão realizar esse pagamento na página de Relações com Investidores. Elas também avisam sobre a data de corte. Essa data representa o último dia que o investidor tem para comprar uma ação e receber os próximos dividendos.

Como isso varia de acordo com a companhia, é importante avaliar caso a caso para montar uma carteira de dividendos que atenda às suas expectativas e seus objetivos como investidor. 

No aplicativo do Nubank, você consegue consultar a próxima data de pagamento desse provento. Essa data é estimada e pode mudar de acordo com as decisões da empresa. Por isso, fique atento. 

Além disso, no aplicativo é possível verificar a data de corte.  

4. Diversifique os investimentos

À medida que você investe cada vez mais dinheiro, precisa começar a diversificar seus investimentos. Diversificar é colocar seus recursos em ativos diferentes, de setores diferentes. Essa estratégia garante um equilíbrio de rendimentos. 

Por exemplo: se as ações de uma empresa caírem muito, essa perda pode ser amenizada pela alta de outros papéis que você tem na sua carteira.  

Por isso, escolher algumas empresas com bons resultados e de diferentes setores pode ajudar no recebimento dos dividendos e Juros Sobre Capital Próprio de forma recorrente.  

Leia também

Conheça a nova experiência para monitorar seus ganhos no app do Nubank

App do Nu agora tem área de favoritos para investimentos de renda variável

Bolsa de Valores: guia completo para começar a investir

Como funciona o rendimento das Caixinhas do Nubank?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.