Pular navegação

Como funcionam as Caixinhas do Nubank?

Com as Caixinhas do Nubank, você pode separar o seu dinheiro por objetivos dentro do aplicativo. Entenda como elas funcionam na prática.

Homem sentado no chão de costas do lado esquerdo da imagem, na mão direita suja de tinta azul segura um celular ligado na tela do aplicativo do Nubank, ao fundo uma mulher negra no chão, olha sorrindo para uma parede branca à sua direita com dois quadrados pintados com tinta azul, sua mão esquerda toca levemente a parede e a mão direita segura um pequeno pote com um rolo e um pouco de tinta azul.

A missão do Nubank é acabar com a complexidade do sistema financeiro e, assim, devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Uma das nossas soluções que contribuem para isso são as Caixinhas do Nubank. Elas permitem guardar dinheiro de maneira organizada e personalizada, direto no aplicativo. Entenda, a seguir, como funcionam as Caixinhas do Nubank.

O que são as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, com a possibilidade de personalizá-las de acordo com as suas metas. Na prática, ao criar as suas Caixinhas, você consegue separar uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos e ainda define quanto deseja guardar para cada um deles. 

Assista ao vídeo abaixo para saber como funcionam as Caixinhas do Nubank.

https://youtu.be/v1Wp7c1gRTQ

Como funcionam as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank permitem que você separe o dinheiro que guarda no Nubank por objetivo, de forma organizada e do seu jeito. Em outras palavras, elas funcionam como uma espécie de cofrinho virtual, mas com opções que podem fazer o seu dinheiro render. Você pode criar várias Caixinhas para diferentes metas.

Por exemplo, você pode criar uma Caixinha para “reserva de emergência”, outra chamada “viagem de férias” e outra com o nome “meu carro”. A cada mês, você envia um valor para cada Caixinha, de acordo com sua organização e realidade financeira. Em um mês você pode enviar mais dinheiro para uma Caixinha do que para outra, dependendo do prazo de cada meta. 

Ou seja, você organiza o seu dinheiro do seu jeito e faz os depósitos no seu ritmo. Os valores guardados nas Caixinhas ficam separados do dinheiro da sua conta, aquele do dia a dia. Isso te ajuda a se organizar melhor e a manter o foco nos seus objetivos. 

Além disso, existem alguns temas de Caixinhas sugeridos no app do Nubank, como “reformar a casa”, "fazer uma viagem" e “focar na carreira”, mas cada pessoa também pode criar as suas próprias Caixinhas personalizadas, com qualquer plano para o futuro.

O que está por trás das Caixinhas do Nubank?

Além de te ajudar na organização financeira, o dinheiro das Caixinhas não fica parado. É que todas as Caixinhas do Nubank têm investimentos por trás e eles são sugeridos de acordo com o seu objetivo, perfil e o prazo de realização da sua meta.   

Por enquanto, as Caixinhas contam com o RDB do Nubank, que tem rendimento que acompanha 100% do CDI, liquidez imediata, diária ou planejada (a depender do tipo de Caixinha) e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e também pode ser uma boa ideia para quem busca mais estabilidade.

As opções de RDB são pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente tem a liberdade de escolher entre elas. Somente a Caixinha da Reserva de Emergência não permite a troca de investimento. Além disso, dá para acompanhar os resultados de um jeito simples e transparente, dentro do seu app do Nubank.

Como funciona o rendimento das Caixinhas do Nubank?

O rendimento das Caixinhas do Nubank está atrelado aos investimentos que estão por trás dessa ferramenta. Saiba mais detalhes a seguir. 

RDB Diário

O RDB do Nubank é um investimento cujo rendimento acompanha 100% do CDI. Na modalidade com liquidez diária, você pode pedir o resgate a qualquer momento e o valor volta para sua conta em até um dia útil.

RDB Imediato

O RDB do Nubank com liquidez imediata traz todas as características do RDB com liquidez diária. Mas, nesse caso, o resgate do dinheiro cai na sua conta imediatamente. Por isso, esse é o RDB que indicamos para a sua Caixinha de Reserva de Emergência. Como imprevistos podem acontecer a qualquer momento, essa modalidade de RDB permite que você acesse os seus recursos quando quiser. Vale destacar que o RDB Imediato é um investimento exclusivo das Caixinhas do Nubank.

RDB Planejado

Essa opção funciona como os dois tipos de RDBs acima, mas a diferença é que, com o RDB Planejado, você pode escolher uma data específica para resgatar o dinheiro que você guardou. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade. 

Para conseguir trancar um valor na sua Caixinha, ela deverá primeiro ter quantias depositadas em um RDB com liquidez diária. A partir do segundo depósito, você poderá escolher o RDB Planejado e o seu dinheiro ficará trancado até o período escolhido.

Isso significa que uma mesma Caixinha pode ter depósitos em dois ativos diferentes, o RDB Diário para valores com resgate em até um dia útil, e valores em RDB Planejado, que ficam trancados até a data que você selecionou. Lembrando que, nos detalhes da Caixinha, você consegue checar seus valores no saldo trancado e no saldo disponível.

Não é possível usar o RDB Planejado na Caixinha de Reserva de Emergência.

Importante: por enquanto, não é possível resgatar os valores antes da data de vencimento escolhida. Por isso, é importante se planejar bem antes de selecionar essa opção. 

Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém com o rendimento do RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.

O RDB do Nubank tem taxa? 

Não é cobrada nenhuma taxa dos investimentos em RDB. Mas os impostos obrigatórios, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e Imposto de Renda, serão descontados do rendimento. 

A incidência do IR é sobre os rendimentos do investimento e está ligada ao prazo da aplicação. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor será a alíquota de imposto cobrada. Conheça as alíquotas:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • De 181 a 360 dias: 20%
  • De 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15%

O IOF também incide sobre os rendimentos, mas somente se houver resgate. Ele só é cobrado caso o dinheiro fique na Caixinha por menos de 30 dias.  

Como guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank?

O processo para guardar dinheiro nas Caixinhas do Nubank é fácil, e todas as etapas trazem informações claras e descomplicadas. As orientações para criar uma Caixinha são as mesmas para clientes Nubank e Nubank Ultravioleta:

  • Abra o seu app e vá até as Caixinhas – elas ficam na aba Planejamento, que é identificada pelo cifrão ($) na parte inferior da tela; 
  • Toque em “Criar Caixinha”;
  • Na tela seguinte, você encontra opções de Caixinhas pré-sugeridas, como fazer uma viagem, reformar a casa, focar na carreira, meu sonho de consumo e reserva de emergência, mas você também pode criar a Caixinha que quiser – basta clicar em "Outro objetivo";
  • Ao selecionar um tema ou criar sua própria Caixinha, dê o nome que quiser para o seu plano ou deixe o nome sugerido pelo Nubank;
  • Depois, responda em quanto tempo você quer conquistar esse objetivo e prossiga na seta roxa;
  • Na próxima tela, responda quanto quer guardar agora e deposite um valor. Neste momento, aparecerá o saldo disponível na sua conta do Nubank. O valor da sua Caixinha deve ser maior que R$ 1 (um real) e menor do que o valor disponível na conta. Ao preencher, continue adiante ao clicar na seta roxa;
  • Informe se você precisará desse dinheiro antes do prazo;
  • Na tela seguinte, é imprescindível ler as informações de como a Caixinha funciona. Se quiser conhecer outros produtos de investimento, toque no botão “Explorar outra opção”;
  • Então, se você tiver concordado com as condições, toque no botão “Continuar”;
  • Por fim, digite sua senha e pronto. Parabéns! Você criou a sua Caixinha.

Leia também:

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta para guardar dinheiro

Quanto rendem R$ 30 mil nas Caixinhas do Nubank?

Quanto rende mil reais nas Caixinhas do Nubank?

Conheça todas as opções de investimentos que existem no app do Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.