Pular navegação

Meu primeiro cartão de crédito: o que você precisa saber antes de fazer o seu

A partir dos 18 anos de idade já é possível ter um cartão próprio. Veja aqui algumas dicas para escolher qual é melhor para o seu perfil.

Fundo preto com silhueta de um cartão em furta-cor e um balão de fala roxo saindo dele
Fazer compras com a possibilidade de pagar só no fim do mês e parcelar os valores são vantagens que chamam a atenção de quem decide fazer um cartão de crédito. Atualmente o consumidor conta com várias opções na hora de escolher qual deve ser o seu primeiro cartão. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que podem ajudar quem quer começar a usar essa forma de pagamento.

Requisitos básicos para ter um cartão de crédito

No Brasil, é preciso ter 18 anos ou mais para fazer a solicitação de um cartão próprio. Não ter o nome nos órgãos de proteção ao crédito e estar empregado também pode contribuir para a aprovação. É fundamental cadastrar as informações corretamente na hora em que for realizar o pedido, pois as organizações checam a veracidade dos dados.

Cartões universitários

Caso você seja aluno de um curso superior, saiba que muitas instituições financeiras disponibilizam um cartão universitário para estudantes. Ele costuma ser uma boa opção, pois não exige comprovação de renda. No entanto, vale ficar atento às possíveis cobranças de taxas ou anuidades embutidas nessa opção.
Três amigos dando risada - duas moças e um rapaz - dando risada. Dois deles estão mexendo no cabelo de uma delas.

Limite disponível

Quando o assunto é limite, é importante lembrar que ele nada mais é do que uma quantia emprestada ao cliente. Ou seja, o “dono do cartão de crédito” não tem, de fato, esse valor. Ele pode usá-lo e pagar pelos seus gastos no mês seguinte. O valor do limite é definido no momento da aprovação do cartão. A renda é analisada e é feita uma estimativa do quanto você pode gastar por mês, de acordo com o salário declarado. Com o passar do tempo, essa quantia pode aumentar. Mito ou verdade: existe cartão de crédito sem limite?

Anuidade e tarifas

Ao optar por um cartão de crédito, fique atento às condições. Alguns cobram anuidade e taxas de manutenção. As alternativas gratuitas são as preferidas de quem quer fazer o primeiro cartão de crédito, pois não há custo para mantê-lo ativo.

Cartão de crédito pela internet

Solicitar uma via online é bem simples e o processo costuma ser rápido, já que as informações são preenchidas pela internet, evitando que o interessado vá até uma agência.
Quatro pessoas conversando segurando seus celulares e dando risada.

Cartão de crédito sem anuidade

Não precisar incluir anuidade e manutenção do cartão no seu orçamento é algo que pode pesar na hora de decidir. As operadoras de cartão também ganham dinheiro com tarifas pagas pelos lojistas e com os juros de faturas atrasadas – por isso é possível oferecer um cartão de crédito sem anuidade.
NuConta RDB Nubank: tr6es amigos sorrindo e olhando para um telefone
Quer se livrar de todas essas taxas? Conheça o cartão de crédito Nubank: sem anuidade, sem taxas abusivas e sem letras miúdas no contrato. Saiba mais sobre o Cartão Nubank.

Cartão virtual

O cartão de crédito virtual é uma opção mais prática para quem costuma fazer compras pela internet. Muitas instituições financeiras oferecem a opção para seus clientes. Assim como o cartão físico, ele possui um número que é usado nos cadastros de lojas virtuais, sites e aplicativos. Como os números do cartão físico e virtual são diferentes, o cliente tem menos dor de cabeça em caso de problemas na transação online.
Se o cartão usado para compras online for bloqueado ou precisar ser cancelado, por exemplo, ele não fica sem o cartão físico para compras do dia-a-dia.
Para que serve o cartão de crédito virtual?
Pedir Cartão Nubank

Usando meu primeiro cartão de crédito

Ao fazer uma compra com o cartão de crédito a cobrança virá na fatura do mês seguinte. Todo mês a sua fatura vence na data escolhida por você – ou pela instituição financeira – no momento do cadastro. O pagamento deve ser efetuado até a data de vencimento. Caso seja realizado depois,  serão cobrados juros e encargos devidos, de acordo com os dias em atraso. Lembre-se de ficar de olho no seu orçamento mensal para não gastar mais do que irá conseguir pagar. Se perceber que não irá dar conta de arcar com o pagamento da sua fatura atual, procure verificar as condições de parcelamento e negociação oferecidas pela emissora do seu cartão de crédito.
Pedir cartão Nubank

Cartão de crédito com "garantia" no Nubank: o primeiro passo para ter um cartão de crédito

Hoje, mais de 60 milhões de brasileiros não conseguem ter acesso a um cartão de crédito em um banco ou instituição financeira. Seja por terem uma renda baixa, estarem com o nome negativado ou terem um histórico de dívidas – o acesso ao crédito é extremamente limitado a essas pessoas. E nós resolvemos mudar esse cenário. A nova função de adicionar limite no Nubnak, devolve o controle do dinheiro ao cliente e permite que ele construa sua jornada financeira: o primeiro passo é adicionar um limite que servirá como limite pré-aprovado para usar o cartão na função crédito. Essa nova política de limite serve para ajudar pessoas que ainda não têm como comprovar que são boas pagadoras. Ao construir um histórico, fica muito mais fácil para elas conseguirem um cartão de crédito comum no futuro. Veja mais detalhes do cartão de crédito com "garantia" no Nubank clicando aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.