Pular navegação

Vale a pena ter um cartão de crédito adicional?

Se usado com responsabilidade, o cartão de crédito adicional pode ser um grande aliado na organização financeira. Saiba se vale a pena ter um.

ilustração de várias figurinhas de pessoas, em tons coloridos.

Quantas vezes você precisou transferir ou dar dinheiro para um familiar ou amigo que estava precisando e a situação foi complicada? Uma possível solução de pagamentos para terceiros em quem você confia é o cartão de crédito adicional

Ele é conectado ao limite e CPF do titular do cartão principal. A opção permite disponibilizar crédito para pessoas próximas como dependentes, cônjuges, amigos próximos, menores de idade e para quem tem nome negativado, por exemplo.

Nele, constam o nome da pessoa que irá utilizá-lo e uma senha diferente da via principal. Porém, o limite é compartilhado e o responsável pelo pagamento da fatura é o titular. Com o cartão em mãos, o usuário poderá fazer compras sem precisar pedir autorização do titular para realizar transações.

Vale dizer que o titular do cartão principal consegue acompanhar os gastos em uma só fatura, direto pelo app da instituição financeira. Abaixo, entenda mais como ele funciona e em quais casos vale a pena ter um.

Cartão de crédito adicional: vale a pena ter um?

Antes de decidir sobre solicitar ou não um cartão de crédito adicional, é importante ter em mente alguns pontos e entender se vale a pena para você.

  • Uso do cartão de crédito: se você não tem o hábito de usar tanto o seu cartão e seus familiares, parentes e amigos próximos já possuem os deles, talvez um cartão extra não seja tão útil;
  • Liberdade e poder de compra: Quem recebe o cartão adicional pode fazer compras sem a presença do titular do cartão principal, dando mais liberdade no dia a dia;
  • Extensão de benefícios: Cartão principal e adicional são da mesma categoria e geralmente oferecem os mesmos benefícios. Clientes de cartões Mastercard Black, por exemplo, podem acessar a sala VIP Mastercard do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, ter seguro viagem e de bagagem, garantia estendida de produtos e mais;
  • Inclusão de menores de idade: Esse pode ser um jeito de pagar a mesada e ensinar os filhos menores de idade a lidar com dinheiro e crédito. Assim, os adolescentes podem dar os primeiros passos na vida financeira;
  • Limite controlado: Lembre-se de que o limite dos cartões é compartilhado. Cuidado para não comprometer mais do que pode da sua renda com o pagamento da fatura.

Faça essa análise e lembre-se: se usado com responsabilidade, o cartão adicional pode ser um grande aliado na organização das finanças. E, para solicitá-lo, é só entrar em contato com o banco ou instituição financeira e verificar se eles oferecem essa opção.

Quando o cartão adicional pode valer a pena?

Existem algumas situações em que o cartão adicional pode ser um grande facilitador e pode ser a solução ideal.

Como o cartão adicional é vinculado ao CPF do titular do cartão principal, o dependente não precisa comprovar renda ou passar por uma análise de crédito, por exemplo. Sendo assim, mesmo com restrição no nome ou score baixo, amigos próximos ou parentes negativados podem ter acesso a um cartão de crédito adicional.

Outra situação bem comum é quando filhos ajudam os pais com as contas do dia a dia ou mesmo em alguma emergência. Nesses casos, o cartão adicional pode colaborar bastante, já que o titular não precisa estar presente na hora da transação.

Como solicitar o cartão de crédito adicional no Nubank?

O passo a passo é simples:

  1. Na tela inicial do app do Nubank clique em "Meus cartões";
  2. Toque em "Pedir cartão adicional";
  3. Insira as informações solicitadas sobre a pessoa que vai receber o cartão adicional (como CPF e qual o seu relacionamento com ela);
  4. Defina um valor máximo de gastos (caso queira limitar o valor disponível para compras);
  5. E pronto! É só esperar o cartão chegar e acompanhar a entrega pelo aplicativo.

Conheça mais sobre a opção do Nubank: Cartão de crédito adicional do Nubank: tudo o que você precisa saber