Pular navegação

Cartão de crédito com anuidade grátis para sempre: o que isso realmente significa?

Existe cartão de crédito com anuidade grátis? Sim, mas isso não quer dizer que ele é exatamente grátis. Entenda como funciona esse tipo de cartão.

cartão anuidade grátis para sempre: mulher segura celular e cartão de crédito e, ao lado dela, na mesa, há um copo térmico com café. Foto: @Freepik

O cartão de crédito é hoje um dos principais meios de pagamento dos brasileiros – mais de 52 milhões de pessoas têm ao menos um em uso, segundo o SPC Brasil. E a anuidade, uma cobrança muitas vezes confusa e pouco transparente, faz com que muita gente saia em busca de um cartão de crédito com anuidade grátis – de preferência, para sempre.

Mas o que significa anuidade grátis para sempre? Existem cartões de crédito que nunca cobram essa tarifa? Como garantir que o banco não vai cobrar depois?

O que é anuidade?

Anuidade é a tarifa cobrada pela maior parte das instituições financeiras pelo uso do cartão de crédito. Ela é uma espécie de taxa de manutenção do cartão para que o cliente aproveite seus benefícios. 

Apesar de não ser uma regra, o valor dessa taxa muitas vezes é abusivo (ou, no mínimo, pouco claro) quando comparado aos benefícios que o cartão traz ao preço da taxa. A anuidade, por si só, não é um problema – mas, quando há esse desequilíbrio entre custo e benefício, ela pode fazer o cartão não valer a pena.

Por exemplo: um cartão que cobra uma taxa de anuidade, mas entrega benefícios úteis para o cliente pode ser vantajoso dependendo do custo. Se por outro lado, não houver vantagens que compensem o preço, buscar um cartão de crédito com anuidade grátis pode valer mais a pena.

Existe cartão de crédito com anuidade grátis para sempre?

Resposta curta: sim. Cobrar anuidade ou não é uma decisão das instituições que emitem os cartões e elas podem escolher não ter a taxa. Mas o detalhe do “para sempre” é importante: muitos bancos oferecem opções de cartão com anuidade grátis, mas fica escondido nas letras miúdas do contrato que isso é apenas uma promoção temporária. 

Em outras palavras: você contrata um cartão com anuidade grátis e, daqui um ano, a taxa passa a ser cobrada. Ou então, precisa gastar a partir de um certo valor por mês para ter a isenção.

Por isso é importante escolher bem a instituição e verificar o contrato – para garantir que aquela anuidade grátis é para sempre e não só temporária.

Cartão com anuidade grátis significa que não tem nenhuma cobrança?

A isenção da anuidade não garante que não existam outras taxas no cartão. Podem, haver, por exemplo,  cobranças de juros e multas caso o pagamento da fatura seja atrasado. 

As cobranças mais comuns de um cartão de crédito são:

  • Taxa de transação: é a cobrança feita ao estabelecimento cada vez que um pagamento é feito via cartão de crédito. Parte da taxa fica com a financeira que emite o cartão, parte vai para a maquininha e a outra parte fica com a bandeira;
  • Juros e multas: mesmo cartões sem anuidade cobram juros (como o rotativo e o parcelado) e, às vezes, multas por atraso no pagamento da fatura.

Como saber se o cartão de crédito é mesmo sem anuidade?

Existem no mercado diversos cartões sem anuidades e sem tarifas escondidas, mas na hora de escolher o seu cartão de crédito, leia detalhadamente os termos para não cair em ciladas. Afinal, as pegadinhas moram nas letras miúdas do contrato que permitem outras cobranças, como taxas para acessar benefícios, taxa pagamento de contas, entre outras. 

Uma das famosas pegadinhas é o cartão com anuidade isenta por tempo limitado. Isso quer dizer que o cliente está sendo liberado de pagar uma taxa que existe e está prevista no contrato. A isenção, no caso, acontece por um período promocional e, depois desse prazo, a cobrança pode acontecer.

Cartão de crédito do Nubank: sem anuidade e sem letras miúdas

O Nubank oferece um cartão de crédito sem anuidade, internacional, da bandeira Mastercard e com todo o controle feito por aplicativo. Nele não há tarifas de manutenção abusivas e para pedir, basta preencher um cadastro online e aguardar a análise de crédito.

Quem já tem a conta só precisa ativar a opção crédito do cartão.

Quer saber mais sobre cartão de crédito? Leia também

Cartão Nubank –  um cartão de crédito sem anuidade

Cartão Platinum, Black, Gold…Afinal, qual é a diferença?

Mito ou verdade: existe cartão de crédito sem limite?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.