Pular navegação

Mito ou verdade: existe cartão de crédito sem limite?

Gastos infinitos e sem teto de valor - existe mesmo um cartão de crédito sem limite e que aprove todas as suas compras? Conheça a verdade sobre os cartões "unlimited''.

cartão de crédito em tons de roxo conectado a um balão roxo e fundo preto

Você talvez já tenha ouvido falar por aí de instituições financeiras que oferecem um cartão de crédito sem limite. Talvez de início faça brilhar os olhos: fazer compras de valores altos, parcelar um monte sem comprometer o limite… Mas não é bem assim.

Apesar de algumas empresas usarem o termo "cartão sem limite", o mais apropriado seria dizer sem limite predeterminado. Entenda melhor o que isso significa a seguir. 

Como funciona o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito, como o próprio nome diz, é um crédito que uma instituição financeira te dá para que você utilize em compras ou contas. Funciona quase como um empréstimo: todo mês você tem esse valor pré-aprovado pela empresa para tomar emprestado. Se pagar até o prazo (o dia de vencimento da sua fatura), não tem juros.

Esse valor de crédito oferecido pela instituição é o limite. Ele é o máximo que você pode gastar no seu cartão e não pode ser ultrapassado a não ser que haja uma negociação com o próprio banco/instituição.

Para estabelecer o valor do limite, a empresa considera vários fatores - como a sua renda, seu histórico como pagador e outros elementos da sua vida financeira. 

Se não existe cartão de crédito sem limite, o que existe, afinal?

A maior parte dos cartões de crédito no Brasil possui limite de crédito preestabelecido de despesas. Quando não existe esse limite explícito não quer dizer que o valor é infinito.

A operadora do cartão conhece a renda dos clientes, seus comportamentos de compra e o histórico de pagamentos de cada um. É por isso que dificilmente uma empresa irá oferecer um cartão de crédito sem limite algum: isso aumentaria muito a chance de o cliente perder o controle e não pagar o “empréstimo”..  

Ou seja: os tais cartões "unlimited", na verdade, só não têm um valor determinado específico - mas podem ter as transações recusadas caso a instituição acredite que o cliente está ultrapassando suas possibilidades de arcar com a fatura. 

Então, qual a diferença entre os cartões de crédito "sem limite" e os cartões com limite alto?

A diferença real está entre o cliente saber ou não saber exatamente o limite disponível para compra.  Vale lembrar que tanto os cartões de limite alto quanto os cartões sem limite predeterminado são oferecidos para poucos clientes devido aos requisitos mínimos, como renda e histórico financeiro. 

Mas, cá entre nós, limite não é dinheiro nem orçamento. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2020, 1 em cada 4 brasileiros estava endividado e as dívidas com cartão de crédito representam o terceiro maior motivo dos débitos, segundo o SPC Brasil/CNDL.

Então, não caia na armadilha de gastar mais do que pode contando com o limite do cartão, porque limite em excesso pode fazer com que você se endivide com muito mais facilidade.

Quer saber mais sobre cartão de crédito?

Limite Nubank: tire suas dúvidas

O que é um cartão Platinum?

4 das maiores dúvidas sobre cartão de crédito em 2020


Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.