Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Mito ou verdade: existe ...

Mito ou verdade: existe cartão de crédito sem limite?

Gastos infinitos e sem teto de valor - existe mesmo um cartão de crédito sem limite e que aprove todas as suas compras? Conheça a verdade sobre os cartões "unlimited''.

Você talvez já tenha ouvido falar por aí de instituições financeiras que oferecem um cartão de crédito sem limite. Talvez de início faça brilhar os olhos: fazer compras de valores altos, parcelar um monte sem comprometer o limite… Mas não é bem assim.

Apesar de algumas empresas usarem o termo “cartão sem limite”, o mais apropriado seria dizer sem limite predeterminado. Entenda melhor o que isso significa a seguir. 

Como funciona o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito, como o próprio nome diz, é um crédito que uma instituição financeira te dá para que você utilize em compras ou contas. Funciona quase como um empréstimo: todo mês você tem esse valor pré-aprovado pela empresa para tomar emprestado. Se pagar até o prazo (o dia de vencimento da sua fatura), não tem juros.

Esse valor de crédito oferecido pela instituição é o limite. Ele é o máximo que você pode gastar no seu cartão e não pode ser ultrapassado a não ser que haja uma negociação com o próprio banco/instituição.

Para estabelecer o valor do limite, a empresa considera vários fatores – como a sua renda, seu histórico como pagador e outros elementos da sua vida financeira. 

Se não existe cartão de crédito sem limite, o que existe, afinal?

A maior parte dos cartões de crédito no Brasil possui limite de crédito preestabelecido de despesas. Quando não existe esse limite explícito não quer dizer que o valor é infinito.

A operadora do cartão conhece a renda dos clientes, seus comportamentos de compra e o histórico de pagamentos de cada um. É por isso que dificilmente uma empresa irá oferecer um cartão de crédito sem limite algum: isso aumentaria muito a chance de o cliente perder o controle e não pagar o “empréstimo”..  

Ou seja: os tais cartões “unlimited”, na verdade, só não têm um valor determinado específico – mas podem ter as transações recusadas caso a instituição acredite que o cliente está ultrapassando suas possibilidades de arcar com a fatura. 

Então, qual a diferença entre os cartões de crédito “sem limite” e os cartões com limite alto?

A diferença real está entre o cliente saber ou não saber exatamente o limite disponível para compra.  Vale lembrar que tanto os cartões de limite alto quanto os cartões sem limite predeterminado são oferecidos para poucos clientes devido aos requisitos mínimos, como renda e histórico financeiro. 

Mas, cá entre nós, limite não é dinheiro nem orçamento. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2020, 1 em cada 4 brasileiros estava endividado e as dívidas com cartão de crédito representam o terceiro maior motivo dos débitos, segundo o SPC Brasil/CNDL.

Então, não caia na armadilha de gastar mais do que pode contando com o limite do cartão, porque limite em excesso pode fazer com que você se endivide com muito mais facilidade.

Quer saber mais sobre cartão de crédito?

Limite Nubank: tire suas dúvidas

O que é um cartão Platinum?

4 das maiores dúvidas sobre cartão de crédito em 2020


Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.54

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post