O limite do cartão de crédito que você tem hoje pode ser bem diferente do valor que já teve há alguns anos, mas também pode ser alterado daqui a um ano, por exemplo. Mudanças nesse valor disponibilizado pelas instituições financeiras ocorrem com alguma frequência e acontecem para garantir a saúde financeira das pessoas. E no Nubank não é diferente.
Sempre buscamos simplificar sua vida financeira e, como parte dessa missão, fazemos uma análise contínua do seu perfil para garantir a melhor experiência. De acordo com essa análise, o seu limite do cartão Nubank pode aumentar ou pode ser reduzido. Abaixo, saiba por que isso pode acontecer não apenas aqui, mas em todo o mercado de crédito.
Quando o limite de um cartão de crédito pode ser reduzido?
Segundo Resolução do Banco Central (CMN 4.966), não existe um período específico em que o seu limite do cartão de crédito pode ser reduzido. Mas isso ocorre como medida preventiva para evitar inadimplência e riscos para a empresa, entre outros fatores, garantindo que as pessoas usem o cartão com tranquilidade e segurança.
Esse tipo de alteração, segundo a resolução, não exige uma comunicação prévia. Ou seja, cabe às instituições financeiras analisarem o perfil dos seus clientes e decidirem sobre as alterações no limite deles. Por isso, é importante que as pessoas acompanhem frequentemente seus limites para que saberem o nível de gasto que podem ter.
É importante lembrar que o limite de um cartão de crédito é um tipo de empréstimo que dura, geralmente, um mês. A instituição financeira te empresta um dinheiro e você pode utilizar esse valor para efetuar compras (à vista ou parceladas).
A redução do limite de um cartão de crédito pode acontecer por diversos motivos, como a baixa utilização do valor disponível, perfil de renda e outros fatores atrelados à sua organização financeira. Sempre que uma redução acontece, o objetivo é orientar o uso saudável do cartão de crédito. Além disso, no Nubank, o objetivo também é contribuir para a sua segurança financeira – a ideia é que o seu limite esteja ajustado ao seu momento de vida.
Como aumentar o limite do cartão de crédito?
De maneira geral, as instituições financeiras fazem análises recorrentes para definir o seu limite. Por isso, se o seu limite do cartão foi reduzido ou se você gostaria de ter um valor maior do que já tem hoje, existem alguns hábitos e comportamentos financeiros que podem ajudar a mudar essa situação.
Vale lembrar que esses hábitos não representam garantia de aumento de limite, mas ajudam na sua análise.
Controle os gastos: faça um planejamento financeiro que comporte o seu custo de vida atual, e que te permita, também, guardar valores para uma reserva de emergência e planos futuros.
Pague a sua fatura em dia: atrasos ou não pagamento da fatura afetam o seu histórico de crédito, e prejudicam avaliações de limite futuras.
Concentre seus gastos no cartão: se você utiliza vários cartões de crédito e quer aumentar o limite do cartão Nubank, por exemplo, centralizar todos os seus gastos no cartão do Nu e fazer dele seu meio de pagamento prioritário pode ajudar a aumentar o seu limite aprovado. Assim, entendemos que você tem explorado bastante o limite disponível e, pagando a fatura no prazo, recebemos uma confirmação da sua capacidade de arcar com valores mais altos.
Continue usando o seu cartão: o cartão de crédito, se bem usado, é uma ferramenta de organização financeira. Ao usá-lo para fazer os pagamentos de todas as suas despesas, você consegue entender quanto custa a sua vida, e acompanhar os gastos de cada categoria de consumo. Além disso, o uso frequente também pode contribuir para um possível aumento de limite.
No Nubank, por exemplo, você pode utilizar o Nu Limite Garantido: com o Nu Limite Garantido é possível aumentar ainda mais o seu poder de compra, já que você transforma imediatamente o dinheiro investido em limite para o cartão de crédito, sem a necessidade de passar por uma análise.
Leia também
Limite do cartão de crédito: por que cada pessoa recebe um diferente?