Pular navegação

Pix no crédito e Boleto no crédito: entenda as diferenças e quando usar cada opção

Nas duas opções a pessoa tem mais tempo para pagar, já que a cobrança pode não acontecer imediatamente mas, sim, de forma parcelada. Mas vale ficar de olho no tempo de compensação do boleto e em outros pontos.

Veja quando vale mais a pena usar o Pix no Crédito

Tem meses que as finanças seguem bonitinhas dentro do planejamento mas, às vezes, os imprevistos e os gastos inesperados acontecem, sacudindo as estruturas do seu dinheiro. Talvez a situação seja outra: está tudo bem com as suas finanças, você até tem dinheiro para quitar a despesa, mas prefere aliviar o bolso e deixar para pagar mais para frente.

Em ambos casos, o Boleto no crédito e o Pix no crédito podem ser boas alternativas.

Pix no crédito é a possibilidade de pagar pelas compras com cartão de crédito e parcelar com o Pix. Nessa forma de pagamento, a empresa ou pessoa que vendeu um produto ou serviço recebe o pagamento integral de forma instantânea, mas quem paga tem a opção de parcelar o valor total. 

E o boleto no crédito é uma forma de você parcelar o pagamento de qualquer boleto que você pode ter recebido pelo correio ou por e-mail e que, normalmente, você pagaria à vista (por exemplo: contas de água, luz e boletos de compras em geral).

No entanto, antes de entender as diferenças entre o Pix no crédito e o Boleto no crédito, é importante saber como funciona cada um.

Pix no crédito do Nubank: tudo o que você precisa saber para fazer Pix com o seu cartão de crédito

Como funciona para parcelar um Pix? 

As regras de uso do Pix no crédito variam de acordo com cada instituição. Contudo, de forma geral, funciona assim: 

  • Você faz uma compra selecionando o Pix como meio de pagamento; 
  • Na hora de pagar, você escolhe entre usar o saldo da conta ou o cartão de crédito;
  • Com cartão de crédito, você pode optar pelo parcelamento e escolher a quantidade de parcelas;
  • A pessoa ou empresa para quem você enviou o Pix recebe o valor integral na hora.
  • As parcelas do Pix no crédito vão aparecer na fatura do seu cartão de crédito todo mês até quitar o valor total.

Você consegue fazer esse pagamento em uma única parcela, cobrada na sua fatura atual, ou em até 12 vezes no seu cartão. Ou seja, com o Pix no crédito, você ganha mais uma opção para controlar o seu dinheiro. Vale se atentar para as cobranças de juros na hora de usar o Pix no Crédito, que são explicadas na hora da contratação.

Como funciona se eu quiser parcelar um boleto?

Boleto no crédito é uma funcionalidade oferecida por alguns bancos e instituições financeiras. A opção permite dividir o valor total do boleto em parcelas menores. Ela pode ser uma boa alternativa caso você precise efetuar o pagamento de uma conta mas não tem todo o dinheiro disponível naquele momento. Com o parcelamento do boleto, é possível efetivar a compra e pagar por etapas.

Dá para pagar boletos, como contas de água, luz, telefone e outros serviços utilizando o limite disponível no cartão de crédito. Mas fique de olho, pois existem taxas cobradas por esse serviço.

O Boleto no crédito parcelamento de boleto é uma opção simples e segura, oferecida pelo Nubank, que permite ao usuário parcelar o valor total em até 12 vezes.

Como pagar e parcelar boletos com o cartão de crédito do Nubank?

Qual a diferença entre Pix no crédito e Boleto no crédito?

Basicamente, com o Pix no crédito, quem recebe o valor, recebe na hora. Quem está pagando, pode fazer isso no seu tempo, em algumas parcelas. 

Já quem opta por pagar e parcelar o boleto com o cartão de crédito deve ter em mente o prazo de compensação do mesmo. Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis – ou seja, finais de semana e feriados não contam. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber. 

Por exemplo: se você pagar em uma segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira.

Quando usar cada uma das opções?

Existem algumas situações em que fazer um Pix no crédito pode valer a pena:

  • Quando você precisa fazer um Pix, mas não tem saldo na sua conta: isso pode acontecer em uma situação de emergência, como o conserto de um item essencial, como a geladeira, por exemplo. Ou em situações em que a pessoa ou a empresa para quem você precisa realizar um pagamento só aceita pagamento à vista;
  • Quando você tem saldo, mas não quer comprometer o orçamento do mês com esse pagamento: sabe aquele mês em que você está com as contas certinhas, mas surge um gasto não planejado, que pode acabar comprometendo essa organização? Ao fazer o Pix no crédito você não perde seu planejamento;
  • Quando você quer concentrar todos os seus gastos na fatura do cartão: o cartão é uma boa ferramenta de organização financeira. Para quem já concentra todos os gastos nele, o Pix no crédito é mais uma opção para centralizar seus gastos em um só lugar;
  • Quando a loja oferece desconto em compras com pagamento via Pix: muitos lojistas oferecem desconto no pagamento à vista, em dinheiro ou Pix. Com o Pix no crédito você aproveita o desconto, mas continua pagando a conta com seu cartão em até 12 vezes. Mas é importante fazer as contas do que vale mais a pena, considerando os juros das parcelas e o tamanho do desconto.

E existem momentos em que usar o Boleto no crédito pode ser a melhor opção:

  • Algumas contas só podem ser pagas por boleto: Essa opção pode ser utilizada em estabelecimentos que não aceitam pagamento via cartão;
  • Quando você chega ao final do mês com as contas apertadas: Dividir o valor daqueles boletos que ainda não foram pagos pode ser uma solução para ter equilíbrio financeiro. Em vez de deixar de pagar a conta, vale considerar parcelar o boleto no cartão de crédito, por exemplo. Mas cuidado para não se enrolar e ficar sem dinheiro para os boletos do mês seguinte, porque pode virar uma bola de neve de dívidas.

Assim, com organização e planejamento, você evita que o seu nome seja negativado ou que seu score seja reduzido. Isso também evita que você tenha o serviço interrompido, caso o boleto em aberto seja de algum serviço essencial como a conta de luz, água ou internet, por exemplo.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.