Pular navegação

Pix no crédito e Boleto no crédito: entenda as diferenças e quando usar cada opção

Nas duas opções a pessoa tem mais tempo para pagar, já que a cobrança pode não acontecer imediatamente mas, sim, de forma parcelada. Mas vale ficar de olho no tempo de compensação do boleto e em outros pontos.

Mulher ruiva de cabelo cacheados, segurando um celular com o aplicativo do Nubank na tela, com um dos pés em uma poltrona cinza, com um gato deitado em cima, ao fundo um vaso de planta.

Tem meses que as finanças seguem bonitinhas dentro do planejamento mas, às vezes, os imprevistos e os gastos inesperados acontecem, sacudindo as estruturas do seu dinheiro. Talvez a situação seja outra: está tudo bem com as suas finanças, você até tem dinheiro para quitar a despesa, mas prefere aliviar o bolso e deixar para pagar mais para frente.

Em ambos casos, o Boleto no crédito e o Pix no crédito podem ser boas alternativas.

Pix no crédito é a possibilidade de pagar pelas compras com cartão de crédito e parcelar com o Pix. Nessa forma de pagamento, a empresa ou pessoa que vendeu um produto ou serviço recebe o pagamento integral de forma instantânea, mas quem paga tem a opção de parcelar o valor total. 

E o boleto no crédito é uma forma de você parcelar o pagamento de qualquer boleto que você pode ter recebido pelo correio ou por e-mail e que, normalmente, você pagaria à vista (por exemplo: contas de água, luz e boletos de compras em geral).

No entanto, antes de entender as diferenças entre o Pix no crédito e o Boleto no crédito, é importante saber como funciona cada um.

Pix no crédito do Nubank: tudo o que você precisa saber para fazer Pix com o seu cartão de crédito

Como funciona para parcelar um Pix? 

As regras de uso do Pix no crédito variam de acordo com cada instituição. Contudo, de forma geral, funciona assim: 

  • Você faz uma compra selecionando o Pix como meio de pagamento; 
  • Na hora de pagar, você escolhe entre usar o saldo da conta ou o cartão de crédito;
  • Com cartão de crédito, você pode optar pelo parcelamento e escolher a quantidade de parcelas;
  • A pessoa ou empresa para quem você enviou o Pix recebe o valor integral na hora.
  • As parcelas do Pix no crédito vão aparecer na fatura do seu cartão de crédito todo mês até quitar o valor total.

Você consegue fazer esse pagamento em uma única parcela, cobrada na sua fatura atual, ou em até 12 vezes no seu cartão. Ou seja, com o Pix no crédito, você ganha mais uma opção para controlar o seu dinheiro. Vale se atentar para as cobranças de juros na hora de usar o Pix no Crédito, que são explicadas na hora da contratação.

Como funciona se eu quiser parcelar um boleto?

Boleto no crédito é uma funcionalidade oferecida por alguns bancos e instituições financeiras. A opção permite dividir o valor total do boleto em parcelas menores. Ela pode ser uma boa alternativa caso você precise efetuar o pagamento de uma conta mas não tem todo o dinheiro disponível naquele momento. Com o parcelamento do boleto, é possível efetivar a compra e pagar por etapas.

Dá para pagar boletos, como contas de água, luz, telefone e outros serviços utilizando o limite disponível no cartão de crédito. Mas fique de olho, pois existem taxas cobradas por esse serviço.

O Boleto no crédito parcelamento de boleto é uma opção simples e segura, oferecida pelo Nubank, que permite ao usuário parcelar o valor total em até 12 vezes.

Como pagar e parcelar boletos com o cartão de crédito do Nubank?

Qual a diferença entre Pix no crédito e Boleto no crédito?

Basicamente, com o Pix no crédito, quem recebe o valor, recebe na hora. Quem está pagando, pode fazer isso no seu tempo, em algumas parcelas. 

Já quem opta por pagar e parcelar o boleto com o cartão de crédito deve ter em mente o prazo de compensação do mesmo. Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até um dia útil. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado). Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale lembrar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.

Quando usar cada uma das opções?

Existem algumas situações em que fazer um Pix no crédito pode valer a pena:

  • Quando você precisa fazer um Pix, mas não tem saldo na sua conta: isso pode acontecer em uma situação de emergência, como o conserto de um item essencial, como a geladeira, por exemplo. Ou em situações em que a pessoa ou a empresa para quem você precisa realizar um pagamento só aceita pagamento à vista;
  • Quando você tem saldo, mas não quer comprometer o orçamento do mês com esse pagamento: sabe aquele mês em que você está com as contas certinhas, mas surge um gasto não planejado, que pode acabar comprometendo essa organização? Ao fazer o Pix no crédito você não perde seu planejamento;
  • Quando você quer concentrar todos os seus gastos na fatura do cartão: o cartão é uma boa ferramenta de organização financeira. Para quem já concentra todos os gastos nele, o Pix no crédito é mais uma opção para centralizar seus gastos em um só lugar;
  • Quando a loja oferece desconto em compras com pagamento via Pix: muitos lojistas oferecem desconto no pagamento à vista, em dinheiro ou Pix. Com o Pix no crédito você aproveita o desconto, mas continua pagando a conta com seu cartão em até 12 vezes. Mas é importante fazer as contas do que vale mais a pena, considerando os juros das parcelas e o tamanho do desconto.

E existem momentos em que usar o Boleto no crédito pode ser a melhor opção:

  • Algumas contas só podem ser pagas por boleto: Essa opção pode ser utilizada em estabelecimentos que não aceitam pagamento via cartão;
  • Quando você chega ao final do mês com as contas apertadas: Dividir o valor daqueles boletos que ainda não foram pagos pode ser uma solução para ter equilíbrio financeiro. Em vez de deixar de pagar a conta, vale considerar parcelar o boleto no cartão de crédito, por exemplo. Mas cuidado para não se enrolar e ficar sem dinheiro para os boletos do mês seguinte, porque pode virar uma bola de neve de dívidas.

Assim, com organização e planejamento, você evita que o seu nome seja negativado ou que seu score seja reduzido. Isso também evita que você tenha o serviço interrompido, caso o boleto em aberto seja de algum serviço essencial como a conta de luz, água ou internet, por exemplo.

Conheça o Buscador de Boletos, o DDA do Nubank

O Buscador de Boletos do Nubank é como a gente chama a função Débito Direto Autorizado (DDA). Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.

Após ativar o Buscador de Boletos do Nubank, todos os boletos bancários emitidos em seu CPF ou CNPJ estarão organizados no Assistente de Pagamentos do aplicativo. Por lá, você consegue visualizar e acompanhar seus boletos em um único lugar. Além disso, o Nubank te avisa toda vez que um novo boleto for emitido para você.

Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank?

O Assistente de pagamentos do Nubank gerencia suas contas em um só lugar. Esse assistente virtual paga contas que estão programadas – sejam elas por boleto, débito automático ou Pix. Ele te lembra de datas de vencimento, avisa quando boletos são cadastrados no seu CPF e te conta quais pendências já foram pagas ou ainda estão em aberto. Com o Assistente de pagamentos, você também pode cadastrar seus compromissos financeiros de maneira rápida e descomplicada, e assim não precisa mais se preocupar em perder prazos.

O que é o Assistente de Pagamentos do Nubank? Conheça tudo sobre a ferramenta de gestão de contas do app

https://www.youtube.com/watch?v=DQY93amM3TA

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.