Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Investimentos Jovens investidores: núm...

Jovens investidores: número de menores de 18 anos aplicando dinheiro cresce 1.100%

Um levantamento realizado pelo Nu invest também mostrou que jovens estão mais interessados em investimentos de renda variável. Conheça os dados.



Sabe aqueles conselhos que você gostaria que alguém tivesse te dado desde cedo? Aparentemente, os jovens estão ouvindo a recomendação de especialistas para começarem a aplicar seus rendimentos o quanto antes. Isso porque o número de jovens investidores, ou seja, pessoas com menos de 18 anos que investem no mercado financeiro, cresceu 1.100% nos últimos cinco anos. 

Os dados são de um levantamento realizado pela Nu invest, plataforma do Nubank 100% focada em investimentos.

Para o diretor comercial do Nu invest, Fabio Macedo, essa alta reflete mesmo um maior entendimento sobre a importância de começar a investir mais cedo.

“Os juros compostos têm como componente o tempo. Dessa forma, um dos fatores que pode ajudar o investidor a ter bons resultados é investir desde cedo para deixar os juros compostos agirem”, disse.

O perfil dos jovens investidores

De acordo com a pesquisa, o número de menores que investem em renda variável também aumentou. Em 2016, menos de 5% dos investidores mais jovens aplicaram nesses produtos, que incluem ações, fundos imobiliários e BDRs. Atualmente, o percentual já é de cerca de 35% do total.

A maior procura pelos investimentos de renda variável foi motivada pela queda na taxa básica de juros Selic, que ficou em 2% (menor patamar histórico) entre julho de 2020 e o início de 2021.

Entre os clientes Nu invest, 44% das pessoas identificadas como homens de até 18 anos investem em renda variável. Entre as mulheres da mesma faixa etária, o percentual está em 27%.

“O menor de 18 anos que optar por produtos de renda variável e conseguir mantê-los por um longo período pode, sim, comprar ações e fundos de investimentos. Uma carteira dessas pode ter rendimentos positivos em prazos maiores que cinco anos”, afirma Fabio Macedo.

Como abrir conta para menores de idade?

Abrir uma conta para menores de idade no Nu invest é simples e rápido. Para isso, basta que a criança ou adolescente tenha uma conta em banco. O próximo passo é fazer o cadastro no aplicativo ou site Nu invest e enviar alguns documentos.

Após o preenchimento do cadastro, são solicitados os seguintes itens:

  • Foto do documento de identificação do representante legal dentro da validade e com expedição máxima de 10 anos (frente e verso);
  • Foto do documento de identificação do menor de idade dentro da validade e com expedição máxima de 10 anos (frente e verso);
  • Foto do comprovante de residência (frente e verso) com data de emissão máxima de seis meses em nome do menor ou do representante legal.

Os documentos devem ser enviados por meio do Portal Nu invest, via upload, pelo aplicativo Nu invest ou no e-mail nuinvest@nuinvest.com.br.

De acordo com o diretor do Nu invest, os jovens devem montar uma carteira de investimentos de acordo com o seu perfil de investidor e foco no longo prazo.

“De maneira geral, essa carteira pode conter produtos de renda fixa e de renda variável, sempre com foco no longo prazo”, afirma.

Raio-X do investidor mostra grande participação dos jovens

A pesquisa Raio-X do Investidor 2021, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (ANBIMA), mostrou que 18,5% dos investidores brasileiros têm entre 16 e 24 anos. 

A poupança ainda é a aplicação mais utilizada pelos jovens investidores. Mas, de acordo com Fabio Macedo, a educação financeira e a possibilidade dos pais auxiliarem os filhos a investir em produtos mais rentáveis pode trazer benefícios futuros para esse grupo. 

“Abrir uma conta em uma corretora e pensar em uma carteira de investimentos em conjunto é, talvez, a melhor maneira de os pais deixarem um legado financeiro real aos seus filhos. São ensinamentos de educação financeira que eles levarão para o resto da vida”.

Saiba mais:

Mulheres com mais de 60 anos investem cada vez mais

Como comprar ações na Bolsa de Valores? Guia para começar

Alta da Selic: quais os melhores investimentos com a subida dos juros?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.2

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post