Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Investimentos Mulheres com mais de 60 ...

Mulheres com mais de 60 anos investem cada vez mais

O número de investidoras nessa faixa cresceu 50%, e o valor aplicado por elas subiu 30%.



O número de mulheres com mais de 60 anos que investem no mercado financeiro cresceu 50% nos últimos dois anos. Nessa faixa etária, as mulheres já representam quase metade do total de investidores.

Os dados vêm de um levantamento realizado pelo Nu invest, plataforma do Nubank 100% focada em investimentos.

O valor total investido por esse grupo de mulheres também cresceu entre 2019 e 2021: passou de R$ 1 bilhão para R$ 1,3 bilhão, uma alta de 30%.

“Essa tendência deve continuar conforme acontece a ampliação da educação financeira. Isso faz as pessoas pesquisarem mais e elas começam a investir a partir desse maior conhecimento sobre o mercado”, comenta Fabio Macedo, diretor comercial do Nu invest.

Em 2017, apenas 25% dos investidores da plataforma eram mulheres. Atualmente, elas correspondem a 36% dos clientes do Nu invest.

“Essa alta mostra que o mercado de capitais no Brasil pode ser para todos, quebrando aquele estereótipo antigo que o mundo dos investimentos é apenas dos homens ou adultos jovens”, destaca Macedo. “Esse é, inclusive, um dos objetivos do Nubank: ampliar o acesso aos bons produtos do sistema financeiro a todos, sem exceção e sem complexidade.”

Investimentos em ações cresce entre mulheres

Ao examinar os dados do Nu invest, percebe-se que pessoas identificadas como homens com mais de 60 anos arriscam mais na hora de investir, aplicando principalmente em renda variável. Pessoas identificadas como mulheres tendem a ser mais moderadas. A maior parte do patrimônio delas está em ativos de renda fixa, como Tesouro Direto e CDBs, por exemplo.

No entanto, as mulheres com mais de 60 anos vêm comprando mais ações. Enquanto em 2019 elas mantinham apenas 13% do portfólio em renda variável, hoje esse percentual já está em 24%.

“Historicamente, mulheres têm composições de carteira de investimento mais conservadoras. Isso, porém, não quer dizer que elas não optem por ter ações na carteira, por exemplo. Vimos essa alta demanda por produtos de renda variável e isso mostra que elas também estão aprendendo e evoluindo”, conclui Fabio Macedo.

Mulheres investem melhor, diz estudo

Um estudo da Warwick Business School, do Reino Unido, mostrou que mulheres têm resultados melhores que homens na hora de investir.

A pesquisa acompanhou 2.800 pessoas e seus hábitos de investimento durante três anos. Foi identificado que as mulheres não só obtiveram uma rentabilidade maior, de 1,8%, como superaram também o FTSE100, índice das 100 empresas listadas na Bolsa de Londres com maior valor de mercado.

Segundo a pesquisa, as mulheres realizam 45% menos operações financeiras do que os homens. Isso é positivo porque, em geral, quem troca muito de investimento acaba perdendo 3% de rentabilidade por ano em relação a quem prefere esperar um momento de alta. 

Ainda de acordo com com o estudo da Warwick, homens entram mais em investimentos especulativos, enquanto as investidoras mulheres preferem ativos com menos risco e volatilidade (oscilação no preço).

De acordo com números divulgados pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em abril de 2021 o número de mulheres que investem na Bolsa alcançou a marca de 1 milhão (27% do total de investidores nesse mercado). A quantidade de investidoras na Bolsa subiu quase 19% em abril na comparação com o ano anterior. Entre dezembro de 2017 e abril de 2021, pouco mais de três anos, o aumento de mulheres na B3 foi de impressionantes 611%.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post