Pular navegação

Como fazer pagamento por aproximação com o celular?

As chamadas carteiras digitais permitem pagar apenas aproximando o celular e outros dispositivos da maquininha. Veja como.

imagem de uma mão segurando um celular com QRCode e outra aproximando o aparelho para pagar

Esquecer a carteira em casa já não é mais motivo para não pagar a conta.  Basta ter o celular em mãos para realizar pagamentos na função débito ou crédito apenas aproximando o aparelho da maquininha.

Isso é possível graças à carteira digital - um tipo de aplicativo que armazena dados de cartões de crédito e débito (e, em alguns casos, dinheiro também) - para realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch ou algum outro dispositivo digital.

Existem diferentes apps de carteiras digitais - o Google Pay, por exemplo, é uma delas. Para utilizá-las, é só baixar na loja oficial do seu aparelho. E pode ficar tranquilo: dados pessoais, número e prazo de validade do cartão são criptografados por mecanismos de proteção, ou seja, o estabelecimento não tem acesso às suas informações.

Como pagar por aproximação usando o celular?

Dá para pagar com a carteira digital de duas formas em compras presenciais: por aproximação ou por QR Code. 

Para usar o QR Code é necessário que o estabelecimento aceite essa modalidade de pagamento.

Já o pagamento por aproximação só pode ser feito se a maquininha da loja aceitar esse tipo de transação – o que é cada vez mais comum com a popularização dos cartões com função contactless.

Outro ponto importante é que o dispositivo em que a carteira digital está instalada (como o celular ou o relógio) tenha a função de aproximação (NFC, Near Field Communication) ativa. Se o aparelho tiver a função, é só aproximar o dispositivo da maquininha, autorizar a compra e pronto. 

“Como saber se meu celular tem NFC?”

É simples, basta seguir estes passos:

  • Entrar em  Configurações;
  • Na barra de buscas, digitar NFC;
  • Habilitar a opção NFC – caso a opção não apareça, quer dizer que seu celular não suporta pagamentos por aproximação.

Como pagar online usando a carteira digital?

No caso das compras online, é necessário que exista a opção de pagar com a carteira digital no site ou aplicativo da loja.

A opção de pagar com a carteira digital vai aparecer dentre as outras – como crédito, débito, boleto ou Pix. Importante destacar que, quando o comprador opta por pagar com uma carteira digital, normalmente é necessário acessar a carteira no próprio navegador, escolher o cartão desejado e inserir o PIN para aprovar a compra.

O cartão Nubank também tem a função de pagamento por aproximação pelo celular. Confira mais informações no vídeo a seguir.

https://youtu.be/iTuvrJVEtjI

Leia também:

Como fazer pagamentos usando carteiras digitais?

Qual a diferença entre NFC e contactless?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.