Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Imposto de Renda Confira regras da restit...

Confira regras da restituição do IR 2022

Como a restituição do IR funciona, quem tem direito, calendário de pagamentos e quando você vai receber -- entenda de uma vez por todas.



Calendário de restituição IR 2021: imagem de um calendário com alguns quadrados cinzas e outros roxos. Um deles está preenchido de moedas. Uma mão se aproxima para pegar as moedas.

Começa no dia 7 de março, e vai até 31 de maio o período de declaração do Imposto de Renda 2022. Uma das dúvidas que surgem logo no início é em relação à restituição do IR: quem tem direito? Como funciona? Quando vou receber? Qual o calendário? Veja, a seguir, as regras da restituição do IR 2022.

Como funciona a restituição do IR?

A restituição do imposto de renda é, basicamente, a devolução de parte do imposto pago pelo contribuinte. Ele tem direito a ela quando, no acerto de contas com a Receita Federal – isto é, no momento da declaração – é identificado que pagou mais impostos do que deveria.

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Esse valor que o contribuinte recebe de restituição é exatamente a diferença que ele pagou a mais. No caso da restituição do imposto de renda 2022, ela é referente ao ano de 2021 e todos os impostos sobre a renda pagos durante o ano passado.

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

Não são todas as pessoas que têm direito à restituição do IR: aquelas que não pagaram imposto a mais no ano anterior não a recebem. Por outro lado, existem aquelas que pagaram menos impostos do que deveriam e, por isso, devem pagar mais impostos no momento da declaração do IR.

Veja mais aqui.

Qual o calendário da restituição do IR 2022?

Neste ano, as restituições do imposto de renda serão pagas em cinco lotes diferentes, entre os meses de maio e setembro: 

LoteData de pagamento
31/05/2022
30/06/2022
29/07/2022
31/08/2022
30/09/2022

Quando vou receber a restituição do IR 2022?

Não dá pra saber exatamente. O que a Receita Federal diz é que, quanto antes o contribuinte entregar sua declaração, antes deve receber sua restituição.

Uma semana antes de liberar os valores de cada lote, a Receita abre a consulta em seu site para que as pessoas verifiquem se vão receber naquela leva. Essa é a única forma de saber em qual lote você está.

Saiba mais sobre a restituição do IR.

Restituições serão pagas via Pix

Neste ano, a grande novidade é que diversos pagamentos poderão ser feitos via Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central.

Se você tem restituição a receber, por exemplo, poderá informar sua chave Pix para receber o valor. No entanto, essa opção só está disponível para chaves cadastradas com CPF, sendo que o número do documento precisa ser igual ao informado na declaração. Essa é uma medida da Receita Federal para aumentar a segurança no processo de restituição. 

Se você não tem uma chave Pix cadastrada, continua podendo receber pela conta. Basta informar os dados da sua conta ao final do processo. 

Saiba como receber a restituição na conta do Nubank

O Pix também pode ser usado para quitar o DARF, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Esse documento é disponibilizado para contribuintes com imposto a pagar.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.27

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post