Fala, Nubank

Entenda a regra dos dependentes no Imposto de Renda

Descubra se vale a pena incluir dependentes na sua declaração.

Dependente é um termo usado pela Receita Federal para definir pessoas que podem ser incluídas na declaração do Imposto de Renda de outras pessoas.

O dependente, portanto, não precisa entregar uma declaração de IR própria: ele já está incluído na de alguém.  

A principal vantagem de incluir dependentes na declaração é a possibilidade de reduzir o imposto a pagar ou aumentar o valor da restituição a receber.

Cada dependente dá direito a um desconto de R$ 2.275,08 no imposto a ser pago. Mas é preciso ficar atento: nem sempre incluir dependentes vale a pena. Se a pessoa tiver muitos bens em seu nome, por exemplo, isso pode afetar o quanto você tem a pagar ou receber.  

Neste ano, a declaração deverá ser enviada à Receita entre os dias 7 de março e 30 de abril, e o programa gerador da declaração já está disponível para download. É importante, desde já, saber quem você pode ou não declarar como seu dependente.

Veja, abaixo, mais detalhes sobre como funciona o processo de declarar dependentes no IR.

Quem pode ser declarado dependente no Imposto de Renda?

Existem muitos casos em que é possível inserir outras pessoas como dependentes. Para a Receita Federal, um dependente pode ser:

Vale a pena incluir dependentes na declaração?

A resposta é: depende.

Cada dependente dá, sim, direito a um desconto de R$ 2.275,08 no imposto a ser pago.

No entanto, quem declarar algum dependente precisa incluir na própria declaração de IR todos os rendimentos dessa pessoa: por exemplo, bens e propriedades, valores que ela ganhou, etc…

Se o dependente tiver em seu nome muitos bens tributáveis, você pode ter que pagar mais impostos.

Por outro lado, se esse dependente tiver muitos gastos que podem ser deduzidos (como saúde, educação, etc), o valor do imposto a pagar pode cair – ou o valor da restituição a receber, aumentar.

Cuidados na hora de declarar dependentes

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ele é apenas um guia com alguns dos termos e dúvidas mais comuns. Dependendo de cada caso, pode haver excessões. Em caso de dúvida, procure auxílio especializado.

Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Tags

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *