Pular navegação

Compras internacionais: é melhor pagar no crédito, dinheiro ou pré-pago?

Saiba qual é a melhor maneira de fazer compras internacionais durante sua viagem e evite sustos quando a conta chegar.

Imagem de uma calculadora branca em cima de uma superfície clara, ao lado uma pasta preta com folhas em tom roxo por cima.

O planejamento de qualquer viagem internacional passa pela decisão de como efetuar os pagamentos. Cartões de crédito, cartões pré-pagos e moeda em espécie são as alternativas mais comuns para compras internacionais. Se pensar em IOF, conversão e câmbio estão te dando dor de cabeça, calma. Abaixo, saiba qual a melhor opção para você.

Dinheiro para compras internacionais

À primeira vista, o dinheiro em espécie tende a ser a alternativa mais barata para compras internacionais. Isso acontece porque o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado sobre ele é de 1,1% – baixo em relação ao dos cartões, atualmente em 4,38%.

Outro ponto a favor, é o fato de que praticamente qualquer estabelecimento vai aceitar esse método de pagamento.

O lado negativo: turistas chamam atenção, e aqueles que tiram dinheiro da carteira o tempo todo chamam mais atenção ainda. Carregar grandes quantidades de notas pode expor o viajante a furtos, ou até mesmo perdas acidentais.

Outro ponto importante é que, apesar do IOF baixo, quem compra dinheiro está sujeito às cotações das casas de câmbio. Entre comprar e vender reais (aqui ou no exterior), a conta acaba subindo, especialmente se o seu destino tiver uma moeda pouco comum.

Vamos supor que você vá para a República Tcheca. A coroa tcheca não é vendida no Brasil, portanto, será necessário comprar euros ou dólares e só depois de chegar ao país trocá-los pela moeda local. Ou seja, provavelmente você vai precisar pagar impostos de conversão no país.

Comprar moeda estrangeira para viajar: qual a melhor estratégia?

Cartão de crédito em compras internacionais

Por um bom tempo, o cartão de crédito foi taxado de vilão para quem iria viajar para o exterior. Principalmente por conta da imprevisibilidade: você faz a compra, volta para casa e, um mês depois, o valor da moeda subiu – e seus gastos, por consequência, também.

O cartão de crédito do Nubank foi o primeiro a converter o valor em reais no momento do processamento da compra, oferecendo mais previsibilidade de quanto o cliente vai pagar no fim da viagem.  Além disso, clientes Ultravioleta ganham automaticamente 1% de cashback sobre o valor da compra. Esse valor nunca expira e o que não for movimentado cresce 200% do CDI.

Leia também: 11 vantagens do Nubank Ultravioleta em uma viagem

Compras internacionais no cartão de crédito têm IOF?

Sim, as compras feitas com o cartão de crédito tem cobrança de IOF.  Em 2024, a alíquota é de 4,38%, mas ela será reduzida gradualmente até ser zerada em 2028, de acordo com o seguinte cronograma:

  • 2024: 5,38% para 4,38%;
  • 2025: 4,38% para 3,38%;
  • 2026: 3,38% para 2,38%;
  • 2027: 2,38% para 1,38%;
  • 2028: 1,38% para zero.

Cartão pré-pago para compras internacionais

Até alguns anos atrás, o cartão pré-pago era o queridinho dos viajantes. O jogo virou em 2014, quando o IOF incidente sobre ele subiu de 0,38% para 5,38%. O imposto é cobrado nos momentos de carga ou recarga e a cotação que vale é a do momento da compra.

Com isso, do ponto de vista de economia de dinheiro, a única diferença entre o pré-pago e o crédito é que, no primeiro, a cotação da moeda que vale é a do momento da carga; no segundo, cada compra está sujeita à taxa do dia do processamento.

Assim como o dinheiro em espécie, o cartão pré-pago exige mais burocracia, já que precisa ser contratado e carregado. A vantagem é que, durante a viagem, as recargas podem ser feitas online. Comparado ao dinheiro, o pré-pago é mais seguro, já que não chama tanta atenção e pode ser cancelado em caso de roubo ou perda. Em relação ao crédito, permite um controle maior sobre o orçamento da viagem, já que o valor inicial vai diminuindo até acabar.

Conta internacional

Outra opção que vem chamando a atenção dos viajantes é a conta internacional, que algumas instituições financeiras oferecem e o cliente pode transferir o dinheiro para elas na moeda desejada e realizar compras com o cartão. Apesar de não ter IOF, você precisa abrir uma conta em uma instituição financeira para isso.

Qual é a melhor opção na hora de pagar pelas compras internacionais?

Não existe resposta certa. Cada viajante tem suas preferências e, portanto, métodos diferentes funcionam para pessoas diferentes. De modo geral, independentemente de optar por cartão, é importante levar pelo menos uma pequena quantia em espécie – vai que você dá de cara com um estabelecimento que não aceita outra forma de pagamento?

DINHEIROCRÉDITOPRÉ-PAGO
IOF1,1%4,38% (mas será zerado até 2028)5,38%
SegurançaMais exposiçãoMenos exposiçãoMenos exposição
BurocraciaVocê precisará comprar a moeda em algum lugar, como uma casa de câmbio ou bancoSerá necessário avisar sua instituição financeira sobre a viagem. No caso do Nu, basta ativar o Aviso ViagemVocê precisará solicitar o cartão com antecedência, além de fazer a recarga sempre que necessário
Controle sobre orçamentoMais controleMenos controleMais controle
CashbackNãoSimNão
ConversãoNo momento da trocaNo momento de cada compraNo momento da recarga

Se pesar os prós e contras, o cartão de crédito acaba tendo a melhor relação de custo-benefício durante suas compras internacionais, mas apenas se ele seguir a regra do cartão Nubank: conversão na hora do processamento da compra, sem cilada no fim do mês e com possibilidade de cashback. Em viagem, só vale surpresa boa!

Está pensando em viajar? Assista o vídeo abaixo e saiba como se planejar:

https://www.youtube.com/watch?v=Umj98F_ii0I

Leia também:

Ninja das passagens aéreas: confira dicas para se dar bem na hora da compra

Tudo o que o Nubank pode fazer pela sua viagem

Compras no exterior: o que você pode e o que não pode trazer na volta de uma viagem

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.