Muitas contas que pagamos hoje ainda são cobradas via boleto. O documento pode chegar em casa pelos correios, por e-mail, Débito Direto Autorizado (DDA) ou até mesmo por SMS, quando apenas o código do boleto é enviado para o consumidor. Mas, afinal, como pagar boleto? Existe mais de uma maneira de fazer isso? E quanto tempo demora para o pagamento ser confirmado?
A seguir, descubra as respostas para essas e outras perguntas.
Como funciona o pagamento no boleto?
O boleto funciona como uma ordem de pagamento. Para que a transação possa acontecer, são utilizadas várias informações, como o código de barras e a linha digitável, que é a representação numérica do código de barras.
Muita gente associa esse documento a bancos, mas a verdade é que qualquer um pode emitir um boleto, seja pessoa física ou jurídica. Empresas podem fazer isso para serem pagas por produtos adquiridos ou serviços prestados, enquanto pessoas comuns podem emitir o documento para facilitar transações e evitar pagar tarifas, por exemplo.
O boleto precisa conter, no mínimo, as seguintes informações:
- Valor do pagamento e a data de vencimento;
- Condições de desconto, em caso de pagamento antecipado;
- Nome completo e CPF ou CNPJ do pagador;
- Identificação da instituição destinatária;
- Nome, endereço e CPF ou CNPJ do beneficiário, inclusive de beneficiários finais habilitados por terceiros no caso de boleto-cobrança.
Para emitir um boleto, é preciso que haja o intermédio de uma instituição financeira.
Quais são os tipos de boleto?
De acordo com o Banco Central, existem três tipos de boletos.
- Cobrança: esse tipo de boleto é utilizado para a cobrança e o pagamento de dívidas decorrentes de obrigações de qualquer natureza;
- Proposta: é usado para permitir o pagamento se alguém aceitar a oferta de produtos, serviços ou um contrato;
- Depósito e aporte: este tipo de boleto é usado para colocar dinheiro em uma conta de depósitos ou em uma conta de pagamento pré-paga. Ele só pode ser emitido no nome do dono da conta e só pode ser pago por essa pessoa.
Como faço para pagar um boleto?
Um boleto pode ser pago de diversas maneiras, tanto pela internet quanto presencialmente, no caixa do banco ou em uma lotérica, por exemplo. As principais formas de pagamento do boleto são:
- Online pelo website da sua instituição financeira ou pelo app;
- Com cartão de crédito;
- Na casa lotérica ou em um correspondente bancário;
- No caixa do banco;
- No caixa eletrônico.
É preciso imprimir o boleto para pagar?
Não é necessário imprimir o boleto para pagá-lo. Com as opções listadas acima, é possível fazer o pagamento apenas digitando manualmente o número do código de barras, ou até mesmo escaneando o código com a câmera do celular. Algumas casas lotéricas aceitam mostrar o boleto em formato digital no smartphone.
Como pagar boleto online?
É possível pagar boleto sem nem sair de casa, seja pelo aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira em que você possui conta. Para isso:
- Acesse o site ou aplicativo da sua instituição financeira e faça o login;
- Procure a opção de “pagamentos”;
- Acesse "pagamento com código de barras” ou informe o número do seu boleto;
- Insira todos os dados do código de barras ou posicione a câmera do seu celular para escaneá-lo;
- Confirme o pagamento com senha e confira se ele realmente foi realizado.
Quem é cliente do Nubank tem ainda mais facilidades na hora de pagar um boleto online. Eles podem, por exemplo, usar o Buscador de Boletos para encontrar boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ. Essa função também é conhecida como Débito Direto Autorizado (DDA) e permite que você busque e organize todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ em um único lugar. Com ele, você será notificado toda vez que um novo boleto for emitido no seu nome e, em poucos cliques, poderá agendar ou realizar o seu pagamento.
Para pagar ou agendar o pagamento de um boleto, você só precisa acessar o Buscador de Boletos no seu aplicativo, localizado na área do Assistente de Pagamentos do Nubank, e concluir a transação.
Como pagar boleto com cartão de crédito?
Em algumas instituições financeiras, como o Nubank, também é possível pagar boleto usando o limite do seu cartão de crédito. O passo a passo dessa opção depende do aplicativo que você usa, mas, de forma geral, ele é uma etapa que aparece antes da confirmação do pagamento do boleto.
Antes de finalizar o pagamento, lembre-se de revisar as informações do parcelamento, como taxa de juros, número de parcelas, valor de cada parcela. No Nubank, não existem letras miúdas ou taxas escondidas. Todas as informações aparecem antes de qualquer confirmação.
Saiba aqui tudo sobre como pagar e parcelar boletos no cartão de crédito do Nubank.
Como pagar boleto na casa lotérica?
Essa forma ainda é muito utilizada por pessoas que não possuem conta em banco ou não estão habituadas a usar os aplicativos das instituições financeiras. Por isso, se não for possível utilizar o aplicativo da instituição financeira, o Internet Banking ou caixa eletrônico, basta se dirigir ao guichê de qualquer casa lotérica com o boleto impresso e o dinheiro em mãos.
Tem como pagar na lotérica sem boleto?
Algumas casas lotéricas podem aceitar o pagamento do boleto usando apenas o número do código de barras ou o boleto no formato digital no celular. No entanto, isso não é garantido e pode variar de lugar para lugar. O mais indicado é checar diretamente com a casa lotérica.
Como pagar boleto no caixa do banco?
Outra opção é realizar o pagamento diretamente no caixa do banco. É possível pagar boletos em qualquer agência bancária até a data de vencimento. Depois dessa data, se a opção é pagar o documento no caixa do banco, é preciso checar no próprio boleto em qual instituição ele foi emitido para ir realizar o pagamento.
Como pagar boleto no caixa eletrônico?
Ir até uma agência bancária tendo em mãos o cartão do seu banco e o boleto que deseja pagar também é uma alternativa para fazer esse tipo de pagamento. É só seguir as orientações abaixo.
- Selecione a opção "pagamentos";
- Depois selecione o tipo de documento a ser pago (conta de luz, água, telefone, gás, etc);
- Identifique o tipo de sua conta e coloque o código de barras no lugar indicado;
- O código de barras será lido e você deve fornecer a data de pagamento do boleto;
- Após isso, confirme o pagamento e espere pelo seu comprovante.
Vale ressaltar que todas as etapas de pagamento descritas acima podem mudar de acordo com a sua instituição financeira. Não aceite ajuda de estranhos quando estiver presencialmente em agências bancárias e casas lotéricas. Se tiver dúvidas, pergunte a um funcionário.
Pagou um boleto errado ou fraudulento? Saiba o que fazer
Por que pode demorar até um dia útil para o pagamento do boleto ser validado?
Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até um dia útil, a partir da data de pagamento. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado).
Assim, se você pagou um boleto na segunda-feira, o limite de compensação dele é até o fim da terça. Se pagar na sexta-feira à tarde, ele deve ser compensado até o fim de segunda-feira. Vale reforçar que, por razões de segurança, a compensação pode levar mais tempo para ser concluída se forem identificados comportamentos suspeitos.
Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber e o prazo para isso acontecer é de até um dia útil.
Vale lembrar que este é o prazo máximo de reconhecimento – ou seja, a validação desse pagamento pode acontecer antes do fim do primeiro dia útil.
Como pagar boleto vencido?
O boleto pode ser pago mesmo após o vencimento. Nesses casos, os juros, taxas e encargos são gerados automaticamente, sem a necessidade de emitir um novo documento e o pagamento pode ser feito nos caixas físicos, no caixa eletrônico ou via internet banking.
Caso o boleto tenha vencido no fim de semana ou feriado (dia não útil), é possível pagá-lo no dia seguinte, sem ter que pagar multa ou juros pelo atraso, inclusive em outra instituição diferente da registrada (destinatária) no boleto. Mas essa regra não vale para impostos (como IPVA e IPTU), taxas (como a Taxa de Licenciamento Anual) ou qualquer outro tributo.
Quando fazer o protesto de um boleto?
Basicamente, protestar um boleto bancário significa entrar com um processo formal, em um Cartório de Protesto de Títulos, para comprovar a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica – sobre um produto ou serviço prestado e não pago – e recuperar o dinheiro.
Fazer o protesto de um boleto não garante o pagamento da dívida, mas abre um processo formal de cobrança que faz com que o nome do devedor vá para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Como ninguém quer ficar com o nome negativado (por diversos motivos), essa é uma forma de pressionar a pessoa para que a conta seja paga – e, assim, o dono do negócio não ficar no prejuízo.
Apesar de ser algo mais comum no dia a dia de empresas, o protesto de um boleto bancário pode ser feito por qualquer pessoa – seja ela jurídica ou física. Para isso, basta comprovar ser o beneficiário do boleto ou o responsável pelo negócio beneficiado.
Como protestar um boleto bancário?
O primeiro passo para protestar um boleto é reunir documentos que comprovem que a cobrança é referente a uma venda feita pela empresa A ao comprador B. Geralmente, isso é feito por uma nota fiscal, duplicata ou um contrato de prestação de serviços – de preferência que contenham o nome do devedor.
Com os documentos em mãos, é necessário ir a um Cartório de Protesto de Títulos (ou Tabelião de Protestos). Esse é o órgão responsável por registrar o protesto e fazer todos os trâmites necessários.
Lá, quem está protestando o boleto deve preencher um documento com os dados do devedor, como nome, número de identidade, CPF e endereço.
Em alguns estados, como São Paulo, o protesto de boleto também pode ser feito online. No caso paulista, a responsável por isso é a Central de Protesto (CENPROT).
Feito isso, o cartório abre um processo de cobrança: envia o nome do devedor aos órgãos de proteção ao crédito, comunica o devedor sobre a cobrança e acompanha o andamento.
O devedor pode pagar a dívida – com juros e mora – no cartório de protestos ou na própria empresa credora. Neste último caso, depois da dívida quitada, o responsável pelo negócio deve levar um comprovante de pagamento até o tabelião.
Com a dívida paga, o cartório pede aos órgãos de proteção ao crédito para retirar o nome do devedor das listas de negativados.
Quanto custa protestar um boleto?
Os valores variam de caso a caso, por isso o ideal é verificar no Cartório de Protestos mais próximo de você.
Em São Paulo, por exemplo, o credor não paga nada para fazer o protesto – todos os custos são pagos pelo devedor.
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