Pular navegação

O que fazer nas férias? 7 dicas para entreter as crianças sem perder o controle do orçamento 

Quem tem criança em casa sabe: criatividade é essencial para entreter a turma e não ficar sem ter o que fazer nas férias.

Ah, as férias… Para as crianças, é o momento mais esperado do semestre. Para os pais, é a hora de exercitar a criatividade para garantir o equilíbrio entre diversão e as contas, principalmente para aqueles que querem incentivar as atividades longe das telas.

Como nem sempre é possível organizar uma viagem em família ou passeios super elaborados, basta um pouco de planejamento para entreter a turma – dentro e fora de casa –, sem perder o controle do orçamento. 

Precisa de ideias? Então, confira, abaixo, 7 dicas do que fazer nas férias com as crianças.

O que fazer nas férias com as crianças?

Vale lembrar que você pode adaptar as sugestões de acordo com o tempo disponível para cada atividade, o espaço que tiver em casa, a idade e o número de crianças envolvidas. O objetivo é usar mais a imaginação do que as finanças. 

1 - Explorar a cidade e regiões próximas

As crianças (ou vocês) conhecem mesmo todos os passeios que a cidade onde moram – ou regiões próximas – tem a oferecer? Toda cidade tem algum espaço aberto ao público, como um parque, uma praça, um clube. 

Pode ser até um lugar conhecido da família, mas, com a maior flexibilidade nos horários, esses passeios podem render uma boa dose de diversão. Se for perto de casa então, dá até para começar pelo trajeto, indo a pé ou de bicicleta, por exemplo. 

2 - Cuidar de um jardim ou horta caseira

Entrar em contato com a natureza é uma alternativa bem-vinda para as férias, especialmente para aqueles que não convivem com ela no dia a dia. Vocês podem plantar algo novo no próprio jardim da casa, como uma hortaliça ou leguminosa, e convidar a criançada para acompanhar o crescimento. Se não houver espaço ou se vocês estiverem em um apartamento, dá para começar o processo de plantação de um vaso do zero, envolvendo os pequenos em todas as etapas.

Mas, se o jardim ou a horta já fizerem parte da rotina da família, vale também reservar um período do dia para ensinar às crianças os cuidados necessários, explicar para que serve cada material. São práticas simples e que são ótimas maneiras de aguçar a curiosidade.

3 - Cozinhar em família 

Testar uma receita nova da internet ou até resgatar um prato preferido das crianças: aqui, vale tudo. É a oportunidade de colocar a mão na massa, conhecer novos ingredientes, sabores e preparos. Cada detalhe faz parte do processo e o resultado pode ficar ainda mais gostoso. 

O objetivo também pode variar. Que tal chamar os amigos dos seus filhos ou da família para um lanche da tarde ou organizar um piquenique, em que cada um leva um prato preparado em casa? Assim, outras crianças podem se unir para experimentar e curtirem o tempo juntas. 

4 - Acampamento em casa 

É só usar a imaginação para fazer a sala de casa virar um acampamento. Aqui, não é preciso ter uma barraca ou um espaço enorme e livre: é só montar um novo ambiente para dormir, com colchões e almofadas que deixem o local bem aconchegante. 

Para facilitar na hora de arrumar a bagunça, o ideal é dividir as tarefas entre os participantes, para mostrar que cada um tem um papel importante na brincadeira. Com papéis definidos, os pais evitam problemas entre os filhos ou outras crianças presentes e ainda recebem ajuda para organização.

5 - Organizar uma oficina de artes 

Explorar diferentes materiais, cores, texturas e, quem sabe, até reciclar objetos velhos da casa são opções para despertar o interesse dos pequenos. Tudo pode virar arte: recortes, colagens, desenhos, massinha, tinta, giz de cera, e mais. Livres dos compromissos do dia a dia, as crianças podem deixar a criatividade fluir por mais tempo. 

Uma sugestão para deixar a brincadeira mais prazerosa é expor os resultados. Transforme a parede da sua sala em uma  galeria de arte. Assim, eles se sentirão mais prestigiados pelo trabalho feito. 

6 - Ir ao cinema, teatro ou museu 

Atividades culturais não faltam durante as férias. Cinemas, teatros e museus costumam divulgar programações e preços especiais para o período, com atrações exclusivas para a criançada. Então vale a pena acompanhar as novidades e encaixar um dia na agenda. 

Para quem mora em São Paulo e é cliente Nubank Ultravioleta, por exemplo, pode curtir o espetáculo oficial da Disney, “Cantando com Encanto”, com até 75% de desconto no valor dos ingressos. Clientes do roxinho também têm desconto de 50%.

Saiba mais sobre a parceria Nubank Ultravioleta e “Cantando com Encanto”

7 - Relembrar brincadeiras da infância

Agora são os pais que voltam a ser crianças! Exercite a memória e resgate suas brincadeiras favoritas da infância para ensinar aos pequenos. Desde aquelas para brincar na rua, como amarelinha, queimada, até jogos de tabuleiro, futebol de botão, bolinhas de gude, e outras. 

Que tal envolver os pequenos nessas escolhas? Se tiver mais de uma opção, outras crianças envolvidas e disponibilidade, tente fazer uma gincana para tomar a decisão ou organizar uma agenda, com contagem regressiva para cada atividade proposta.

Leia também:

Educação financeira infantil: precisamos falar de dinheiro com as crianças

Orçamento familiar simples: como montar o seu

Calendário 2023: as datas para considerar no seu orçamento

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.