Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Pix Como cancelar um Pix? É ...

Como cancelar um Pix? É possível?

A resposta curta é: depende. Entenda quando é possível interromper a transação – e quando não é.



Fazer um Pix é tão rápido que, quando você viu, o dinheiro já saiu da sua conta e “caiu” na conta da outra pessoa. Justamente por isso, algumas pessoas podem se perguntar: “e se eu transferir para a conta errada? Como cancelar um Pix? É possível?”.

A resposta curta é: depende! Entenda, abaixo, quando é possível cancelar um Pix – e quando não é.

“Como cancelar um Pix?”: entenda quando isso é possível

No Pix, as transações acontecem em tempo real: em poucos segundos o dinheiro sai da conta do pagador e é depositado na conta do recebedor. Justamente por isso, não dá para cancelar a operação depois que você apertou o botão para transferir. 

De acordo com o Banco Central, o único jeito de cancelar um Pix é antes da confirmação do pagamento.

Por isso, é sempre importante revisar todos os dados antes de confirmar a operação para garantir que você está enviando o valor certo para a pessoa certa.

“Fiz um Pix para a pessoa errada. E agora?”

Calma! Você não é a primeira nem vai ser a última pessoa a fazer um Pix para a conta errada. Se isso acontecer, a sugestão do Banco Central é negociar com o recebedor a devolução do valor pago.

Negociar a devolução do valor pago? Como assim?

Talvez você não tenha reparado, mas é possível devolver ao pagador o valor de um Pix com apenas alguns cliques no app de sua instituição financeira.

No Nubank, por exemplo, basta abrir o extrato da conta e clicar na transferência Pix que você recebeu e deseja devolver ao pagador. Ao fazer isso, uma tela vai surgir com a opção “Precisa fazer um reembolso?”; depois, basta clicar nela e confirmar a operação.

Essa é uma função obrigatória do Pix, então todas as instituições participantes do Pix devem oferecer essa opção aos usuários – a maneira de fazer isso, entretanto, pode variar.

Para quem fez um Pix para a pessoa errada, essa opção só é útil caso ela conheça ou tenha o contato do recebedor. Só assim é possível pedir a devolução do dinheiro.

E se você não conhecer o dono da conta?

Neste caso, é necessário torcer para que a pessoa tenha bom senso e devolva o valor por livre e espontânea vontade. Outra opção é entrar em contato com sua instituição financeira e verificar se é possível fazer alguma coisa.

Como não dá para contar com isso sempre, é essencial checar todas as informações da transferência antes de confirmar a operação. Combinado?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.01

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post