Pular navegação

Como cancelar um Pix? É possível?

A resposta curta é: depende. Entenda quando é possível interromper a transação – e quando não é.

Como Cancelar Um Pix: fotografia de uma fita cassete com a fita enrolada para fora num fundo laranja. Créditos da imagem: Daniel Schludi

Fazer um Pix é tão rápido que, quando você viu, o dinheiro já saiu da sua conta e "caiu" na conta da outra pessoa. Justamente por isso, algumas pessoas podem se perguntar: "e se eu transferir para a conta errada? Como cancelar um Pix? É possível?".

Aqui você encontra respostas para essas e outras perguntas sobre o cancelamento do Pix, medidas de segurança, e até mesmo como funciona o mecanismo de cancelamento que as instituições financeiras oferecem em caso de fraudes e golpes.

"Como cancelar um Pix?": entenda quando isso é possível

No Pix, as transações acontecem em tempo real: em poucos segundos o dinheiro sai da conta do pagador e é depositado na conta do recebedor. Justamente por isso, não dá para cancelar a operação depois que você apertou o botão para transferir. 

De acordo com o Banco Central, o único jeito de cancelar um Pix é antes da confirmação do pagamento, ou seja, uma vez que a transferência é confirmada, não há como desfazer um pix

Por isso, é sempre importante revisar todos os dados antes de confirmar a operação para garantir que você está enviando o valor certo para a pessoa certa. 

Na Central Pix do blog do Nubank você encontra dicas, últimas novidades e respostas para algumas dúvidas comuns sobre o funcionamento do pagamento instantâneo.

Um Pix agendado pode ser cancelado?

Neste caso, pode sim! Mas atenção: para o caso de um pix agendado no app do Nubank, você pode cancelar o agendamento até um dia antes da data programada para o pagamento, ou seja, 24 horas antes da transferência. 

O passo-a-passo para cancelar Pix agendado no Nubank é muito simples, veja:

  1. Na página inicial, basta tocar em “Conta”;
  2. Em seguida vá até à seção “Histórico” e localize o Pix agendado que você quer cancelar e toque na transferência;
  3. Na tela seguinte, você encontrará a opção “Precisa cancelar o agendamento?”, toque nela e, na tela seguinte, no botão  “Sim”;
  4. Verifique se a sua operação consta como “Agendamento cancelado”;

Prontinho! Seu pix agendado no app do Nubank foi cancelado!

“Fiz um Pix para a pessoa errada. E agora?”

Calma! Você não é a primeira nem vai ser a última pessoa a fazer um Pix para a conta errada. Se isso acontecer, a sugestão do Banco Central é negociar com o recebedor a devolução do valor pago.

Como estornar um pix errado?

Para os casos de estorno, você deve negociar a devolução do valor pago com o recebedor. As instituições financeiras, visando facilitar esse processo, possibilitam que seja devolvido o valor integral ao pagador com poucos cliques dentro do próprio App.

No Nubank, por exemplo, basta abrir o extrato da conta e clicar na transferência Pix que você recebeu e deseja devolver ao pagador. Ao fazer isso, uma tela vai surgir com a opção “Precisa fazer um reembolso?”, em seguida basta clicar nela e confirmar a operação.

Não se esqueça: essa é uma função obrigatória do Pix, então todas as instituições participantes do Pix devem oferecer essa opção aos usuários – a maneira de fazer isso, entretanto, pode variar.

Já para quem fez um Pix para a pessoa errada, essa opção só é útil caso ela conheça ou tenha o contato do recebedor. Só assim é possível pedir a devolução do dinheiro.

E se você não conhecer o dono da conta?

Uma vez realizada pelo usuário, a transferência é instantânea e irreversível. Neste caso, não há como reverter um pix, sendo necessário torcer para que a pessoa aja com boa-fé e devolva o valor por livre e espontânea vontade. Outra opção é entrar em contato com sua instituição financeira e verificar se oferecem alguma intermediação.

Como não dá para contar com isso sempre, é essencial checar todas as informações da transferência antes de confirmar a operação. Combinado?

Pix em processamento: como cancelar?

Não é possível cancelar um Pix com o status “Em processamento”. Essa dúvida de como cancelar um Pix em processamento se tornou comum, já que esse status passa uma ideia de “Pix não concluído”. 

Entretanto, aqui vale a mesma regra para a transação finalizada: quem realiza a transferência não pode cancelá-la após confirmada a solicitação de pagamento. Você deve, portanto, esperar o processamento e tomar as medidas de tentativa de contato com o recebedor, caso ele seja aprovado.

Medidas de segurança para o Pix

Existem camadas de segurança para o Pix e algumas medidas de proteção que o Banco Central desenvolveu ao longo do tempo para o mecanismo de pagamento. Entre elas estão a definição do limite de transferência no horário noturno, o bloqueio cautelar e o mecanismo especial de devolução do Pix.

Por isso, podem acontecer algumas situações onde o Pix é cancelado automaticamente pelo bloqueio cautelar. Nestes casos, se o sistema identifica algum fator de risco, o dinheiro fica bloqueado para que o banco realize uma verificação de fraude. 

No Nubank, durante o bloqueio, uma análise manual é realizada pelo nosso time de segurança. Esta é uma etapa que pode levar até 72 horas. Nesse intervalo, os clientes são notificados e poderão enviar comprovantes da veracidade da transferência que está em análise.

Tem como cancelar um pix em caso de golpe ou fraude?

Para o caso específico de golpes, fraudes, ou falhas operacionais, existe o chamado Mecanismo Especial de Devolução do Pix, onde é possível solicitar uma análise para o estorno da transferência.

Por exemplo, no caso de uma transferência devido a um golpe ou um pagamento duplicado por falha do sistema, é a instituição de onde o Pix foi feito que entra com o pedido de devolução para a instituição que recebeu a transação.

Aqui no Nubank, esse pedido passa por uma cuidadosa análise feita pelo time de segurança, e ela pode levar até sete dias para ser finalizada. Além disso, o Nubank conta com uma hub de conteúdos sobre fraudes e golpes para que você receba suporte e informações certeiras neste momento, não deixe de conferir!

Quer entender mais ainda sobre os detalhes do sistema de pagamentos do banco central? Confere essa publicação especial do Data Nubank com curiosidades sobre as transferências.

Em nosso post com as principais dúvidas sobre o Pix você pode também conferir as perguntas mais comuns sobre o sistema.  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.