A conta PJ do Nubank surgiu para devolver aos MEIs, autônomos e donos de pequenos negócios o controle sobre seu dinheiro. Uma conta sem tarifas de manutenção, transparente, totalmente digital e sem burocracias para pessoas jurídicas poderem focar no que realmente importa: seus negócios.
Por isso, ficamos felizes em anunciar que as transações do Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, serão gratuitas para nossa conta jurídica.
O Pix vai permitir transferências e pagamentos em tempo real – independentemente do dia ou horário e para qualquer instituição financeira. Com ele, pessoas físicas e jurídicas vão poder enviar e receber dinheiro em poucos segundos, ganhando mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão, por exemplo.
O Pix é obrigatoriamente gratuito para todas as pessoas físicas, mas as instituições podem fazer cobranças para pessoas jurídicas. Aqui no Nubank, no entanto, essa cobrança não vai acontecer.
Pix no Nubank é 100% gratuito para todos, inclusive pessoas jurídicas
Em outras palavras, nossos clientes PJ poderão receber e enviar dinheiro em tempo real, direto na conta, em qualquer horário e dia da semana, sem pagar nenhuma tarifa por isso. Vai ser como uma transação com dinheiro físico, mas com toda a facilidade, agilidade e segurança do digital.
Você não vai mais precisar esperar 3 dias úteis para receber por um boleto, por exemplo. Melhor para seu fluxo de caixa, melhor para seu negócio.
Se você é cliente da conta PJ Nubank, poderá cadastrar as chaves Pix da conta jurídica a partir de 5 de outubro. O Pix vai estar disponível automaticamente para todos no dia 16 de novembro.
As chaves Pix são como apelidos utilizados para identificar a conta de uma pessoa nas transações do Pix. Em vez de fornecer número da conta, agência e CPF ou CNPJ para receber uma transação, por exemplo, a pessoa só vai precisar informar sua chave Pix, que poderá ser:
- CNPJ ou CPF;
- Número de telefone celular;
- E-mail;
- Chave aleatória.
Entenda tudo sobre as chaves Pix
Quais são as vantagens do Pix para pessoas jurídicas?
Com o Pix, pessoas jurídicas vão ter mais uma opção para receber pagamentos além de dinheiro físico, boleto de cobrança, cartão de débito ou crédito e transferência (TED e DOC). A vantagem é que, com o Pix:
- Os pagamentos vão entrar direto na conta da PJ em poucos segundos;
- Os custos das transações serão menores do que de outros meios de pagamento – e, para os clientes da conta PJ Nubank, todas transações com Pix serão gratuitas;
- Os pagamentos vão ser diretos entre pagador e recebedor – sem intermediários que podem tornar as transações mais caras e demoradas.
Além disso, pessoas jurídicas também vão poder usar o Pix para pagar fornecedores, salários de funcionários e tributos.
Saiba tudo sobre como o Pix vai funcionar para empresas
Como uma pessoa jurídica vai poder receber um Pix?
Estabelecimentos, empresas e pessoas físicas poderão receber um Pix. Isso será possível de duas formas:
- Gerando um QR code (estático ou dinâmico) para ser compartilhado com o pagador;
- Informando uma chave Pix registrada em alguma conta.
O QR code pode ser gerado uma única vez ou a cada nova transação. Qualquer um poderá gerar um QR code para receber o Pix no aplicativo de sua instituição financeira.
Uma vez que o pagamento é feito, ele leva segundos para ser creditado na conta do recebedor – independentemente de ser uma pessoa jurídica ou física. Veja como vai funcionar o QR code para o Pix