Pular navegação

Correios estão em greve – como ficam as contas e encomendas?

Segundo o Procon-SP, o atraso na entrega de boletos não tira a responsabilidade do consumidor de pagar as contas em dia. Entenda.

Correios estão em greve: um planeta roxo com um presente embrulhado orbitando em volta

(Atualização: no dia 21 de setembro, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu pelo fim da greve dos funcionários dos Correios e recomendou o retorno das atividades no dia 22. O sindicato, entretanto, rejeitou o acordo e recomendou que os funcionários mantenham a greve. Decisão final deve sair ainda hoje, dia 22.)

Os funcionários dos Correios estão em greve desde o dia 17 de agosto – e, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), não há um prazo para o fim da paralisação.

Se você está preocupado com as contas e encomendas que podem atrasar, veja abaixo o que fazer em cada caso.

Correios estão em greve: o que fazer?

Caso as contas não cheguem

O atraso na entrega não tira a responsabilidade do consumidor de pagar as contas em dia, segundo o Procon-SP. Mas empresas que enviam cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor – como pela internet, na sede da empresa ou por depósito bancário.

Por isso, se você está preocupado com os boletos que não vão chegar a tempo, a melhor opção é ligar para a empresa credora antes do vencimento e verificar uma outra forma de pagamento.

Em muitas casos, dá para baixar o boleto no site da empresa e fazer o pagamento online mesmo – escaneado o código de barras ou digitando o número do boleto.

Dessa forma, é possível evitar multas e outros encargos pelo atraso no pagamento e até o cancelamento dos serviços.

Ter no calendário as datas de vencimento das contas é sempre uma boa ideia para a organização – e, em épocas de greve, isso se torna ainda mais importante para não perder o dia.

Caso as encomendas atrasem

De acordo com o Procon-SP, lojas virtuais e outras empresas que entregam pelos Correios são responsáveis por encontrar outra forma de fazer a entrega ao consumidor dentro do prazo contratado.

Se você comprou algum produto online e está com medo da entrega atrasar porque os Correios estão em greve, pode ser uma boa opção entrar em contato com a empresa e verificar as opções.

Veja mais sobre como fazer compras online com segurança

Caso itens enviados fiquem parados nos Correios

Agora, quem contratou os serviços dos Correios para a entrega de encomendas e documentos, por exemplo, e não teve os itens enviados por causa da greve, pode receber o dinheiro de volta ou ter o valor abatido de outro serviço.

Ainda de acordo com o Procon-SP, quem tiver danos morais ou materiais pela não prestação do serviço pode pedir indenização por meio da Justiça.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.