(Atualização: no dia 21 de setembro, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu pelo fim da greve dos funcionários dos Correios e recomendou o retorno das atividades no dia 22. O sindicato, entretanto, rejeitou o acordo e recomendou que os funcionários mantenham a greve. Decisão final deve sair ainda hoje, dia 22.)
Os funcionários dos Correios estão em greve desde o dia 17 de agosto – e, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), não há um prazo para o fim da paralisação.
Se você está preocupado com as contas e encomendas que podem atrasar, veja abaixo o que fazer em cada caso.
Correios estão em greve: o que fazer?
Caso as contas não cheguem
O atraso na entrega não tira a responsabilidade do consumidor de pagar as contas em dia, segundo o Procon-SP. Mas empresas que enviam cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor – como pela internet, na sede da empresa ou por depósito bancário.
Por isso, se você está preocupado com os boletos que não vão chegar a tempo, a melhor opção é ligar para a empresa credora antes do vencimento e verificar uma outra forma de pagamento.
Em muitas casos, dá para baixar o boleto no site da empresa e fazer o pagamento online mesmo – escaneado o código de barras ou digitando o número do boleto.
Dessa forma, é possível evitar multas e outros encargos pelo atraso no pagamento e até o cancelamento dos serviços.
Ter no calendário as datas de vencimento das contas é sempre uma boa ideia para a organização – e, em épocas de greve, isso se torna ainda mais importante para não perder o dia.
Caso as encomendas atrasem
De acordo com o Procon-SP, lojas virtuais e outras empresas que entregam pelos Correios são responsáveis por encontrar outra forma de fazer a entrega ao consumidor dentro do prazo contratado.
Se você comprou algum produto online e está com medo da entrega atrasar porque os Correios estão em greve, pode ser uma boa opção entrar em contato com a empresa e verificar as opções.
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Caso itens enviados fiquem parados nos Correios
Agora, quem contratou os serviços dos Correios para a entrega de encomendas e documentos, por exemplo, e não teve os itens enviados por causa da greve, pode receber o dinheiro de volta ou ter o valor abatido de outro serviço.
Ainda de acordo com o Procon-SP, quem tiver danos morais ou materiais pela não prestação do serviço pode pedir indenização por meio da Justiça.
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