Pular navegação

Pix vai permitir agendar pagamentos

Além de transferências instantâneas e em tempo real, o novo sistema de pagamentos do Banco Central permitirá também fazer agendamentos com o "Pix agendado".

Pix: ilustração de duas mãos segurando um cofrinho de porquinho cada, uma na direita da imagem e outra na esquerda. No centro, uma forma geométrica roxa circular com pontas.

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil que será lançado em novembro, possibilitará o agendamento de pagamentos. Em uma coletiva de imprensa realizada no dia 12 de agosto, o anunciou o chamado "Pix agendado".

Ainda não foram divulgados detalhes de como deve funcionar o agendamento de pagamentos pelo Pix, mas, segundo o BC, ele consiste na possibilidade de o usuário agendar a realização de um Pix para determinada data futura, como já é possível fazer com DOC e pagamento de boletos, por exemplo.

Saiba mais sobre o Pix e sua proposta.

Qual e a diferença de um Pix agendado para um DOC agendado?

A premissa do Pix é possibilitar pagamentos e transferências bancárias 24 horas por dia, 7 dias por semana, em no máximo 10 segundo inclusive nos finais de semana e feriados, datas em que hoje não são processadas essas transações. Isso vale tanto para pagamentos entre pessoas como de pessoas para estabelecimentos. 

No caso de pagamentos agendados, portanto, ele deve ser concluído em poucos segundos na data marcada - diferentemente de uma TED ou pagamento de boleto agendado, em que, mesmo previstos para ocorrer em determinada data, podem levar alguns dias úteis para ser finalizados.

O Pix será lançado no dia 16 de novembro, com abertura para o cadastramento de chaves nas instituições financeiras no dia 5 de outubro. Ou seja: a partir do dia 5 de outubro, será possível cadastrar as chamadas "chaves" do Pix para receber e fazer transações usando o novo sistema de pagamentos.

Veja mais detalhes a diferença entre Pix, TED e DOC.

O que é o Pix

Basicamente, este é um novo meio que facilitará a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre outras possibilidades. Tudo isso de forma instantânea

Em outras palavras, as transações serão realizadas em tempo real. Elas acontecerão sem intermediação de terceiro: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para o conta de quem receberá os valores. É como acontecem, hoje, transferências entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas e podem ser feitas a qualquer momento. 

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.